Buscar

Avaliação 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTÁCIO/EAD -Avaliação: AV- FUND. HIST. TEOR. METOD. DO SERVIÇO SOCIAL II - Data: 12/06/2015
1.Em que com consistiu a ruptura com o Serviço Social tradicional? Consistiu na rejeição do modelo de Serviço Social norte-americano, utilizando, até pelos Latino- Americanos sem nenhuma revisão crítica (AGUIAR, 1986, P. 27). Gabarito: Consistiu na rejeição do modelo de Serviço Social norte-americano, utilizando, até pelos Latino- Americanos sem nenhuma revisão crítica (AGUIAR, 1986, P. 27).
2.A análise do processo histórico e desenvolvimento do Serviço Social, em relação à dinâmica da conjuntura brasileira, revela uma clara articulação da prática profissional com os polos constitutivos da estrutura social, ou seja, uma articulação, com a dinâmica das classes sociais nas diferentes conjunturas determinação histórica.Isso confere à profissão, além da dimensão vivida e representada pela consciência de seus agentes profissionais, expressa pelo discurso teórico-metodológico sobre a prática profissional, uma dimensão que atribui a atuação profissional determinação histórica ( Silva, 2007:23). Essa dimensão condiciona e ultrapassa a própria vontade e consciência de seus agentes individuais, situando a profissão no processo de: Relações sociais. 
3.Qual a repercussão na profissão da relação entre a autocracia burguesa e o Serviço Social? validou o tradicionalismo e propiciou condições sociais novas ao desenvolvimento da profissão 
4.Quem foi o principal representante da Perspectiva Modernizadora no Movimento de Reconceituação do Serviço Social?José Lucena Dantas 
5. O ¿Movimento de Renovação do Serviço Social no Brasil compreendeu um conjunto de características novas que o Serviço Social articulou à base da releitura de suas tradições e da interface com as disciplinas sociais motivadas por novas demandas sociais. Sobre este movimento é INCORRETO afirmar que: Uma ruptura com o conservadorismo. 
6.A Reconceituação trouxe aos profissionais do Serviço Social uma maior consciência de que a validade da ação profissional depende de uma correta análise e síntese diagnóstica da: Realidade social.
7. A vertente chamada por Netto de Reatualização do Conservadorismo, cujos Seminários foram o de Sumaré e o Seminário do Alto da Boa Vista, tinham como temática: Cientificidade do Serviço Social, e o debate da inserção da Fenomenologia, e da Dialética. 
8. É correto afirmar que o Seminário do Alto da Boa vista avançou na proposta de produção do (a): Conhecimento
9. O Livro Ditadura e Serviço Social no Brasil de José P. Netto nos apresenta 03 perspectivas de análise sobre o Serviço Social nos anos de 1960 até 1980. Neste sentido, disserte sobre as 03 perspectivas e seus referênciais teóricos: Gabarito: A perpesctiva modernizadora, tem como período histórico o Serviço Social no Brasil dos anos de 1960, onde buscava-se um atuação profissional através do transformismo. Sua linha teórica era a estrutural funcionalista. A perspectiva de reatualização do conservadorismo, tem como período histórico o Brasil dos anos de 1970, tinha como base de atuação um profissional que tivesse uma compressão do homem e do mundo através de uma ajuda psicossocial. Sua linha teórica era a fenomenologia. Por fim, a perspectiva de intenção de ruptura, tem com período histórico o Brasil pós 1980 e se dá até a contemporaneidade, onde a linha mestra é o rompimento com o Serviço Social Tradicional. Tem como linha teórica o Marxismo.
10. Assinale a alternativa que apresenta o ano em que ocorreu o Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESS). 1978

Continue navegando