ED legislação unip
8 pág.

ED legislação unip


DisciplinaLegislação2.388 materiais7.856 seguidores
Pré-visualização3 páginas
1- As transgressões ao Código de Ética Farmacêutica são tipificadas em diferentes níveis de gravidade em função dos riscos envolvidos de modo geral, incluindo nesta equação os riscos à saúde das pessoas.
Assinale a alternativa correta sobre as categorias de infrações éticas e disciplinares e regras de reincidência....
Resposta alternativa D
 As reincidências de uma transgressão implicam em agravamento da pena, mas não alteram o nível de gravidade, e transgressões diferentes geram penas cumulativas.
Justificativa: O Código de Ética Farmacêutica no anexo lll determina e estabelece as infrações e as regras da aplicação das sanções disciplinares, serão observados a conduta, a reincidência, a análise dos fatos e as suas consequências em função dos riscos envolvidos de modo geral.
2- Avalie o caso hipotético de violação ao Código de Ética Farmacêutica e as quatro transgressões diferentes encaminhadas ao Conselho de Ética e assinale a alternativa correta.......
Resposta alternativa E
 As transgressões \u201cI\u201d e \u201cII\u201d são tipificadas como medianas e a \u201cIV\u201d como leve.
Justificativa: De acordo a resolução N 596 de 21de fevereiro 2014:
As transgressões I e ll de acordo com o Código de Ética Farmacêutico, anexo lll, Art.8 se enquadra nas infrações éticas disciplinares medianas.
As transgressões lV de acordo com o Código de Ética Farmacêutico, anexo lll, Art.7 se enquadra nas infrações éticas disciplinares leves.
3- A substância fosfoetanolamina, conhecida como \u201cpílula do câncer\u201d, tem sido causa de muita polêmica, pois seu uso estava ocorrendo em escala crescente apesar de não haver estudos em padrões adequados que fossem capazes de comprovar eficiência e segurança necessários à ANVISA para registrar o produto e respectivas indicações. Em consequência, a ANVISA, em princípio, proibiu o uso da substância para fins médicos.......
Resposta alternativa A
A Lei nº 13.269/2016, uma vez aprovada e sancionada pela Presidência da República e publicada no Diário Oficial da União, é de âmbito federal e não cabe ao poder executivo federal viola-la, embora entrar com recursos no STF sejam possíveis.
Justificativa: No Brasil vigora o princípio da Supremacia da constituição. A Constituição Federal que é a lei maior do nosso país.
O Supremo Tribunal Federal é o órgão de cúpula do Poder Judiciário, cabendo-lhe diversas competências expressamente previstas na Constituição Federal. O Supremo tem a competência para dar a última palavra em matéria de direito federal infraconstitucional. Portanto, cabe ao Supremo Tribunal Federal exercer o controle de constitucionalidade das leis e das decisões judiciais se necessário.
4- Durante o processo de seleção para assumir a responsabilidade técnica de uma unidade de uma rede de drogarias que opera em Shoppings Centers, foi apresentado ao candidato algumas rotinas de serviços e de condutas do estabelecimento para que ele opinasse sobre o que faria.
Resposta alternativa D.
Liberaria o acesso ao WC, apesar de não ser necessário, e suspenderia as avaliações dos parâmetros bioquímicos lipidêmicos.
Justificativa: Suspenderia as avaliações dos parâmetros bioquímicos lipidêmicos pois essa análise é feita somente em ambiente laboratorial.
5- Baseado na Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, entre outros produtos, e também de eventuais atualizações dadas por normas posteriores, avalie as definições abaixo e assinale a alternativa correta.
Resposta alternativa C
As definições III e IV estão corretas e a I está errada.
