Buscar

Caso clínico 7


Prévia do material em texto

Paciente, feminino, 27 anos, universitária, alto padrão socioeconômico, procura atendimento médico com queixas de dor abdominal, náuseas e vômitos e artralgia. 
Refere que há cerca de 3 semanas apresentou quadro de calafrios, indisposição e anorexia que persistiu por 08 dias. Procurou atendimento médico com febre e dor de garganta, que prescreveu ampicilina e sintomáticos. Após 7 dias de uso de ampicilina iniciou quadro de exantema maculopapular pruriginoso em todo o corpo e edema facial. Refere episódios febris nas últimas duas semanas. 
Paciente nega qualquer patologia ou uso de medicação prévia, etilismo, drogas ilícitas e tabagismo. 
Paciente hígida, em bom estado geral, hidratada, corada, anictérica e afebril. Hemodinamicamente estável. Linfonodos cervicais e submandibulares palpáveis, simétricos, hipersensíveis e não aderidos aos planos profundos. ACP normal. Abdome plano, levemente doloroso em andar superior, baço e fígado palpáveis e discretamente dolorosos.
Exames complementares disponíveis: 
- Hemoglobina de 12,8, hematócrito de 37,4, leucócitos de 19.350/mm3, com linfocitose relativa e maior que 10% de linfócitos atípicos; plaquetas de 110.000/mm³. 
- ALT de 78 U/l. AST de 98 U/l; bilirrubina total de 1,7mg/dl; fosfatase alcalina de 142U/l
- Sumário de urina: proteinúria ou hematúria leves
- US abdome: leve aumento do fígado e do baço, sem alteração ecotextura; ausência de líquidos livres ou adenopatias abdominais
PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO:
Apresente e fundamente pelo menos 3 diagnósticos diferenciais 
Quais outros exames complementares você solicitaria? 
Qual a conduta terapêutica que você sugeriria a partir do seu diagnóstico?
Caso essa paciente desse entrada no SPS com quadro de abdome agudo hemorrágico, qual a sua principal suspeita de diagnóstica? Explique.

Mais conteúdos dessa disciplina