Buscar

Influências da Natação na Educação Infantil

Prévia do material em texto

3
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Eduação física
Geisa Lopes Rodrigues 
Gabriele Cabral de Souza 
as influências da natação na educação infantil:
As influências da natação na Educação Infantil
João Dourado
2019
CRISTIANO DOURADO MOITINHO SILVA
JACKSON BRITO DA SILVA
LEONARDO DOS SANTOS BASTOS
MARCOS ANTÔNIO VASCONCELOS
 GEISA LOPES RODRIGUES 
 GABRIELE CABRAL DE SOUZA 
as influências da natação na educação infantil:
As influências da natação na Educação Infantil
Trabalho de	 educação física apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de metodologia cientifica, fundamentos do treinamento desportivo, medidas e avaliação em educação física, metodologia do ensino da natação, projeto de ensino e pesquisa em educação física, seminário da prática. 
Orientador: Prof. Maria Luiza Silva Mariano; Marcio Teixeira; Lucio Flavio Soares Caldeira; Eloise Werle de Almeida; Mario Carlos Welin Balvedi. 
João Dourado - BA
2019
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
3	considerações finais.	9
REFERÊNCIAS	10
INTRODUÇÃO
Natação é um dos desportos mais praticado no mundo, este esporte é praticado desde o ventre da mãe, é por isso que se explica a grande relação crianças com a água. Eis o motivo de diferencia-lo dos demais desportos. “O meio liquido estimula a participação e as novas experiências, porque ao brincar com a água a criança encontra prazer buscando a variação de movimentos por iniciativa própria, tornando possíveis suas noções corporais, possibilitando a interação com o meio que vive”. (SOUZA, 2004). Há muitos argumentos e discussões sobre o papel da criança na prática da atividade física e do esporte sobre seus aspectos biofísicos e socioculturais. Embora, na prática, todos estes processos da conjectura da infância não possam ser simplesmente separados, cada esfera do estudo acadêmico da educação física defende um ponto de vista distinto sobre a contribuição da atividade física e/ou esporte na cadeia de eventos que ocorre na vida de uma criança até a idade adulta (HOFFMAN; HARRIS, 2000).
 A natação é uma relação de pureza tão simples com a água que a torna um brinquedo, assim “a água faz com que a criança aprenda brincando, e de forma lúdica e clara” (VELASCO,1994). A influência da maturação biológica sobre os parâmetros da avaliação da aptidão física em escolas relacionada à saúde em crianças praticantes de natação é sumamente importante no processo de avaliar e comparar os níveis de aptidão física relacionada à saúde das crianças praticantes de natação. Estudos recentes referentes à aptidão física relacionada à saúde para análise estatística utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk, seguido do teste t de Student para comparação das médias entre os dois grupos avaliados. O nível de significância adotado foi de 5%. Diante dos estudos e pesquisas realizada este trabalho vem de forma objetiva e simplificada, mostrar o quanto a natação pode contribuir de forma positiva para o desenvolvimento cognitivo, motor e social na educação infantil, além de apresentar alguns dos muitos benefícios para a saúde. 
IN TR OD UÇÃO 
Essa pesquisa te m como o bje tivo pri nci p al a p roposta, i nc l usi ve de descobri r o 
rea l moti vo q ue fa z com q ue o pro fessor de E ducação F ísi ca te nha um p apel 
i mportan te na fo rmação da cri ança no ci clo i ni ci al, já que assi m pode mos ente nde r o 
ava nço da cri ança no seu desenvo l vi me nto e ao mesmo conhe ce r as moti vaçõe s, 
tend ê nci as e i nce ntivo s q ue a s colocam em ação. E ntreta nto, obser va mos q ue, as 
ati vi d ades deve m ser vi sta e e nte nd i da como “fa to r de dese n vo l vi me nto” no i nt ui to 
sempre de esti m ula r a cri ança no e xerc ício do pensa men to. P orta nto , a t ra vés desta 
sabemos que q ua nd o bem a p li cada e pla ne jada a ed ucaçã o l údi ca pode contribui r 
