Buscar

atividades psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Olá Profª Mayra Santos.
O desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.
Os estágios de desenvolvimento humano refletem a capacidade de julgamento e diagnóstico do profissional docente, de forma a medir e inserir seus conhecimentos pedagógicos aos indivíduos. Dessa forma, tem-se como base as potencialidades e os limites de cada um, permitindo ao profissional, uma otimização e qualificação do processo educacional, desenvolvendo as melhores experiências aos alunos.
É importante conhecer os estágios do desenvolvimento humano para compreender quando e como os sujeitos desenvolvem as suas diferentes formas de conhecimento. Por exemplo, as crianças antes dos dois anos aprendem pelo contato, de modo que deve-se estimulá-las com o acesso a brinquedos e objetos que sejam fisicamente bem diversos, estimulando os seus cérebros. Estes conhecimentos auxiliam na prática, ao delimitar que tipo de demonstração os alunos serão capazes de compreender.
Psicologia da Educação e da Aprendizagem
"O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (...) observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis" (FONTE: PAPALIA, D.E., FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 12.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013, p.36). 
Em determinada fase do desenvolvimento acontecem as seguintes mudanças: estirão do crescimento nas meninas, maturação esquelética, influência da família, da escola e de outros ambientes, fase da autonomia moral, construção do autoconceito, desenvolvimento da autonomia, necessidade de amizade e convivência com os pares, surgimento de conflitos e a necessidade de desenvolver competências para sua resolução. Essas características referem-se a qual fase do desenvolvimento humano? Assinale a alternativa correta. a)Primeira infância. b) Segunda infância.
 c) Terceira infância. d) Puberdade. e) Adolescência.
O desenvolvimento humano segue um contínuo, mas não é linear. Há altos e baios, avanços e retrocessos durante o ciclo vital. "A classificação cronológica da vida adulta, assim como da juventude, e´ arbitrária, mas e´ vantajosa porque permite identificar períodos demarcados por experiências sociais e alterações físicas e cognitivas compartilhadas por indivíduos da mesma faixa etária" (FONTE: FREITAS, M.F.R.L, PINTO, R.O., FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 137). 
Em uma das fases da vida adulta, há o aumento da expectativa de vida: é a fase de planejamento para a velhice. Há também a diminuição da acuidade visual, perda auditiva, da capacidade reprodutiva e da densidade óssea, mas, por outro lado, as habilidades cognitivas permanecem estáveis. Sobre qual fase da vida adulta este texto se refere? Assinale a alternativa correta.
a) Adolescência. b) Juventude. c) Vida adulta inicial. d) Vida adulta intermediária.
e) Velhice. 
Na metade do século XX, as ciências sofreram transformações profundas, principalmente nas seguintes áreas: Psicologia, Linguística, Neurociência e Inteligência Artificial. Essas transformações ocorridas entre as décadas de 1950 e 1970, chamadas de Revolução Cognitiva, conduziram a um conjunto de disciplinas que hoje chamamos de ciências cognitivas. Com relação à linguística cognitiva, analise as afirmativas abaixo.
 I – Interliga princípios da cognição, da linguagem e da interação nos enunciados linguísticos.
II – Apresenta procedimentos descritivos que permitem explicar de que forma o discurso está relacionado a processos cognitivos gerais dos quais a linguagem faz parte.
III – Só é validado no contexto de comunicação onde ocorre.
 Está correto o que se afirma em:a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II.
e) I, II e III.
A Psicologia Cognitiva estuda as capacidades intelectuais humanas, analisando as formas como as pessoas solucionam tarefas mentais e constroem modelos para a compreensão de tais processos, compreendidos a partir do paradigma do processamento de informação. Este, ocorre por meio de processos cognitivos básicos e superiores. Um dos processos cognitivos básicos é considerado a porta de entrada dos estímulos que serão processados cognitivamente. Por meio deste podemos extrair significados do meio externo, seja através da visão, seja através da audição. Qual é esse processo? Assinale a alternativa correta.
Percepção. b) Atenção. c) Memória. d) Consciência. e) Inteligência.
As inteligências múltiplas são a capacidade para resolver problemas e criar produtos que possuam valor para determinadas culturas (GARDNER, 1994). Elas correspondem a capacidades específicas do espectro de atividades humanas e são pouco dependentes entre si. Entretanto, não funcionam de forma isolada, pois qualquer atividade humana depende de combinações entre os diferentes tipos de inteligência. Com relação às inteligências múltiplas proposta por Gardner, analise as alternativas a seguir.
(FONTE: GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das múltiplas inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994).
I – Inteligência Lógico-matemática. II – Inteligência linguística.
III – Inteligência cenestésica. IV – Inteligência musical. V – Inteligência emocional.
