Buscar

Conceitos básicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conceitos básicos:
Raça : agrupamento natural de indivíduos que apresentam um conjunto comum de caracteres hereditários, tais como a cor da pele, os traços do rosto, o tipo de cabelo, etc., que definem variações dentro da mesma espécie.
Etnia : conjunto de indivíduos que, podendo pertencer a raças e a nações diferentes, estão unidos por uma cultura e, particularmente, por uma língua comuns. 
Racismo : é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano.
Etnocentrismo : visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo.
Relativismo Cultural : é um método de se observar sistemas culturais, sem uma visão etnocêntrica da sociedade vigente, ou seja, realizar a observação.
Endoculturação : é o processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilação de valores e experiências a partir do nascimento de um indivíduo e que se completa com a morte.
Xenofobismo : é uma aversão pelo que é diferente, é uma ideologia que consiste na rejeição das identidades culturais que são diferentes da própria.
Relativização : é ver as coisas do mundo como a relação entre elas. Ver que a verdade está mais no olhar do que naquilo que é olhado. Relativizar é quando deixamos de lado essa visão preconceituosa e aprendemos a ver o outro somente como diferente.
Aculturação : é o conjunto das mudanças resultantes do contato , de dois ou mais grupos de indivíduos, representante de culturas diferentes, quando postos em contato direto e continuo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais