Buscar

Estruturas Organizacionais - resumo

Prévia do material em texto

Estrutura é uma unidade, composta por partes de dispostas e organizadas. Conjunto de relações entre os elementos de um sistema.
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
Contribuem à formação da Estrutura Organizacional: as estratégias da empresa, o ambiente em que opera, a tecnologia disponível para o negócio da empresa.
Outra condição muito importante é o ambiente, que se caracteriza por três tipos: 
Ambiente estável: com pequenas variações, previsíveis e controláveis;
Ambiente em transformação: tendências de mudanças visíveis e constantes;
Ambiente turbulento: mudanças velozes, oportunistas e surpreendentes.
Organização como unidade ou entidade social: sistema em que as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos em comum.
Organizações são entidades sociais porque apresentam o resultado de um agrupamento social, pela necessidade de se atingirem metas que não seriam alcançadas a partir de esforços individuais.
Estrutura formal: baseada na divisão racional do trabalho, é formalizada e obedece aos princípios da administração. Características: ênfase nos cargos, autoridade e responsabilidade, é estável, sujeita a controle, autoridade é descente. É estruturada e organizada.
Estrutura informal: surge da interação social das pessoas, não aparecem no organograma. Características: ênfase nas pessoas, autoridade flui na horizontal, instável, não sujeita a controle, líder informal. Proporciona mais rapidez no processo, motiva e integra as pessoas na empresa.
POCCC: Planejar, Organizar, Coordenar, Comandar, Controlar.
A departamentalização é a forma pela qual agrupamos os indivíduos que trabalham numa determinada organização através de alguns elementos e objetivos em comum, para que possam ser melhores administrados.
Estrutura funcional: são agrupadas na mesma unidade pessoas que realizam atividades relacionadas numa mesma área técnica. Ex: dpto. Finanças, dpto. Marketing, dpto. Planejamento etc.
Estrutura geográfica: são agrupadas na mesma unidade pessoas que realizam atividades relacionadas numa mesma área geográfica. Ex: setor de vendas para capital, setor de vendas para zona sul do Estado, etc.
Estrutura por processo: são agrupadas na mesma unidade pessoas que realizam atividades relacionadas com uma fase de processo produtivo. Ex: montagem de base, colocação de pneus colocação de portas, etc.
Estrutura por clientes: são agrupados na mesma unidade pessoas que estão relacionadas com o mesmo cliente. Ex: dpto. de vendas para clientes, dpto de vendas para empresas governamentais, etc.
Estrutura por produtos: são agrupados na mesma unidade pessoas que estão relacionadas com o mesmo produto ou mesma linha de produtos. Ex: dpto. de carros de passeio, dpto. de caminhões, etc.
A comunicação ocorre verticalmente, dentro da linha hierárquica ou entre pessoas de mesmo nível. É comum o aparecimento de sistemas informais que propiciam a comunicação em outros sentidos (horizontal e diagonal)
Estrutura Mecanicista: (administração clássica) estrutura burocrática, com normas e regras dirigindo seu funcionamento. Trabalho individualizado. Trabalho rotineiro. Trabalho braçal. Decisões centralizadas no topo. Hierarquia na forma de autoridade. Dificuldade de adaptação a mudanças no ambiente. Mentalidade autocrática. Comandada por chefes.
Estrutura Orgânica: (administração moderna) estrutura flexível com rápidas adaptações a mudanças do ambiente. Trabalho em equipe e grupal. Interação vertical e horizontal. Trabalho flexível. Trabalho mental. Decisões em conjunto Hierarquia flexível. Maior flexibilidade para adaptação a mudanças no ambiente. Senso de humanização. Comandado por líderes. Ênfase da tecnologia.
Gestão Orgânica:
Visão sistêmica: entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
Quais modelos de estruturas são possíveis à existência da visão sistêmica? R. Emergente/Modernas e Novas Perspectivas.
Aprendizado organizacional: busca e alcance de um novo nível de conhecimento.
Pró-atividade: organização de se antecipar as mudanças de cenários e as necessidades e expectativas de clientes.
Inovação: implementação de novas ideias geradoras de um diferencial competitivo.
Liderança e constância de propósitos: comprometimento dos líderes com os valores e princípios da organização.
Visão do futuro: compreensão dos fatores que afetam o negócio e o mercado no curto e longo prazo. 
Foco no cliente e no mercado: conhecimento e entendimento do cliente e do mercado.
Responsabilidade social: autuação baseada em relacionamento ético e transparente com todas as partes interessadas, visando ao desenvolvimento sustentável da sociedade.
Gestão baseada em fatos: tomada de decisões com base na medição e análise do desempenho.
Valorização das pessoas: compreensão de que o desempenho da organização depende da capacitação, bem estar e motivação da força de trabalho.

Continue navegando