Buscar

resumo aptidão física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIDADE 1
SAÚDE, ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE.
Conceituação de aptidão física, saúde e esporte
APTIDÃO FÍSICA
Guedes e Guedes (1995) diz que é a habilidade que o nosso corpo possui para se adaptar aos esforços físicos moderados ou vigorosos, sem que ocorra a exaustão.
American Sollege of Sports relaciona a aptidão física e a saúde associando as duas com a Aptidão Cardiorrespiratória, Composição Corporal, Força Muscular, Resistência Muscular e flexibilidade.
Como a Aptidão Física é obtida?
Através da prática regular de atividades físicas.
Um programa regular de exercícios físicos devem possuir pelo menos 3 componentes: exercícios cardiorrespiratórios (aeróbios); exercícios resistidos (sobrecarga muscular) e flexibilidade.
- exercícios aeróbios
Frequência: exercícios moderados (5 ou mais vezes por semana); vigoroso (3 ou mais vezes por semana); ou combinação de moderados com vigorosos entre 3 e 5 vezes por semana.
Intensidade: para maior parte dos adultos é recomendada intensidade moderada e/ou vigorosa; de leve a moderada são para pessoa descondicionadas.
Tempo: exercício moderado: 30 a 60 minutos (150 minutos por semana); exercício vigoroso: 20 e 60 minutos (75 minutos por semana) ou combinação dos dois por dia é recomendado para maioria dos adultos; pessoas anteriormente sedentárias (menos que 20 minutos por semana).
Tipo: exercícios rítmicos que envolvam os maiores grupos musculares.
Padronização: única e contínua sessão por dia, ou sessões múltiplas, maiores que 10 minutos para alcançar duração e volume desejável por dia; exercícios com menos de 10 minutos promovem adaptações para pessoas muito descondicionadas; treino intervalado pode ser efetivo em adultos.
Progressão: volume de exercícios através de ajustes em sua duração, frequência e/ou intensidade ate se atinja o objetivo pretendido.
- exercícios resistidos
Frequência: cada grande grupo muscular deve ser treinado entre 2-3 vezes/semana.
Intensidade: 60% e 70% (repetição máxima) (intensidade entre moderada e intensa) para iniciantes/intermediários para melhorar a força; mais que 80% (intensidade pesada para muito pesada) para pessoas bem treinadas para aumento de força; 40% e 50% (intensidade leve para muito leve) para idosos iniciantes no exercício físico para melhorar a força, esta pode ser benéfica para pessoa sedentárias que estão iniciando um treino de resistência; intensidade entre 20% e 50% para incrementar a potência em idosos.
Tempo: não há nenhuma evidência que mostre que a duração de um treino é variável que interfira na eficiência do treinamento.
Tipo: uma grande variedade de equipamentos e/ou peso corporal podem ser utilizados.
Repetições: para melhorar a força e a potência muscular em adultos (entre 8 e 12 repetições); promover a força em pessoas de meia idade e idosos que começaram a se exercitar (10 e 15 repetições); para melhorar a resistência muscular (15 e 20 repetições).
Séries: para melhorar a força e a potência (2 a 4 séries); série única para pessoas idosas ou que acabaram de iniciar atividade física; menos que duas séries para incrementar a resistência muscular.
Padronização: descanso de 2 a 3 minutos entre cada série de repetições; descanso menor que 48 hrs entre as sessões para qualquer grupo muscular.
Progressão: gradual em aumento de resistência e/ou aumento de repetições por séries.
- exercícios de flexibilidade
Frequência: 2 a 3 vezes por semana
Intensidade: alongar até o ponto que seja sentido leve desconforto ou estiramento.
Tempo: para maioria dos adultos (10 a 30 segundos); pessoas idosas (30 a 60 segundos); facilitação neuromuscular proprioceptiva contração de 3 a 6 segundos entre 20% e 75% da contração voluntária máxima seguida de 10 a 30 segundos de alongamento assistido é o desejável.
Tipo: flexibilidade estática (ativa ou passiva), flexibilidade passiva, balística, quanto a facilitação neuromuscular proprioceptivas são eficazes.
Volume: para cada exercício de flexibilidade 60 segundos de alongamento.
Padronização: 2 a 4 repetições para cada exercício de flexibilidade; o exercício de flexibilidade é mais eficaz quando o músculo é aquecido através de atividade leve ou moderada.
Progressão: ainda são desconhecidos.
- exercícios neuromotores
Frequência: 2 a 3 dias por semana.
Intensidade: ainda não foi definida
Tipo: exercícios que envolvem habilidades motoras (equilíbrio, agilidade, deslocamento e coordenação).
Volume: não foi determinado;
Padronização e progressão: ainda são desconhecidos.
CONCEITOS DE SAÚDE
É o nível de eficácia funcional e metabólica de um organismo, a nível celular (micro) e social (macro) assim a saúde é um valor da comunidade e não apenas de um único individuo.
Foi somente em 2008 com a portaria nº 154 do MS, que o profissional de educação física passou a ser reconhecido oficialmente como parte efetiva da área pública. 
A saúde se divide em:
- saúde mental e física.
Saúde mental: reflete o bom desempenho da função mental (bem-estar emocional e psicológico), resultando no bom relacionamento com as outras pessoas, realização de atividades produtivas, superação de adversidade e no processo de adaptação às mudanças.
Para um bom equilíbrio neuropsíquico, é necessário que as pessoas estejam bem adaptadas ao ambiente em que vivem e às suas condições de vida.
Saúde física: é relacionada a saúde do corpo, onde as funções orgânicas estão em pleno funcionamento, sem que haja alteração significante das funções biológicas. É também relacionadas a ausência de doenças ou morbidades que acarretam prejuízos ao corpo humano.
Para cuidado com a saúde física é recomendada a realização regular e frequente de exercícios físicos, dieta equilibrada e saudável, com variedade de nutrientes e proteínas e o devido descanso.
CONCEITO DE EXERCICIO FÍSICO
Valdir barbante – é uma sequência planejada de movimentos repetidos sistematicamente com o objetivo de elevar o rendimento, todo e qualquer movimento corporal feito de forma intencional e repetitiva e que tenha como foco melhorar o desempenho do organismo, é um tipo de exercício físico. 
O exercício físico pode ser dividido em 4 tipos:
Exercícios aeróbios
Tem como principal fonte energética o metabolismo aeróbio. São exemplos: correr, andar de bicicleta, nadar, caminhar entre outras.
Exercícios resistidos
São aqueles onde a força gerada pelos grupos musculares promove movimentos corporais contra uma resistência, tendo como fonte energética o metabolismo anaeróbio. Ex: musculação e pilates.
Exercícios de flexibilidade
Promovem o aumento de amplitude de movimento de uma determinada articulação. Os movimentos podem ser estáticos (ativo ou passivo), passivo, balístico e de facilitação neuromuscular proprioceptiva. Ex: aulas de alongamento.
Exercícios neuromotores
Desenvolvem equilíbrio, agilidade, coordenação motora e os deslocamentos através de treinos de exercícios proprioceptivos e atividades multifacetadas (focadas na qualidade de vida, bem-estar e satisfação pessoal) ex: treinos funcionais
CONCEITO DE ESPORTE
Barbante define esporte como: toda atividade física de caráter competitivo onde se envolve o vigor e o esforço físico, assim como as mais diversas habilidades motoras, sendo seu objetivo: superar o outro.
Marchi jr diz que todo esporte tem como característica sua diversidade de acontecimentos, podendo ser interpretado de diversas formas por diferentes pessoas.

Outros materiais