Buscar

Resumo Capítulo 37 Dalgalarrondo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
 CAMPUS SANTOS – RANGEL
 GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
 PSICOPATOLOGIA GERAL
 Profª Andrea
 Daví Gomes de Almeida Junior – C810DI0 
 ATIVIDADE: RESUMO DALGALARRONDO CAP 37
 Este capítulo tem como objetivo definir as síndromes demenciais e trazer as principais síndromes e suas características. A demência é descrita como o empobrecimento e simplificação gradual dos processos, cognitivos, afetivos e psíquicos. Os aspectos mais comuns nas demências são: perda de memória, perda de múltiplas funções cognitivas, alterações das funções executivas, alterações de personalidade, curso progressivo, presença de alterações difusas do tecido cerebral e sintomas psiquiátricos como delírios, alucinações e ansiedade.
As principais síndromes demenciais apresentam causas diversas, elucidando o tamanho da dimensão destes quadros. A doença de Alzheimer é causada por processos neurodegeneretivos, a síndrome de corpos de Lewy de inclusões citoplasmáticas dentro do cérebro, demência subcortical se origina de lesões e degenerações na substância branca e já nas frontotemporais estão associadas à mutações no cromossomo 17. Além destas, outras causas conhecidas são: vasculares, por substâncias tóxicas, deficiência de vitaminas, por infecções do sistema nervoso central, hdrocefalias, traumas físicos, tumores intracranianos, endocrinopatias e causas metabólicas. 
As síndromes psicorgânicas focais provocam alterações na esfera do humor, impulsos instintivos, personalidade e cognição geral. As principais síndromes são as amnésticas e as sub-síndromes wernike e korsakoff. Nas síndromes psicorgânicas frontais ocorrem alterações mentais associadas à abstração, capacidade de resolver problemas novos, lidar com frustrações e alterações comportamentais, as principais síndromes são: orbitofrontais, frontomediais e síndrome da convexidade frontal, todas sendo sub-síindromes desta região.
As síndromes parietais e temporais têm como características os sintomas de: impulsividade, tendência a reações explosivas, agressividade, hiper ou hipossexualidade, hiper-religiosidade, medo de origem orgânica, alucinações auditivas ou visuais, depressão e delírios.
As principais síndromes nestas categorias são: síndrome de kluver-bucy e geschwind.

Continue navegando