Buscar

CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS AULA 4 DIDÁTICA

Prévia do material em texto

CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS AULA 4 DIDÁTICA
		Assinale a alternativa que corresponde a Tendência Pedagógica Progressista Libertadora de Paulo Freire. . 
	
	
	
	O professor é a autoridade democrática.
	
	
	Os alunos são controlados pelo meio.
	
	
	O papel da escola é a alienação acerca da realidade social.
	
	
	As avaliações são de memorização e o aprendizado é mecânico.
	
	
	Os objetivos educacionais são voltados exclusivamente para o conhecimento científico.
	
Explicação: 
Na perspectiva pedagógica de Freire, não há que se manipular o aluno, contolar tudo e todos e sim abrir espaço para que desenvolvam a autonomia, sejam sujeitos críticos, emancipados socialmente; ambos professor e aluno constroem conhecimentos juntos numa relação democrática, de respeito mútuo; não se pretende apenas formar os alunos nos conteúdos para passar de ano e sim formar valores, atitudes; as avaliações não visam memorização, aprendizado mecânico e sem significado e a escola tem como papel conscientizar os educandos diante do mundo e não aliená-los em suas realidades.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		(...) "A educação não é apenas um processo institucional e instrucional, seu lado visível, mas fundamentalmente um investimento formativo do humano, seja na particularidade da relação pedagógica pessoal, seja no âmbito da relação social coletiva. Por isso, a interação docente é considerada mediação universal e insubstituível dessa formação, tendo-se em vista a condição da educabilidade do homem". SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educ. e Pesquisa. vol. 32 no.3 São Paulo Set./Dez. 2006. 
Considerando a relação professor-aluno e baseado nos pressupostos da perspectiva crítica, assinale a alternativa INCORRETA. 
	
	
	
	As propostas progressistas se orientam em direção à democratização das oportunidades de ensino, bem como consideram que o próprio trabalho exercido na escola não deva ser autoritário.
	
	
	O professor deve estar sempre preocupado em partir de onde o aluno se encontra e deve ter a sensibilidade de não desmerecer sua visão de mundo e suas necessidades fundamentais.
	
	
	A participação social nas tomadas de decisões envolve deliberações coletivas, sendo a comunidade escolar contemplada na gestão participativa.
	
	
	Visando à superação do individualismo, são estimulados os trabalhos em grupo e as decisões coletivas a partir do diálogo e da corresponsabilidade.
	
	
	O professor transmite um conhecimento técnico, tendo em vista alcançar maior eficiência do ensino. Esta relação se dá de forma pragmática e também objetiva.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para Paulo Freire a autonomia é uma construção cultural sustentada pela relação entre os homens e o conhecimento mediada pela dialogicidade, entre professores e alunos, interagindo na busca de respostas para os questionamentos propostos por ambos.Para dar significado a essa teoria, escolha a proposição que caracteriza de forma coerente o que Freire propõe.
	
	
	
	Diálogo, argumentação, interlocução, cooperação solidária. 
	
	
	Reflexão, comunicação, análise crítica, transferência direta de conhecimento.
	
	
	Relação dialógica, subjetividade, emancipação, individualidade.
	
	
	Percepção dos fenômenos, análise crítica, interlocução, foco na memorização.
	
	
	Comunicação, objetividade, diretividade, autoridade.
	
Explicação: 
Ênfase na coletividade, no diálogo e respeito a diversidade cultural.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A escola, quando se constituiu como um espaço de exclusão daqueles que não correspondem aos seus critérios e expectativas, reforça ainda mais as desigualdades sociais e acadêmicas. Esse pensamento da escola excludente está de acordo com:
	
	
	
	a consideração dos sujeitos da comunidade escolar.
	
	
	uma ideologia dominante em que os mais ilustrados decidem o que os alunos devem aprender.
	
	
	um processo de ensino aprendizagem pautado na conscientização da realidade em que os alunos estão inseridos. 
	
	
	uma perspectiva crítica da educação e contextualizada.
	