Justificativa: As definições III e IV estão corretas pois definem exatamente como é classificada uma drogaria, uma farmácia e a definição de medicamento. A I está errada porque o posto de medicamento e unidade volantes não possuem os mesmos privilégios comerciais da drogaria, pois são destinados exclusivamente à venda de medicamentos industrializados em suas embalagens originais e constantes de relação elaborada pelo órgão sanitário federal, publicada na imprensa oficial, para atendimento a localidades desprovidas de farmácia ou drogaria
6- Uma farmácia, que fora interditada desde dezembro passado por suspeita de erro na manipulação de um medicamento e que pode ter causado várias mortes foi arrombada neste mês de fevereiro .... O caixa estava revirado e, segundo a Polícia, documentos foram roubados. A farmácia foi interditada pela Vigilância Sanitária Estadual até a conclusão do inquérito que investiga a morte de dez pessoas por um suposto erro de manipulação de um medicamento usado no tratamento de. Durante a interdição ....
Resposta alternativa B
Em caso de evidência de risco à saúde, a Vigilância Sanitária pode interditar um estabelecimento de forma cautelar, contudo, o fechamento definitivo deve aguardar a conclusão das investigações.
Justificativa: Conforme a lei 9.782/1999 \u201c\u2022 Compete à ANVISA: XIV. Interditar, como medida de vigilância sanitária, os locais de fabricação, controle, importação, armazenamento, distribuição e venda de produtos e de prestação de serviços relativos à saúde, em caso de violação da legislação pertinente ou de risco iminente à saúde\u201d
7- Na prática médica, em vários casos de enxaqueca mais resistentes as prescrições médicas incluem, além de analgésicos, medicamentos anticonvulsivantes e antidepressivos.
Considerando a legislação em vigor para medicamentos com substâncias controladas, a Portaria 344/1998 e atualizações, assinale a alternativa correta.....
Resposta alternativa E
As duas classes de medicamentos \u2013 anticonvulsivantes e antidepressivos \u2013 são da categoria C1, que podem dividir a mesma receita em duas vias e desde que a quantidade requerida não ultrapasse o necessário para 60 dias de tratamento oral.
Justificativa: Conforme Portaria 344/1998 e atualizações, a alternativa que está correta é a E. As duas classes de medicamentos podem dividir a mesma receita em duas vias, porém a quantidade não pode ultrapassar para o necessário de 60 dias para tratamento.
8- Medicamentos inovadores são protegidos por patentes que garantem exclusividade de produção e comercialização sem que haja concorrentes com a mesma formulação. Três medicamentos, registrados como \u201cMedicamento Biológico Novo\u201d, são produzidos com a tecnologia de anticorpos monoclonais e estão com suas patentes expirando. Os fármacos são: trastumabe, rituximabe e bevacivumabe.......
Resposta alternativa D
Somente as II e IV são as corretas.
Justificativa: As alternativas II e IV estão corretas. As alternativas I e III estão erradas por se tratar de medicamentos biológicos é de alta complexidade e peso molecular, sendo assim a reprodutibilidade biológica genérica se torna ainda mais difícil.
9 - A fiscalização nas farmácias de manipulação é orientada por um guia que contém uma série de itens pré-estabelecidos. Os itens são classificados em diferentes níveis conforme o potencial de risco e são tratados nas fiscalizações de forma também pré-estabelecida.....
Resposta alternativa C
Um item tipo NECESSÁRIO é aquele que pode influir em grau menos crítico na qualidade, segurança e eficácia das preparações magistrais ou oficinais. Quando não cumprido numa fiscalização, o item é elevado para a categoria de IMPRESCINDÍVEL e assim permanece até que seja considerado cumprido.
Justificativa: A fiscalização nas farmácias magistrais é orientada por um guia que possui uma série de itens pré-estabelecidos. Esses itens são classificados em diferentes níveis conforme o potencial de risco. São tratados nas fiscalizações de forma também preestabelecidas.
10- Os ensaios e pesquisas com seres humanos e animais são bastante regulamentados e é, inclusive, abrangido pelo Código de Ética Farmacêutica. Com base nas questões éticas e legislativas pertinentes, avalie as frases abaixo e assinale a alternativa correta.....
Resposta alternativa A
Somente as alternativas I e II estão corretas.
Justificativa: Alternativas l e ll corretas. Alternativas III e IV falsas, a III não pode divido caráter