Buscar

Sindrome de De quervain Apresentação

Prévia do material em texto

Sindrome de De quervain
IMAGEM 01
A doença Tenossinovite de Quervain foi descoberta no final do século XIX, no ano de 1895, por um cirurgião suíço chamado Fritz de Quervain, que inicialmente foi chamada de Tendinite de Quervain. Fritz de Quervain descreveu a entorse das lavadeiras, em função de desgastes sobre os tendões dos músculos abdutor longo do polegar e extensor curto do polegar. Posteriormente, esta patologia recebeu o seu nome, em sua homenagem.
Etiologia: a Tenossinovite Estenosante de De Quervain(TEQD), acomete com mais frequência mulheres na faixa etária entre 30 e 50 anos, esta associada a sobrecarga das atividades diárias das mãos e punho, artrite reumatoide, trauma agudo.
Fisiopatologia: Os tendões dos músculos abdutor longo do polegar e extensor curto do polegar se inflamam devido ao atrito ou movimentos repetitivos destes tendões, que com o tempo tem a capacidade de deslizar dentro da bainha comum diminuida.
Os sinais e sintomas são dor na região sobre o processo estiloide radial , enrijecimento e inchaço do polegar e pulso, o paciente ira informar que tem dificuldade em segurar objetos como copos, em movimento que tem que realizar tipo uma “garra “ com polegar, e se queixara de dor em movimentos de torção como abrir uma tampa, virar uma chave, torcer roupa. 
Teste de Finkelstein é utilizado para diagnosticar a sindrome de De Quervain em pessoas com dor no punho. 
Bibliografia:
Diniz DRV, Meija DPM, Ergonomia como fator de prevenção da doença Tenossinovite estenosante de De 	Quervain no ambiente de trabalho,<http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/20/29_-_Ergonomia_como_fator_de_prevenYYo_da_doenYa_Tenossinovite_Estenosante_de_De_Quervain_no_ambiente_de_trabalho.pdf>
Imagem 01:
https://www.google.com.br/search?q=teste+de+finkelstein&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=2ahUKEwiN5PTz4Y_dAhVKDZAKHdq6B5gQsAR6BAgEEAE&biw=1366&bih=613#imgrc=SqJRq6sgWPnp0M:
Imagem 02:https://www.google.com.br/search?q=teste+de+finkelstein&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwiN87vM9pHdAhWGgJAKHR9IA8UQ_AUICigB&biw=1366&bih=662#imgrc=EU5oWJRD1R45SM:

Continue navegando