Buscar

EXPRESSÃO GRÁFICA A3 - 2018

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida 
Aluno: Victor Hugo Grijo dos Santos
Turma :ENG8004_22
A expressão gráfica é primordialmente uma forma não verbal de comunicação, seja ela através de fotografias, planilhas, gráficos e/ou desenhos. O desenho, como visto ao longo do curso, é uma das formas de comunicação mais antiga, se não a mais antiga, povos da pré-história já utilizavam o desenho como uma forma de comunicação. Desenhos de animais estáticos ou movimento, histórias de suas tribos e até o espaço em quem habitavam foram encontrados nas paredes das cavernas.
Hoje a expressão gráfica é utilizada para diversas áreas do conhecimento, engenheiros, arquitetos, designers, administradores, profissionais de marketing e até professores em sala de aula utilizam desenhos para facilitar a compreensão de ideias e informações.
A forma de representar o espaço físico vem sendo aperfeiçoada conforme a evolução tecnológica, se na pré história os homens das cavernas fazia desenho com tintas obtidas das árvores e mais rústicos, hoje softwares trabalham visões de cima, frontais, laterais e em 2 ou 3D, levando em consideração espessura de linha e escala. Contudo, a capacidade de comunicação não verbal de um projeto seja ela um desenho projetivo ou não, necessita de uma habilidade desenvolvida de captar as características do meio analisado e uma compreensão das normas técnicas que o permeiam.
Na construção civil o desenho se dá como ferramenta essencial, esboçar uma fundação, um prédio, uma rede elétrica e/ou hidráulica, antes de sua conclusão dão uma prévia idêntica ao cliente de como será o produto final. Além disso, no processo de execução, de um projeto já elaborado, um desenho feito nos CADs (computer-aided design), produzem uma linguagem universal entre profissionais da área para que, através de seus conhecimentos em desenho técnico, cumpra minuciosamente os detalhes do projeto.
Por fim, como estudante de engenharia civil conhecimentos apurados de desenho técnico e treinamento para captação dos espaços físicos e adaptação nos espaços virtuais, através dos CADs, são requisitos mínimos para ingresso no mercado de trabalho. Não obstante, aos conhecimentos técnicos do desenho, como espessura de linha, legenda e margem.
ZATTAR, I. C. Introdução ao desenho técnico. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 9 – 20.
PACHECO, B. A.; SOUZA-CONCILIO, I. A.; PESSOA FILHO, J. Desenho técnico. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 20 – 27.