Apenas I, II e III. b) Apenas II, III e IV. c) Apenas III, IV e V. d)Apenas I, II, III e IV. e)I, II, III, IV e V. 
A vida adulta abrange um grande período do ciclo vital que possui em comum um conjunto de comportamentos sobre o que se espera de um adulto. Assinale a alternativa correta dentre os comportamentos esperados para esta fase.
a) Quebrar regras b) Falta de maturidade c) Capacidade de não tomar decisões
d) Laços afetivos instáveis e) Autonomia financeira
O desenvolvimento humano pode ser compreendido basicamente por duas etapas de vida, que incluem 11 fases principais, da concepção até a morte (PAPALIA; OLDS; FELDMAN, 2006). Em determinada fase do desenvolvimento humano, o desenvolvimento físico e motor é mais lento, porém, a criança desenvolve a coordenação motora fina e refina a coordenação motora ampla. Quanto ao desenvolvimento cognitivo, a criança começa a construir representações e símbolos e regula suas ações no mundo. Durante esse período, a criança apresenta um pensamento egocêntrico e animista, compreendendo o mundo através de si mesma e atribuindo vida a objetos inanimados. 
Sobre qual fase do desenvolvimento humano este fragmento de texto faz referência? Assinale a alternativa correta.
FONTE: PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre, Artmed, 2006.
a) Primeira infância.
b)Segunda infância. 
c)Terceira infância. 
d)Puberdade.
e)Adolescência.
Esta abordagem propõe, a grosso modo, duas soluções possíveis para o problema da relação mente-cérebro (MOREIRA-ALMEIDA, 2013): 1. A mente existe e é diferente do cérebro, sendo um subproduto ou um epifenômeno do cérebro; 2. A mente não existe e todos os fenômenos mentais são eventos físicos e químicos do cérebro. Diante disto, qual é a área do conhecimento que se dedica a conhecer os fundamentos epistemológicos da ciência cognitiva? Assinale a alternativa correta.
FONTE: MOREIRA-ALMEIDA, A. Explorando a relação mente-cérebro: reflexões e diretrizes. Revista de Psiquiatria de Clínica, Juiz de Fora, v. 40, n. 3, p. 105-109, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rpc/v40n3/05.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2016.
Neurociência b) Psicologia cognitiva c) Filosofia da mente
d) Inteligência artificial e) Linguística
O paradigma do processamento da informação segue a metáfora computacional, para tanto, implica na necessidade da decodificação das informações
para serem armazenadas e processadas. Assim, o processamento da informação se dá por meio de processos cognitivos básicos e superiores. Um desses processos cognitivos implica diretamente na ativação e funcionamento de seleção, distribuição e manutenção da atividade cognitiva. Pode ser considerado(a) o processo cognitivo básico para o processamento de informações, apresentando características como amplitude e intensidade. Sobre qual processo cognitivo básico este fragmento de texto faz referência? Assinale a alternativa correta. 
Memória. b) Percepção. c) Categorização. d) Atenção. e) Planejamento. 
Sternberg (2000) foi uma grande influência para a teoria das inteligências múltiplas, pois estudava as variações interculturais dos conceitos sobre inteligência. A partir dessa compreensão, Gardner (1994) elaborou seu conceito de inteligência. De acordo com a teoria das Inteligências Múltiplas proposta por Gardner, analise as afirmativas a seguir:
I - Para Gardner, a inteligência pode ser definida como a capacidade para resolver problemas e criar produtos que possuam valor para determinadas culturas. 
II - As inteligências múltiplas correspondem a capacidades específicas do espectro de atividades humanas e são pouco dependentes entre si. 
III - As inteligências múltiplas não funcionam de forma isolada, pois qualquer atividade humana depende de combinações entre os diferentes tipos de inteligência.
I.  b) II. c) III. d) I e II. e) I, II e III. 
O campo educacional também se beneficia fortemente das TICs. A educação a distância é a área em que se vislumbram as maiores possibilidades de atuação das TICs. Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem a interação entre os alunos e o professor e a troca de informações e experiências em fóruns de discussão e trabalhos em grupo, tornando a aprendizagem mais significativa. Todavia, o ensino presencial também permite e favorece o uso das TICs, através do ensino adaptativo e das tecnologias assistivas e inclusivas. As TICs aplicadas à educação e ao ensino presencial potencializam o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, um dos métodos do ensino adaptativo é? Assinale a alternativa correta. 
Aulas presenciais b) Sala de aula invertida
c) Avaliações dissertativa d) Pedagogia tradicional e) Educação bancária
A corrente psicológica denominada Associacionismo possui como concepção a aprendizagem que acontece por meio de um processo de associações de ideias, onde o indivíduo deve partir das mais simples de um determinado tema, indo até as mais complexas.