	
	a diversidade social, cultural e de múltiplas linguagem.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Relacione as sentenças com V para verdadeiro e F para falso, depois marque a opção correta. Sobre o método de ensino-aprendizagem Crítico: (QUEIROZ, 2017)
( ) O professor é detentor do conhecimento absoluto e o aluno é orientado apenas a reproduzir as informações.
( ) O professor é detentor do conhecimento, porém o aluno é orientado ao mercado de trabalho.
( ) O professor obtém o conhecimento porém procura levar em consideração o contexto dos alunos.
( ) O professor é aquele que trabalha o conhecimento científico, visando a transformação de realidades sociais.
	
	
	
	F F F V
	
	
	F V F V
	
	
	V V V F
	
	
	F F V V 
	
	
	F F V F
	
Explicação: 
O objetivo de praticas progressistas é a transformação de realidades sociais, com ênfase na coletividade e não no individualismo.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Estudos sobre a Didática no Brasil, de acordo com Libâneo (1994, 2002), revelam as relações existentes entre a história da Didática e as ten¬dências pedagógicas. Segundo o autor, essas tendências podem ser classi¬ficadas em duas correntes. A que correntes Libâneo se refere?
	
	
	
	Cognitivista e Construtivista
	
	
	Liberal e Progressista.
	
	
	Tecnicista e libertadora.
	
	
	Renovadora e Crítico-social.
	
	
	Humana e técnica.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Paulo Freire (2005) utilizou o termo "educação bancária" para criticar o modelo educacional da escola tradicional. Ao criticar tal modelo, revela que nele o professor é o único que fala e o único que pensa, enquanto o aluno é aquele que apenas recebe as informações (aquilo que o professor fala) e só pode "pensar" a partir daquilo que o professor disse. Assim, Freire destaca que, nesse modelo educacional, a mente dos alunos pode ser comparada a depósitos bancários, já que aos professores cabe depositar informações na mente dos alunos e a esses (os alunos) cabe apenas receber as informações e armazená-las em sua mente (da mesma forma que se efetuam depósitos bancários). Considerando a afirmativa, o Patrono da educação Brasileira, Paulo Freire, é representante de que tendência/ pedagógica? 
	
	
	
	Pedagogia Libertadora.
	
	
	Pedagogia Renovadora.
	
	
	Pedagogia Tecnicista.
	
	
	Pedagogia Construtivista.
	
	
	Pedagogia Tradicional.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A tendência crítico-social dos conteúdos tem como objetivo:
	
	
	
	visa propor um processo de ensino, no qual tanto professores como alunos tenham uma postura ativa para que possam realizar uma troca de experiência que acentue a importância do domínio sólido dos conteúdos como condição para a participação nas lutas sociais. 
	
	
	garantir o meio eficaz de obter a maximização da produção e garantir um ótimo funcionamento da sociedade a partir do enquadramento às exigências do mercado de trabalho.
	
	
	preparar a consciência do indivíduo para o trabalho, fazendo com que aprenda o necessário para lidar com instrumentos de trabalho.
	
	
	adaptar o aluno ao meio social e assimilação dos conteúdos propostos e presentes na sociedade.
	
	
	valorizar o saber popular do aluno, relacionando-o com questões do senso comum que ocorrem fora da escola.
	
Explicação: 
As pedagogias progressistas abrangem três tendências e a crítico-social dos conteúdos faz dela, está fundamentadana prática pedagógica reflexiva tem como pontos de partida e chegada a prática social, tendo como preocupação produzir mudanças qualitativas e, para isso, procura-se munir-se de um conhecimento crítico e aprofundado da realidade.
A resposta está correta, pois dentro dessa tendência crítico-social dos conteúdos, portanto tem por objetivos: visa propor um processo de ensino, no qual tanto professores como alunos tenham uma postura ativa para que possam realizar uma troca de experiência que acentue a importância do domínio sólido dos conteúdos como condição para a participação nas lutas sociais.
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando