Buscar

Veia Jugular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Veia Jugular; As veias jugulares são veias do pescoço. Elas transportam sangue venoso do crânio e sistema nervoso, além do sistema do cérebro exterior e inferior. Se unem com a veias subclávias para formar as veias braquiocefálicas que drenam para a Veia Cava Superior.
Artéria Carótida; As artérias carótidas são vasos que levam sangue arterial (oxigenado) do coração para o cérebro. 
Artéria Braquial; A artéria braquial é a principal artéria do braço. É na verdade a continuação da artéria axilar, que muda de nome após passar pela margem (ou borda) inferior do músculo redondo maior.
Veia Cefálica; A veia cefálica é superficial e corre lateralmente ao membro superior (posição anatômica). Tem uma comunicação com a veia basílica pela veia intermédia do cotovelo e drena para a veia axilar mais medialmente ao trígono clavipeitoral. Essa veia passa entre o músculos deltóide e peitoral maior no braço e muitas vezes é visível na pele.
Coração; O coração é um órgão musculoso situado no mediastino (meio da caixa torácica), atrás e à esquerda do esterno. É composto por quatro câmaras – dois átrios (ou aurículas) e dois ventrículos – os quais se comunicam por meio de válvulas que garantem um único sentido na passagem sanguínea (átrio – ventrículo). A válvula tricúspide separa o átrio direito do ventrículo direito e a válvula bicúspide ou mitral, o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo. Na comunicação dos ventrículos com as artérias, são as válvulas semilunares que impedem o refluxo do sangue.
Veia Portal; A veia porta é formada pela anastomose da veia esplênica (recolhe sangue do baço) com a veia mesentérica superior. A veia esplênica, antes de se anastomosar com a veia mesentérica superior, recebe a veia mesentérica inferior. Depois de constituída, a veia porta recebe ainda as veias gástrica esquerda e prepilórica. Ao chegar nas proximidades do hilo hepático, a veia porta se bifurca em dois ramos (direito e esquerdo), penetrando assim no fígado. No interior do fígado, os ramos da veia porta realizam uma verdadeira rede. Vão se ramificar em vênulas de calibre cada vez menor até a capilarização.
Veia Safena; são vasos sanguíneos situados nos membros inferiores que permitem ao sangue desoxigenado de voltar em direção ao coração para se recarregar de oxigênio. 
Artéria Femoral; são vasos sanguíneos de grande calibre que levam sangue e oxigênio para os membros inferiores e para a bacia.
Veia Cava Caudal; no cão é a via de drenagem do sangue, advindo da pelve e membros posteriores.
Aorta; Ela leva sangue oxigenado para todas partes do corpo através da circulação sistêmica

Continue navegando