Buscar

Resumo Capítulo 20 Dalgalarrondo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
 CAMPUS SANTOS – RANGEL
 GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
 PSICOPATOLOGIA GERAL
 Profª Andrea
 Daví Gomes de Almeida Junior – C810DI0 
 ATIVIDADE: RESUMO DALGALARRONDO CAP 20
 Este capítulo tem como objetivo definir a linguagem e suas principais alterações. A linguagem é tida como instrumento de comunicação característico da espécie humana, expressada de forma verbal afim de expressar o pensamento. A linguagem possui diversas funções, as principais são: comunicação, suporte do pensamento, instrumento da expressão, afirmação do eu e uma dimensão artística ou lúdica. Nos desdobramentos da comunicação humana se encontra os idiomas, estes que possuem três elementos essenciais: fonética (sonoridade), semântica (significação dos vocábulos) e o sintático (articulação lógica de palavras). 
Entre as descobertas na pesquisa das alterações de linguagem foram encontradas evidências sobre suas origens serem em lesões neuronais, acidentes vasculares, tumores cerebrais e na maioria dos casos lesões relacionadas ao hemisfério esquerdo do cérebro. Nas alterações de linguagem de lesão neuronal se encontram: afasia, parafasia, agrafia, alexia, disartria e dislalia. A afasia se define pela perda da capacidade de entender e usar os símbolos verbais, na parafasia há deformações em determinadas palavras, na agrafia há perda da linguagem escrita por causas orgânicas, alexia é definida pela perda da capacidade de leitura, na disartria há um precário reconhecimento das palavras ouvidas, já a dislalia é uma deformação na linguagem falada.
Sobre os achados nas alterações em transtornos psiquiátricos primários se encontram: logorreia, taquifasia, loquacidade, bradifasia, mutismo, perseveração e ecolalia. Na logorreia há uma produção aumentada do fluxo de palavras, tornando-o incessante, na taquifasia há um aumento na velocidade da fala, na loquacidade existe um aumento da fluência verbal sem perder a lógica do discurso. A bradifasia vai de forma oposta à taquifasia, os indivíduos falam de forma lenta, no mutismo há uma perda de resposta verbal aos estímulos, na perseveração existe uma repetição de trechos de frases sem propósito e na ecolalia é uma repetição das últimas palavras ditas pelo paciente.