Thorndike. b) James. c) Titchener. d) Wundt e)Weber
A Psicologia, enquanto ciência, veio se desenvolvendo por meio de distintas maneiras decorrentes das concepções da relação homem-mundo e das categorias de sujeito e objeto. De acordo com Scalon (2002 apud TONUS, 2013), são três grandes concepções no âmbito da Psicologia, as quais repercutem de maneiras específicas na educação.
De acordo com essas três concepções, relacione as colunas a seguir:
(1)Objetivismo.
(2)Subjetivismo.
(3)Interacionismo.
( ) Seu principal referencial é a filosofia de Kant, em que propõe ser a consciência o resultado de sensações subjetivas.
( ) Inaugurando a cientificidade no estudo da consciência.
( ) Procura explicar a constituição humana e a relação entre sujeito e objeto.
1, 3, 2. b) 2, 1, 3. c) 2, 3, 1. d) 3, 1, 2.e) 3, 2, 1.
Bronfenbrenner (1979) nos ensina que os contextos de desenvolvimento família e escola para serem considerados como contextos de desenvolvimento é preciso: a) proporcionar à criança a incorporação de padrões de atividade gradualmente complexos; b) envolvê-la em atividades nas quais se envolveu com o auxílio de outros, mas de maneira independente (FREITAS; PINTO; FERRONATO, 2016). De acordo com o modelo ecológico de desenvolvimento proposto por Bronfenbrenner, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
FONTE: FREITAS, M.F.R.L.; PINTO, R.O.; FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p.37). 
a)O modelo ecológico do desenvolvimento humano nos indica os contextos (ambientes) nos quais a criança se desenvolve.
b)O messossitema refere-se ao conjunto de atividades, papeis e relações interpessoais experimentados pelo sujeito no seu contexto ou espaço.
c)O microssistema representa as interações entre dois ou mais contextos nos quais o sujeito participa ativamente.
d)O macrossistema representa os contextos nos quais o sujeito não se encontra diretamente envolvido.
e)O exossistema envolve o conjunto de valores culturais de um grupo social.
Segundo Neves (2008, p. 102), a educação surge à medida que se institui a cultura (conhecimentos, crenças, arte, leis, moral, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade). Dessa forma, podemos afirmar que se encontra em todos os ambientes. A pedagogia vem realizando, desde sua constituição como ciência, a tarefa de discriminar os campos da educação vigentes na cultura. Diante disto: a escola é um espaço legítimo da educação _________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. 
Não-formal. b) Informal. c) Formal. d) Religiosa. e) Psicanalítica.
Para os teóricos desta abordagem, os psicólogos não poderiam estudar a "mente" e seus processos cognitivos, afetivos e motivacionais, porque a mente não é um fenômeno observável. Podiam apenas observar os comportamentos, emoções e demais fenômenos que dela derivam ou emanam, mas não a mente em si. Sobre qual teoria (ou abordagem) este fragmento de texto faz referência? Assinale a alternativa correta.
a)Teoria Psicanalítica. b)Teoria Comportamental (ou Behaviorista).
c)Teoria Construtivista. d)Teoria da Aprendizagem Significativa. e)Teoria Sócio-Histórica.
"O conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado nem nas estruturas internas do sujeito, porquanto estas resultam de uma construção efetiva e contínua, nem nas características preexistentes do objeto, uma vez que elas só são conhecidas graças a mediação necessária dessas estruturas, e que essas, ao enquadrá-las, enriquecem-nas" (PIAGET, 2007, p.1).
Sabe-se que o construtivismo baliza-se em três pressupostos. Em relação a estes, analise as afirmativas a seguir:
I - O aluno é o responsável por sua aprendizagem.
II - No ambiente escolar, o conhecimento que já foi elaborado deve ser reconstruído pelo aluno.
III - A família tem o papel de orientador no processo de reconstrução do conhecimento.
Está correto o que se afirma em:
FONTE: PIAGET, J. Epistemologia genética. Tradução: Álvaro Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
a)I. b)II. c)III. d)I e II.e)I, II e III. 
A teoria de Ausubel foi elaborada com base no contexto escolar e enfatiza o papel dos professores, que devem propor situações que favoreçam a aprendizagem. Segundo ele, um modelo de aprendizagem significativa investe em? Assinale a alternativa correta.
Ensinar apenas o básico. b) Ensinar conteúdos com potencial revelador para o aluno.
c) Focar-se na transmissão de conhecimento pelo professor.
d) Desconsiderar o que o aluno já sabe. e) Desconsiderar a motivação do aluno.
