Buscar

Xilitol e Eritritol: Adoçantes Alternativos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Thauane Medeiros 
RA: D479849-9	
Turma: NT2A30
Técnica e Dietética
Xilitol e Eritritol
O xilitol é um poliálcool que pode ser encontrado em liquens, fungos, algas e vegetais, sendo também um intermediário do metabolismo de carboidratos no homem. É um composto que tem se destacado pelo seu alto poder adoçante e propriedades físico-químicas e fisiológicas favoráveis ao consumo. 
Além de ser um adoçante perfeitamente capaz de substituir a sacarose, é tolerado por diabéticos e possui várias aplicações clínicas como no combate às cáries dentárias e no tratamento de outros males, como diabetes, desordem no metabolismo de lipídios e lesões renais e parenterais. Uma outra vantagem é que, devido à ausência de grupos aldeídicos ou cetônicos em sua molécula, o xilitol não participa de reações com aminoácidos, conhecidas como reações de “Maillard”. Isto significa que ele não sofre reações de escurecimento não enzimático, que provocam diminuição do valor nutricional das proteínas. Dessa forma, recomenda-se sua utilização na manufatura de produtos nos quais as reações de Maillard são indesejáveis, tais como os alimentos infantis obtidos por secagem.
Entre os produtos com xilitol que já se acham disponíveis no mercado brasileiro, enumeram-se, na área de comestíveis, as gomas de mascar, balas, confeitos, compotas, caramelos, chocolates, geleias, sobremesas e pudins, e na área de dentifrícios, os cremes dentais e as soluções para lavagem bucal. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o xilitol é um aditivo alimentar do tipo umectante, que pode ser empregado em balas, confeitos, gomas de mascar e produtos do gênero, na quantidade necessária para se obter o efeito desejado (“quantum satis”), uma vez que este não afeta a identidade e a genuinidade dos alimentos.
Quando ingerido em grandes quantidades o xilitol pode causar diarréia osmótica, porém, transitória e em menor grau e frequência do que a promovida pelo sorbitol e pelo manitol, cessando logo após a interrupção do seu uso. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não estabelece limite para ingestão desse edulcorante, sendo que a FDA permite que seja utilizada a quantidade necessária para obter o adoçamento desejado.
Já o eritritol é um poliol encontrado em frutas, algas, cogumelos e em alguns alimentos fermentados, como vinho e cerveja. Além de ser utilizado como substituto da sacarose, pode atuar como agente redutor de atividade de água, umectante e plastificante. Em contraste com a sacarose, o eritritol é menos estável no estado vitrificado e cristaliza rapidamente. Apresenta excelente estabilidade térmica e a pH ácido.
É considerado adequado para ser ingerido por diabéticos. Não causa diarréia e flatulência como os demais polióis, a polidextrose e os frutooligossacarídeos, devido ao fato de ser rapidamente absorvido pelo intestino delgado. Quantidades que possam eventualmente alcançar o cólon são fermentadas com dificuldade pela microflora intestinal. Após ser absorvido, o eritritol não é metabolizado, sendo excretado inalterado através da urina.
Referências bibliográficas
Xilitol: Edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana. Solange Inês Mussatto, Inês Conceição Roberto. Acesso no dia 15 de maio de 2018, às 15h do horário de Brasília. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcf/v38n4/v38n4a03.pdf
Xilitol: um adoçante alternativo para a indústria de alimentos. Silvio Silveira da Silva, Michele Vitolo. Acesso no dia 15 de maio de 2018, às 15h do horário de Brasília. Disponível em: http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/view/728/617
Xilitol: aplicações funcionais. FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 22 – 2012. Acesso no dia 15 de maio de 2018, às 15:20 do horário de Brasília. Disponível em: 
http://revista-fi.com.br/upload_arquivos/201606/2016060163021001464976311.pdf
Os polióis. Acesso no dia 15 de maio de 2018, às 15:20 do horário de Brasília. Disponível em:
http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201601/2016010952517001454073482.pdf

Continue navegando