Buscar

FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL - Teste conhec - Aula 7 - 2019

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL - Teste conhec - Aula 7 - 2019
1) A Relação de Consumo está apoiada em determinadas bases; dentre os princípios elencados, assinale aquele que se acha fora dessa relação
A coibição de abusos
A boa fé e a transparência
A vulnerabilidade do consumidor
A presença do Estado
A vulnerabilidade do fornecedor
2)Sérgio Cavalieri filho um sublime autor , menciona que a Responsabilidade objetiva na esfera do Código da Defesa do Consumidor:
Tem o Consumidor a responsabilidade de que provar o bom uso da utilização dos produtos ou serviços para que o fornecedor pague uma indenização, pelos danos que venham causar.
Tem o Consumidor a responsabilidade de provar a culpabilidade do fornecedor para ser indenizado pelo fornecedor, pelos danos que seus serviços ou produtos venham causar.
Tem o fornecedor a responsabilidade de indenizar o consumidor pelo prejuízo dos danos pelos produtos e serviços, quando houve somente a culpabilidade do consumidor.
Tem o consumidor a responsabilidade de provar sua culpabilidade ou não correta na utilização dos produtos ou serviços, para ser indenizado pelo fornecedor pelos danos causados.
Tem o fornecedor a responsabilidade de indenizar os danos que seus produtos e serviços venham causar ao consumidor, independe de culpa do consumidor.
3) om relação à proteção do consumidor, assinale a opção correta com base na Lei n.º 8.078/1990
Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, independentemente de remuneração, com exceção da atividade de natureza securitária, salvo se for decorrente de relação de caráter trabalhista
Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, com exceção dos entes despersonalizados, que desenvolva atividades de comercialização de produtos
Coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo equipara-se a consumidor
Pessoa jurídica não pode ser considerada consumidor
Bem imaterial não pode ser considerado produto 
4) Regina comprou produto para alisar o cabelo sem qualquer transparência e informações na embalagem sobre ocasional possibilidade de periculosidade na utilização do produto. Após usar o produto, perdeu aproximadamente todo o cabelo com graves queimaduras no couro cabeludo. Indaga-se: É admissível Regina propor no Juízo competente reparação de danos materiais e estéticos, baseada no CDC:
Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do Montador, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do Produtor, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do Consumidor, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do Construtor, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do fabricante, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
5)Quanto à identificação das partes que compõem a relação de consumo, assinale a opção correta:
Não será fornecedor aquele que oferece produto ou serviço ao mercado de forma gratuita ao destinatário final, uma vez que essa prestação é realizada sem direito à contraprestação
Serão considerados fornecedores as pessoas físicas ou jurídicas que participem do oferecimento de produtos e serviços ao mercado, exigindo-se ainda que o ofertado seja adquirido ou utilizado apenas por sujeitos que se qualifiquem como destinatários finais
Os órgãos públicos que forneçam produto ou prestem serviço ao mercado de consumo também poderão ser qualificados como fornecedores, excluindo-se os casos em que sejam remunerados por espécie tributária específica, tal como taxa pela coleta ou tratamento de esgoto sanitário
A pessoa jurídica que contrai o dever de preparar e fornecer refeições a seus empregados será considerada fornecedora segundo o CDC, em decorrência do proveito indireto que obtém dessa atividade, conjugado com a condição de tomador final daqueles que receberem o produto
Se o prestador do serviço ou produto oferecido mediante remuneração atua sem fins lucrativos, não poderá ser qualificado como fornecedor, porquanto não realiza essa atividade como empresário
Explicação:
A onerosidade é elemento indispensável para o fornecedor empresário, intermediador.
6) O Fornecedor do Mercado Come Bem Ltda., demite o seu antigo empregado Adilson Souza e não honra o pagamento das obrigações trabalhistas, como a quitação das verbas resicórias, no prazo previsto das normas jurídicas trabalhistas. Estamos diante de uma relação jurídicas Consumidor:
Sim, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica Civil Consumidora.
Não, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica tributária.
Não, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica trabalhista.
Não, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica Civil Penal Consumidora.
Sim, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica de Consumidora.	
7) O Supermercado Come Bem colocou nas prateleiras para circulação de vendas os produtos alimentos para bebês com prazo de validade vencidos e uma genitora distraída adquiriu o produto e utilizou na alimentação suplementar do seu filho com 04 (quatro) meses de idade ocasionando-lhe gastrenterite aguda. Pergunta quem responde na relação jurídica de reparação do dano causado ao Consumidor:
Sujeito ativo da relação jurídica da ação de danos a Consumidora e o Sujeito passivo Montador e o Fabricante.
Sujeito ativo da relação jurídica o Empresário e o Fabricante da relação jurídica da ação de danos e o Sujeito passivo a Consumidora.
Sujeito ativo da relação jurídica da ação de danos a Consumidora e o Sujeito passivo Reprodutor e o Fabricante.
Sujeito ativo da relação jurídica da ação de danos a Consumidora e o Sujeito passivo Empresário e o Fabricante.
Sujeito ativo da relação jurídica da ação de danos a Consumidora e o Sujeito passivo Construtor e o Fabricante.
8) Uma empresa de vendas de eletrodomésticos publicou em jornal de grande circulação local um anúncio contendo oferta de fornos microondas por preço proporcional e convidativo, sem, contudo, indicar o número de unidades disponíveis. Inúmeros consumidores acorreram a loja, mas o estabelecimento comercial, alegando que a publicidade foi veiculada com erro no preço e que não dispunha de aparelhos para atender à demanda, recusou-se à venda pelo preço anunciado. Cedendo aos pedidos dos consumidores e do Procon, a empresa vendeu os aparelhos pelo preço da oferta, mas, posteriormente, propôs ação de anulação das vendas. Isso posto, é correto afirmar-se que:
o negócio jurídico é válido e eficaz, porque a publicidade, contato social de consumo, produziu vinculação jurídica negocial e obrigações, mesmo antes de celebrado contrato de compra e venda dos eletrodomésticos.
o negócio jurídico é anulável, porque houve erro-vício.
aplica-se à publicidade a disciplina própria dos atos jurídicos, inclusive a do erro, porque o fato publicitáriodepende da vontade para produzir efeitos, sendo relevantes os vícios que possam afetar a vontade de sua produção.
lícita a recusa da empresa a vender os eletrodomésticos anunciados, porque não há falar em responsabilidade pré-negocial no direito brasileiro.
o negócio jurídico é anulável, porque houve erro-obstáculo.
Explicação:
A publicidade possui vinculação jurídica.

Continue navegando