Buscar

Redação e Discursiva Metodologia de Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (375434) - Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática (MAT17)
 Prova: 5366334
QUESTÃO:
1. Para compreender a atual situação do ensino da matemática, é necessário conhecer a sua história, as suas origens e quais as consequências trazidas para o ensino. Diante disso, escreva uma redação com o tema: OS REFLEXOS DE UM ENSINO QUE NÃO PRIORIZA A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NA MATEMÁTICA.
RESPOSTA ESPERADA:
A matemática sempre foi uma disciplina rodeada por muitas dificuldades e obstáculos. É necessário compreender as origens da situação atual do ensino de Matemática no Brasil e identificar quais as principais mudanças ocorridas no país na busca de novas tendências ao longo das décadas. Muitas mudanças que deveriam ter acontecido de forma gradual foram praticadas e absorvidas rapidamente, tornando os professores despreparados para o trabalho didático.
Depois, já na década de 60, outra reforma que tomou conta do país foi a Matemática Moderna, que colocava a criança como base do pensamento operatório.
Outros movimentos contrários se manifestaram trazendo uma matemática que fizesse sentido ao aluno e valorizasse sua cultura e seus conhecimentos prévios. A Matemática surge das necessidades de resolver problemas cotidianos, como o comércio. As mudanças trouxeram a priorização dos estudos teóricos e a desvalorização das aplicações práticas e que vieram a influenciar todo o desenvolvimento futuro da Matemática e de se seu ensino. 
Percorrendo-se os acontecimentos da história do ensino da Matemática no Brasil, podemos perceber que nenhuma reforma conseguiu alcançar os objetivos propostos. Muitas reformas foram feitas às pressas,  programas impostos de forma autoritária e sem preparação dos professores, trazendo sérios problemas no ensino e o surgimento de metodologias que não deram conta da aprendizagem e nem sentido à matemática. As crianças vivem rodeadas de formas geométricas, por meio das brincadeiras, traçam estratégias de resolução de problemas, mas, quando chegam à escola, principalmente na disciplina de Matemática, não é levado em conta o que elas sabem.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (375436) -Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática (MAT17)
 Prova: 5434852
QUESTÃO:
1. A educação passou por muitas mudanças em busca de melhorias no ensino. Entretanto, com todas essas mudanças no ambiente escolar, uma das grandes preocupações é a forma de avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno. Diante disso, descreva no mínimo três critérios de avaliação definidos pelos PCN que são considerados essenciais para o professor desenvolver as competências necessárias ao aluno do primeiro ciclo.
RESPOSTA ESPERADA:
- Elaborar atividades que envolvam medida, contagem, operações e cálculo.
- Conhecer a lógica do sistema e compreender que os números servem para registrar quantidades,  comparar e ordenar utilizando a escrita posicional.
- Comparar e ordenar quantidades que fazem parte da realidade dos alunos. 
- Permitir que os alunos possam interpretar e expressar os resultados para poder compará-las.
- Utilizar o sistema de medidas por meio de procedimentos e unidades de medidas. 
- Ensinar a criança a se localizar no espaço e a identificar as características dos objetos.
QUESTÃO:
2. O professor deve levar em conta que os alunos aprendem de formas diferentes e que há vários recursos e atividades que podem ser utilizados para adequar o ensino a essa diversidade, estimulando a inteligência lógico-matemática das crianças. Diante disso, como o professor pode trabalhar a inteligência lógico-matemática com os alunos?
RESPOSTA ESPERADA:
O professor deve proporcionar momentos de criatividade e imaginação durante a aprendizagem. Jogos, brincadeiras, atividades que envolvam objetos, e materiais concretos, inserir o aluno na investigação e na  resolução de problemas. A matemática deve ter significado para o aluno, ela deve ser uma matemática viva que faça parte da vida dos pequenos. O professor pode trabalhar a inteligência lógico-matemática com os alunos ensinando a eles a melhor forma de administrar seu tempo, estimular o exercícios do raciocínio. Quando a atividade está relacionada com uma nova informação, o professor deve ajudar o aluno a encontrar as ideias principais para comparar com outras informações que o aluno já sabe. O professor deve sempre estimular o raciocínio crítico. Ao resolver um problema, o professor deve orientar o aluno para que  identifique o que ele já conhece sobre o problema, para estabelecer um plano, colocar em ação e avaliar o resultado. Algumas atividades podem ser trabalhadas com os alunos, como conhecer a planta de sua  cidade, elaborar uma nova letra de uma música ou construir uma paródia. O professor deve estimular o aluno sempre a buscar o "porquê" dos fatos. O professor deve elaborar atividades que desenvolvam a motivação, pois quando o aluno tem o entendimento do conteúdo, acumula experiências educacionais positivas e consegue criar soluções para problemas do dia a dia.

Outros materiais