Buscar

Avaliando saúde da Mulher 2

Prévia do material em texto

As funções sexuais femininas são reguladas pelos hormônios: folículo estimulante (FSH), luteinizante (LH), estrógeno (estradiol) e progesterona. Considere as seguintes afirmações relacionadas a tais hormônios: I - Os hormônios folículo estimulante (FSH) e progesterona são produzidos pela adenohipófise. II - A ovulação ocorre quando o nível do hormônio luteinizante (LH) atinge seu valor mais elevado. III- O hormônio progesterona atinge seu valor máximo após a ovulação. Podemos dizer que:
	
	
	
	
	a) Somente a afirmação I está correta.
	
	
	b) Somente a afirmação II está correta.
	
	
	e) Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	c) As afirmações I e II estão corretas.
	
	
	d) As afirmações II e III estão corretas.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		A educação e a orientação antecipada para as mulheres em perimenopausa devem começar na faixa dos trinta anos de idade. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	Na menopausa, raramente ocorre lapso de vários meses entre os períodos menstruais.
	
	
	As alterações que ocorrem durante a menopausa aumentam o risco de arteriosclerose, angina, doença coronariana e osteoporose, necessitando a mulher de orientação e acompanhamento.
	
	
	A perimenopausa é o período que se estende desde os primeiros sinais de menopausa, como as ondas de calor, ressecamento vaginal ou menstruações irregulares, até a cessação completa da menstruação.
	
	
	Durante a menopausa, o pH vaginal diminui, predispondo as mulheres a contraírem infecções bacterianas, que resultam em prurido e sensação de queimação.
	
	
	Os contraceptivos orais não proporcionam às mulheres em perimenopausa proteção contra câncer de útero e ovário.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A Sífilis congênita é consequente à infecção do feto pelo Treponema pallidum, por via placentária. Sobre a Sífilis congênita é ERRADO afirmar que:
	
	
	
	
	A Sífilis congênita é classificada Precoce (casos diagnosticados até o 2° ano de vida) e Tardia (casos diagnosticados após o 2° ano de vida);
	
	
	A recomendação do exame para o diagnóstico da mãe no pré-natal é idealmente, no início do terceiro trimestre (28ª semana), no momento do parto e em caso de abortamento.
	
	
	A transmissibilidade da Sífilis da mamãe para o feto é conhecida como Transmissão vertical (TV) e dependo qual fase da sífilis ela esteja, o risco para TV é diferente: mãe com sífilis Primária, TV 100%; Secundária, TV 90%; Terciária, TV 30%.
	
	
	A maioria é assintomática ao nascimento e, os sinais podem Prematuridade; Baixo peso ao nascimento; Aumento abdominal por aumento do fígado;
	
	
	Sífilis Congênita Tardia: corresponde à sífilis terciaria do adulto, por se caracterizar por lesões gomosas ou de esclerose delimitada a um órgão ou a pequeno número de órgãos, que são: alterações ósseas; surdez neurológica; dificuldade no aprendizado; retardo mental.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Climatério é a fase de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher. Menopausa é um marco dessa fase, correspondendo ao último período menstrual, somente reconhecida após:
	
	
	
	
	passados 12 meses de sua ocorrência;
	
	
	passados 18 meses de sua ocorrência
	
	
	passados 03 meses de sua ocorrência
	
	
	passados 06 meses de sua ocorrência
	
	
	passados 02 anos de sua ocorrência
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso consistente da camisinha, seja feminina, seja masculina, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e rápida resolução. Outras têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora. A sífilis congênita é resultado da infecção do feto pela bactéria causadora da sífilis. Essa infecção se dá através da placenta de uma mulher grávida que esteja infectada pela sífilis. É uma doença grave e pode causar má formação do feto, sérias consequências para a saúde da criança ou até a morte. O causador da sífilis é:
	
	
	
	
	o Trypanosoma cruzi;
	
	
	o Toxoplasma Gondii
	
	
	o Treponema pallidum;
	
	
	o Treponema sifilium;
	
	
	o Herpes Zoster;

Continue navegando