A criação dessa abordagem se deu a partir da psicologia clínica e da recusa de Rogers em identificar a pessoa como paciente. Ele apontava para a importância da relação entre a pessoa em terapia e o terapeuta, que não deveriam ser hierarquizados, mas sim tratados como iguais. Assim, a abordagem humanista, de Carl Rogers, é conhecida também por:
a) Abordagem terapêutica b) Abordagem educativa c) Abordagem centrada na pessoa
d) Abordagem individualista e) Abordagem centrada no coletivo
Papalia, Olds e Feldman (2006) descrevem o desenvolvimento humano como o estudo científico da mudança e da continuidade durante todo o ciclo humano de vida. Até o começo do século XX, entendia-se que o desenvolvimento acontecia exclusivamente até a infância e, depois disso, o ser humano não se desenvolvia mais. De acordo com os estudos de Psicologia do Desenvolvimento,
existem alguns princípios fundamentais quanto ao desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital. Diante disto, analise as afirmativas a seguir.
I - O desenvolvimento é vitalício, porém existem períodos do desenvolvimento que são mais importantes que outros.
II - O desenvolvimento humano depende da história e do contexto.
III - O desenvolvimento é plástico e flexível.
IV - Durante todo o ciclo vital, o desenvolvimento envolve um equilíbrio entre crescimento e declínio. Ele não é estável nem linear.
Está correto o que se afirma em:
FONTE: PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre, Artmed, 2006.
a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III.
e) II, III e IV. 
"A variabilidade nas características do desenvolvimento está diretamente relacionada às experiências proporcionadas pela família, pela escola e outros ambientes frequentados pela criança. A diferenciação das capacidades cognitivas é crescente quando comparamos o pensamento de crianças pré-escolares e o pensamento de crianças escolares. Essa diferenciação pode ser resumida em termos de conquistas e refinamentos nas estratégias mentais, capacidade de representação mental, formas de solucionar problemas e de inferir causas" (FREITAS; PINTO; FERRONATO, 2016).
Através dos seus estudos com crianças, Piaget definiu 03 estágios do desenvolvimento da moralidade: fase de anomia, fase de heteronomia e fase de autonomia. Com relação à fase de autonomia, assinale a alternativa correta.
FONTE: FREITAS, M.F.R.L.; PINTO, R.O.; FERRONATO, R.F. Psicologia da educação e da aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p.119). 
a) A fase de autonomia moral acontece durante o período da adolescência.
b) Na fase da autonomia moral, a criança se caracteriza pela moral da desigualdade e da indiferença.
c) A criança, na fase da autonomia moral, considera o propósito e as consequências das regras, além da obrigação baseada na reciprocidade. 
d) Na fase da autonomia moral, a criança entende que um menino que quebrou cinco copos enquanto ajudava a mãe é mais culpado do que aquele que quebrou um copo enquanto roubava chocolate.
e) A criança moralmente autônoma percebe as regras como sendo ordens rígidas que precisam ser obedecidas a todo custo. 
Foi Erickson (1976) que institucionalizou a adolescência. Apresentou-a a partir do conceito de moratória e a caracterizou como uma fase especial no processo do desenvolvimento, na qual a confusão de papéis, as dificuldades para estabelecer uma identidade própria a marcavam como "...um modo de vida entre a infância e a vida adulta" (Erickson, 1976, p.128). Atualmente, sabe-se que o marco fundamental da adolescência é a puberdade. Acerca da puberdade, analise as afirmativas a seguir assinalando com (V) para as que forem verdadeiras e (F), para as falsas.
(   ) Um período de desenvolvimento acelerado por meio do qual os indivíduos tornam-se capazes de se reproduzir.
(   ) Existem 02 eventos que marcam a puberdade: a menarca, nas meninas e a espermarca, nos meninos. 
(   ) Com relação às características físicas, há o desenvolvimento das características sexuais primárias e secundárias.
(  ) O adolescente insatisfeito e inseguro com sua aparência se torna autoconfiante nas relações com o grupo de pares e em envolvimentos afetivo-sexuais.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
FONTE: Erickson, E. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
V, V, V, V. b) V, V, V, F. c) V, V, F, F. d) F, F, V. V. e)V, F, V, F.
Esta etapa do desenvolvimento é vista como uma fase na qual se exige a formação de identidade e a realização de tarefas sociais que aproximam os indivíduos jovens da vida adulta e representam os ritos de passagem, presentes em várias culturas e épocas. Em nossa sociedade, manifestam-se por meio de expectativas em relação à independência, constituição da própria família (ou busca de outro local para morar), procriação e colocação no mercado de trabalho (PAPALIA, OLDS, FELDMAN, 2006). 
A qual fase do desenvolvimento este fragmento de texto faz referência? Assinale a alternativa correta.
FONTE: PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre, Artmed, 2006.
Infância. b) Adolescência. c) Puberdade. d) Juventude. e) Vida adulta inicial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais