Buscar

Atividade 1 - Fundamentos de Contabilidade II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A entidade Jully Ltda sempre efetua o desconto de duplicatas no banco em que possui conta. Os proprietários preferem trocar as duplicatas e pagar um pouco a mais de juros aos bancos do que correr o risco de não receberem os valores. A responsabilidade pelo recebimento dessas duplicatas, quando trocadas, passa a ser do banco. 
 
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, assinale, a seguir, a alternativa correta quanto ao lançamento contábil desse tipo de operação:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
D - Banco; C - Duplicatas a Receber; D - Juros a Pagar; e C - Despesas Financeiras.
	Resposta Correta:
	 
D - Banco Conta Movimento; C - Duplicatas a Receber; D - Despesas Financeiras; e C - Juros a Pagar.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Em um primeiro momento, o dinheiro vai para o banco, e não para o caixa da entidade; daí o motivo de não usarmos a conta Caixa. Os Juros a Apropriar não são utilizados nessa movimentação, uma vez que nela se utiliza Juros a Pagar, conta que deve sofrer um lançamento a crédito, visto que possui natureza credora e seu saldo está aumentando.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A amortização, a depreciação e a exaustão são contas redutoras do ativo; logo, possuem natureza contrária ao ativo, sendo, portanto, de natureza credora. Sua função é reduzir valores de determinadas contas, a fim de demonstrarem a real situação patrimonial da entidade.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
( ) Tanto a amortização quanto a depreciação e a exaustão tratam das perda de valor dos bens, tangíveis e intangíveis, com base em sua utilização, ação do tempo, dentre outros fatores.
( ) A amortização dos bens intangíveis só ocorre em bens que possuam vida útil, como o Goodwill . 
( ) Existem várias maneiras autorizadas pela legislação vigente de se calcular a depreciação dos bens, dentre elas, tem-se o método das quotas constantes. 
( ) A exaustão acontece sobre os bens aplicados a explorações minerais ou florestais, por exemplo.
 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A amortização, a depreciação e a exaustão têm o mesmo sentido: demonstrar a perda de valor do bem diante de seu uso. No entanto, existem algumas diferenças que precisam ser observadas. A depreciação ocorre nos bens tangíveis que possuem um desgaste mais “natural”, como é o caso de máquinas, móveis e utensílios, veículos, dentre outros. Existem algumas maneiras de se calcular tal depreciação, dentre elas o método das quotas constantes. A amortização, por sua vez, calcula a perda do valor em bens intangíveis, como é o caso do Goodwill . Por fim, a exaustão demonstra a perda de valor em bens aplicados na exploração de minerais ou florestais, em contas do ativo imobilizado que demonstrem direitos, nas quais os objetos sejam tais minerais ou florestais.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	JKY Eireli é uma entidade nova no mercado que trabalha com a importação de itens de decoração. Os produtos importados possuem algumas peculiaridades, tais como: o pagamento da compra é à vista; os impostos são altíssimos, bem como o frete e as demais despesas acessórias. Sempre que chega a mercadoria importada, os produtos são logo vendidos; entretanto, a venda ocorre a prazo. Com isso, algumas vezes é preciso que a entidade recorra ao desconto de duplicatas no banco, como maneira de obter dinheiro para trazer mais produtos importados.
 
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, assinale, a seguir, a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
O desconto de duplicatas é um tipo de operação de crédito no qual o direito de recebimento é cedido a uma instituição financeira, em troca do recebimento de recursos.
	Resposta Correta:
	
O desconto de duplicatas é um tipo de operação de crédito no qual o direito de recebimento é cedido a uma instituição financeira, em troca do recebimento de recursos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Quando ocorre o desconto de duplicatas por bancos ou factoring , as empresas entregam as suas duplicatas e, em troca, recebem um dado valor por elas. Existem dois tipos de trocas de duplicatas: a primeira troca ocorre quando a empresa fica responsável pelo recebimento da duplicata; e a segunda ocorre quando o banco toma para si essa responsabilidade. A conta Duplicatas Descontadas faz parte do Passivo, e pode constar tanto no Passivo Circulante quanto no Passivo Não Circulante (dependendo do seu prazo de liquidação).
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Dentre as demonstrações contábeis existentes, o Balanço Patrimonial é uma das mais conhecidas e utilizadas, por evidenciar, de maneira quantitativa e qualitativa, a posição patrimonial de uma determinada entidade. Nele, também devem estar demonstrados os saldos das contas redutoras, as quais devem estar descritas nas contas ou no grupo de contas que deram origem a tais contas redutoras, para levar ao melhor entendimento.
 
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, assinale, a seguir, a alternativa correta quanto às contas redutoras do Balanço Patrimonial:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Dentre as contas redutoras do Balanço Patrimonial, temos: a depreciação, a exaustão, duplicatas a receber e prejuízos acumulados.
	Resposta Correta:
	
Dentre as contas redutoras do Balanço Patrimonial, temos: a amortização, a depreciação, a previsão para crédito de liquidação duvidosa e os juros a transcorrer.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Contas como duplicatas a receber e duplicatas descontadas não são contas redutoras.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Dentre as contas redutoras do Balanço Patrimonial, tem-se a exaustão, a qual, segundo Ribeiro (2009, p. 268), “[...] é um processo semelhante à Depreciação e a Amortização, contudo aplicável às contas classificadas no Imobilizado, representativas de direitos cujo objeto sejam recursos minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa exploração”.
 
RIBEIRO, O. M. Contabilidade Geral Fácil . São Paulo: Saraiva, 2009.
 
 
Figura - Exaustão
Fonte: Khatawut Chaemchamras / 123RF.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
( ) A exaustão pode ser mensurada com base no esgotamento do ativo, devido ao período de concessão.
( ) A exaustão é, também, calculada em todos os bens do imobilizado que podem chegar ao valor zero.
( ) O exaurimento pode ser mensurado com base no volume de produção do período e a reserva conhecida.
( ) A exaustão só ocorre quando não há mais o que ser explorado ou produzido em um determinado bem mineral ou florestal.
 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A exaustão ocorre em bens que tenham origem mineral, florestal ou, ainda, bens aplicados em tal exploração, e possui dois tipos de mensuração: uma baseada no período de concessão para exploração e produção; e outra baseada no volume de produção que pode ser alcançado observando o conhecimento que se tem do local, como uma mina. Os bens do imobilizado que sofrem a depreciação, não sofrem exaustão. Embora os termos tenham o sentido bem parecido, não se deve confundir exaustão com depreciação.
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A depreciação é um processo no qual se descreve o valor depreciado
de um bem ao longo de toda a sua vida útil. Assim, a depreciação é a apropriação do desgaste do bem diante do seu uso durante a vida útil, em que o valor do bem deve ser reduzido em conformidade com o seu desgaste, sua inutilidade diante do uso, sua obsolescência ou ação da natureza.
 
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as técnicas disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características:
 
I) Método Linear.
II) Método da Soma dos Dígitos dos Anos.
III) Método das Unidades Produzidas
IV) Despesas com Depreciações.
 
(  ) Consiste em subtrair do valor de compra do bem o valor residual estimado e o valor deve ser dividido pelo tempo de vida útil do bem.
(   ) Trata-se do reconhecimento da depreciação na Demonstração do Resultado do Exercício.
(  ) É a soma dos dígitos dos anos fazendo com que, desta maneira, a depreciação será determinada anualmente por meio de uma fração.
(  ) Consiste em determinar a vida útil do bem com base nas unidades que o bem pode produzir em sua vida útil.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da correlação:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
IV, I, II, III.
	Resposta Correta:
	 
I, IV, III, II.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. No que diz respeito à Depreciação (I) o Método Linear (que consiste em descobrir o valor do bem por meio da subtração do valor da compra e do valor residual, dividindo-se o resultado pelo tempo de vida útil) é o mais utilizado; já (II) o Método da Soma dos Dígitos dos Ano não é tão comum; (III) o Método das Unidades Produzidas é bem difundido, principalmente, em fábricas, pois se calcula a vida estimada e a depreciação em conformidade com a produção; (IV) toda Depreciação deve ser evidenciada enquanto despesas com depreciação na Demonstração do Resultado do Exercício com a finalidade de se mostrar o real lucro das entidades.
	
	
	
Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A partir do conteúdo estudado a respeito das contas redutoras, suas naturezas, demonstrações contábeis que devem ser evidenciadas e contabilização das Perdas Estimadas em Crédito de Liquidação Duvidosa, observe os dados a seguir:
  
	 
	Não Vencidas
	A vencer: 30 dias
	A vencer: 31-60 dias
	A vencer: 61-90 dias
	A vencer: + de 180 dias
	Total
	Duplicatas a Receber
	50.000
	76.000
	65.000
	45.000
	35.000
	271.000
	Valor % de perdas estimadas
	1%
	1,8%
	3%
	30%
	100%
	 
	Perda Estimada ($)
	500
	1.368
	1.950
	13.500
	35.000
	52.318
Quadro - Contas redutoras
Fonte: Elaborado pela autora.
 
Diante disso, assinale, a seguir, a alternativa correta sobre os lançamentos contábeis:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Crédito – Perdas Estimadas em Crédito de Liquidação Duvidosa = R$ 52.318,00 (Conta de Resultado).
	Resposta Correta:
	 
Crédito – Perdas Estimadas em Crédito de Liquidação Duvidosa = R$ 52.318,00 (Conta Patrimonial).
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Movimenta-se a conta Perdas Estimadas em Crédito de Liquidação Duvidosa a crédito (visto que é uma conta redutora do ativo). As despesas devem ser debitadas.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As Perdas Estimadas em Crédito de Liquidação Duvidosa, em um dado momento, foram nomeadas como Provisão para Devedores Duvidosos. Em essência, o significado é o mesmo: um valor que se espera que, infelizmente, a empresa não irá receber. Ressalta-se que esse valor é um valor estimado, provisionado, ou seja, é algo que tanto pode ser que aconteça, como pode ser que não aconteça.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
( ) Uma das etapas da contabilização das Perdas Estimadas em Crédito de Liquidação Duvidosa é o reconhecimento da despesa existente com Perdas Estimadas.
( ) É preciso verificar periodicamente se existe a necessidade de aumentar ou diminuir o saldo da conta Perdas Estimadas.
( ) Quando não há mais possibilidades de recebimento da dívida, passa-se a denominá-la Perda Auferida.
( ) A conta Perdas Estimadas em Crédito de Liquidação Duvidosa é uma conta redutora do ativo; assim, possui natureza credora.
 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Todas as despesas existentes com as Perdas Estimadas devem ser contabilizadas, para que, assim, seja demonstrada toda a realidade patrimonial da entidade. Ressalta-se que a conta Perdas Estimadas é uma conta redutora do ativo; diante disso, sua natureza é credora. Além disso, periodicamente deve-se analisar se o valor dessas perdas estimadas deve ser aumentado ou diminuído, em conformidade com a necessidade da entidade. Quando não há mais nenhuma possibilidade de recebimento de uma dívida, esta passa de Perdas Estimadas em Crédito de Liquidação Duvidosa para Perda Efetiva.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A empresa Mar & Cia precisou efetuar o desconto de duplicatas no banco em que possui conta. Ao realizar esse desconto de duplicata, a própria empresa ficou responsável pelo recebimento das duplicatas, ou seja, a empresa continuou com os riscos da operação. No mês de abril de 2019, houve o recebimento de R$ 10.000,00 dessas duplicatas descontadas.
 
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, assinale, a seguir, a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
O lançamento contábil para a operação de recebimento, nesse caso, envolveria as contas Banco Movimento, Juros a Transcorrer e Duplicatas Descontadas.
	Resposta Correta:
	
Contabilmente, será necessária a mensuração do recebimento das contas Despesas com Juros, Juros a Transcorrer, Duplicatas Descontadas e Duplicatas a Receber.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Não há a movimentação na conta Banco conta Movimento. Na alternativa E falta a conta Despesas com Juros.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Dentre os itens do ativo, temos um bem intangível muito conhecido pelos consumidores: a marca. Alguns bens intangíveis precisam ser depreciados, como o Goodwill, do direito de usar patentes ou do recebimento de concessão por parte do governo para o fornecimento de serviços. 
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
O lançamento contábil da amortização é idêntico ao da depreciação. A maior diferença é que a amortização se aplica sobre os bens imateriais.
	Resposta Correta:
	
O lançamento contábil da amortização é idêntico ao da depreciação. A maior diferença é que a amortização se aplica sobre os bens imateriais.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Alguns bens intangíveis possuem vida útil. Diante disso, devem sofrer a amortização. A amortização nada mais é do que uma “depreciação” dos bens intangíveis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais