Buscar

ÁGUAS CLARAS

Prévia do material em texto

Como minha cidade funciona?
(Redação)
Por volta das 5:00 ou 6:00 horas da manhã, a cidade parece tranquila, mas em pouco tempo, o trânsito sofre uma transformação radical, uma enxurrada de carros sai para o trabalho ao mesmo tempo, criando trânsitos vistos somente nas outras grandes capitais do país. O grande fluxo de pessoas tentando sair pela EPTG acaba se tornando um caos, causando extrema lentidão em determinados horários. 
 No parque, logo pela manhã já tem pessoas caminhando, correndo, se exercitando, principalmente idosos. Durante a tarde ou nos finais de semana se torna ponto de encontro entre amigos, local para piqueniques e divertimento das crianças, as pessoas vão até lá para andar de bicicleta, patins, ou apenas para um passeio ao ar livre, já que o parque é o espaço de liberdade em meio a tantos prédios.
Águas Claras está deixando a fama de cidade dormitório. Apesar de boa parte das pessoas ainda trabalhar no Plano Piloto, a cidade tem se tornado autossuficiente, que conta com disponibilidade de escolas, igrejas, mercados, lojas, agências bancárias, farmácias e grande variedade em alimentação. Seus moradores priorizam esses comércios locais assim como a socialização em bares, pubs, shoppings, praças e o parque, aumentando assim, a demanda para novos estabelecimentos. Grande parte dos condomínios proporcionam lazer e segurança, além de gerar interação entre os condôminos, principalmente crianças e jovens. Elas interagem facilmente não só com amigos do condomínio como de outros prédios, já que existe a possibilidade de os amigos do colégio também morarem na mesma cidade.
 Apesar da cidade ser jovem, ela coleciona uma série de características próprias. Foi pensada, segundo o arquiteto e urbanista Paulo Zimbres, com uma liberdade maior que a do Plano Piloto, com mais áreas mistas e comércios e bares no andar térreo de condomínios, as Avenidas e Alamedas receberam seus nomes originados de plantas e as praças nomes de pássaros. 
Não é preciso sair daqui para praticamente nada, a cidade tem como característica bairrista e ativa, o que faz ser notada. Os “olhos da cidade” evitam a grande incidência de assaltos, pois tem sempre alguém passando.

Continue navegando