Buscar

Autoatividade Pastoral Urbano Capítulo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Autoatividade Pastoral Urbano Capítulo 1
1. O desenvolvimento ocorre de diferentes formas, e depende também de cada cidade, da sua população, do seu poder político, e a forma como é administrada, etc. 
2. Seu tamanho territorial e a quantidade de pessoas/habitantes, suas estruturas de funcionamento podem variar de uma pra outra, mas basicamente todas possuem um centro financeiro e econômico, onde as pessoas buscam seu sustento; um centro político, administrativo, etc. 
3. Iniciou-se no século XIX onde as pessoas saíram do campo para as cidades em busca de novas oportunidades principalmente de trabalho, provocando um crescimento desordenado nas cidades, este crescimento trouxe vários problemas, como favelas, violência, invasões, etc. porque as pessoas acabaram por não conseguir se mantiver com dignidade nas cidades. O Brasil deixou de ser rural no fim da década de 60 quando a população urbana chegou a 55,92%. 
4. O crescimento desordenado das cidades que não estavam preparados para receber esta população vinda do campo, e que estava à procura de trabalho como forma de melhorar suas condições de vida. As pessoas foram se amontoando, construindo barracos sem a mínima condição, pois necessitavam de um lugar para morar. 
5. O que mobiliza os sujeitos no processo migratório do campo para a cidade é a busca pela sobrevivência e o atendimento às necessidades básicas, tais como: trabalho, moradia, educação e saúde. Mesmo tendo outros motivos como perda de familiares ou doença o que emerge dos discursos como eixo central é o trabalho.

Continue navegando