Buscar

TRABALHO DICIPLINAR LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

LUCÍOLA TEIXEIRA DE FREITAS
Matricula 183002245
 PROCESSO GERENCIAIS
LOGÍSTICA EMPRESÁRIAL
SALVADOR, 2018
Trabalho interdisciplinar apresentado como pré-requisito parcial para aprovação da disciplina, LOGÍSTICA EMPRESÁRIAL do Centro Universitário Unijorge, sob a orientação do Professor Viviam Manuela.
SALVADOR 2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................02 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS>........................................................ 06
Walmart: reduzindo custos por meio de estratégia logística
Walmart considerado a maior empresa do mundo em volume de negócios e faturamento. Todo sucesso se deve, à capacidade em gerenciar e inovar sua logística, garantindo que os produtos estejam no local certo, no tempo certo, na quantidade correta, ao custo mais baixo possível. O uso de tecnologia da informação possibilita uma maior e melhor ligação entre fornecedor-cliente, possibilitando grandes trocas de informações sobre seus produtos.O Walmart foi o pioneiro no desenvolvimento de um sistema tecnológico próprio de distribuição. Esta necessidade surgiu devido ao fato dos fornecedores negarem a fazer entregas nas lojas, aonde o Walmart estava localizado em uma área afastada do interior de Arkansas, estado rural nos Estados Unidos. O 1º centro de distribuição do Walmart  que foi inaugurado nos anos 70 e seguia a estratégia de distribuição chamada de "Spokes and Hub" ou (Raio e Eixo) Nesta estratégia, um grande centro de distribuição era circundado por um aglomerado de lojas dentro de um raio de "um dia de viagem rodoviária", gerando assim economia neste processo. Esse sistema mostrou bastante eficiente e muitos concorrentes passaram a copiar este modelo. Essa estratégia de expansão proporcionou grande aumento no número de lojas da rede varejista. de informações e redução dos riscos na tomada de decisão. Outra prática iniciada por Walmart foi a eliminação de intermediários através da adoção da prática de compras diretas. Tais compras, que eliminavam os tradicionais intermediários, como distribuidores e atacadistas, foram possibilitadas por meio de escritórios de compras que foram estabelecidos em Nova Iorque para esta finalidade.
Nos anos 80 a empresa começou procurar fornecedores globalmente e abriu escritórios internacionais de compras na China, estabelecendo relações de fornecimento globais.
Criou marca própria na década de 80. Os produtos de marca própria oferecidos pela rede varejista eram os itens comercializados nas lojas escritórios .Tal estratégia permitiu a obtenção de margens mais altas em comparação aos produtos de marcas não próprias.
Os sistemas de informações consistiam numa área bastante investida . Nos anos 80 foram criadas uma base de dados central, um sistema de coleta de dados 
no ponto de venda e ainda uma rede por satélite para comunicação de dados, e adoção da tecnologia de código de barras. Uma prática pioneira que consistiu no desenvolvimento do "Retail Link", nos anos 90. Trata-se de uma base 
de vendas históricas e atuais compartilhada com os fornecedores através de um portal na intranet assim denominado.
O compartilhamento de informações possibilitado pelo "Retail Link" permitiu a troca de dados de vendas entre a rede varejista e seus fornecedores. Por meio desta ferramenta o Walmart atribuiu aos seus abastecedores a função de monitorar e repor os produtos nas lojas através da prática denominada VMI: "Vendor Management Replenishment", ou "Estoques Gerenciados pelo Fornecedor". Esta prática foi adotada nos anos 90 com o nome de CPFR: "Collaborative Planning Forecasting and Replenishment" ou "Planejamento, Previsão e Reposição Colaborativa”, em compartilhando informações, planos e decisões operacionais entre os membros da cadeia de suprimentos, gerando maior eficiência da cadeia como um todo.
 
A logística concentra-se em recebe seus itens nas lojas, a logística reversa lida como retirá-los de lá. A cada ano, o sistema de logística reversa do Walmart encontra novos fins para os mais de 400 milhões de itens indesejados nas lojas, incluindo devoluções de produtos, mercadorias danificadas, equipamentos obsoletos, etc. Os retornos são relativamente pequenos, apesar da política liberal de devoluções da empresa. Contudo, administrado de uma maneira extremamente eficiente, gerando faturamento e menos perdas, 
O Walmart também estabeleceu um link com todos os seus fornecedores, permitindo a atualização quase que instantânea sobre a movimentação e localização de suas mercadorias, e o momento no qual é preciso repor os estoques. 
Com isto a Walmart diminui os desperdícios tendo todo o controle das suas mercadorias
Rastreamento da movimentação dos itens no estoque;
Agilidade nos envios e recebimentos de mercadorias;
Facilidade na previsão de demanda dos itens comercializados;
Diminuição dos erros de operação, especialmente os críticos, como falta de estoque;
Direcionamento de itens ao público-alvo específico.
Impulsionamento das vendas;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
 http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/revista-fortune-aponta-wal-mart-como-maior-empresa-do-mundo
 https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/docs/11102013_144041_nataly.pdf
 http://corporate.walmart.com/
 http://stock.walmart.com/files/doc_financials/2015/annual/2015-annual-report.pdf
 http://stock.walmart.com/files/doc_financials/2015/annual/2015-annual-report.pdf

Continue navegando