para a mel horia d o ensi no, tanto na q ua li fi cação , q uan to na for mação cr íti ca do 
educa ndo va lori za ndo -o pa ra o me l ho r relaci o name nto na sociedade
DESENVOLVIMENTO
Natação e suas influencias no desenvolvimento infantil.
A natação é muito difundida como atividade recreativa, na qual os nadadores entram na água apenas para diversão. Piscinas artificiais, mares, lagos e rios são os lugares preferidos para esta atividade. É sabido que a natação ajuda também a melhorar a coordenação motora, trabalhando diversas áreas do corpo além de atualmente esta sendo indicado como tratamento médicos para pessoas com problemas respiratórios dentre outros, e é a única atividade física indicada para menores de 3 anos, que inicialmente são influenciados a praticar natação com objetivo apenas de aprender a nadar como meio de defesa contra o afogamento.
Nesta fase da infância dos 3 a 6 anos de idade, a criança esta em completo desenvolvimento motor, físico e cognitivo, e tudo acontecem muito rápido, e a natação nessa fase pode contribuir em diversos aspectos, como noção de espaço, lateralidade, reconhecimento do corpo além de transforma o medo em confiança.
Para Santos (2008) a criança com três anos tem a noção de sua identidade, desenvolvimento considerável da linguagem e início da socialização. E nessa fase a criança tem totais condições de aprender a nadar.
Neta fase as crianças são mais ativas e energéticas, e ocorre o desenvolvimento das habilidades motoras, funções e os processos corporais regulam-se bem, há um estado de homeostasia fisiológica (estabilidade). As estruturas corporais são notáveis em ambos os sexos e ocorre um controle motor refinado, que ainda não está totalmente estabelecido, embora o controle motor rudimentar esteja desenvolvendo-se rapidamente (GALLAHUE, 2005).
 A natação infantil deve ser lúdica e formativa. É através das brincadeiras e das mais variadas vivências corporais que a criança começa a conhecer o seu corpo e as suas possibilidades de movimento e como resultado pode-se obter vários benefícios para o desenvolvimento da criança, como por exemplo:
Desenvolve a coordenação motora.
Ganha agilidade.
Amplia seus movimentos (noção de lateralidade, direção, espaço e tempo).
Desenvolve habilidades aquáticas.
Aumenta sua capacidade cardiovascular, muscular (força e resistência) e respiratória.
 Para Fonseca (2004) nessa fase crucial de aprendizagem da natação, a alegria o conforto a segurança a confiança, e a satisfação na água devem ser persistentemente alcançados em termos objetivo-pedagógicos, com atividades organizadas e voltadas para o prazer e para isso é preciso total interação entre pais ou responsáveis pela criança em todas as atividades, pois o desenvolvimento da aprendizagem da criança depende disso.
 Para que o processo de adaptação à natação aconteça a criança precisara aprender a sentir confiança, ou seja perder o medo da água, atreves te atividades com materiais e locais seguros além de interagir com colegas, os pais ou responsáveis de sua confiança. Segundo passo será controlar a respiração.
 A respiração é o conteúdo essencial para o conforto no meio líquido e depende de uma adaptação, já que ocorre de modo diferente do habitual. Tanto a boca quanto o nariz encontram o meio aquático como obstáculo. A prática de exercícios específicos e lúdicos deve ter o propósito de tornar a respiração regular, pois a respiração é considerada a “alma do aprendizado” da natação, pois, quando a criança consegue dominá-lapassa a se sentir mais segura para as próximas atividades. (GALDI, 2004).
 A principal recomendação para as mães ou responsáveis que acompanham seus filhos nesta fase  é respeitar este tempo da criança  e diminuir a sua própria ansiedade.
 A criança aprenderá a respiração correta, depois aprenderá a flutuar  depois combinará todos os movimentos aprendidos.
Para isso, é preciso:
Experimentar,
Conhecer o próprio corpo,
Conhecer a água
 Tudo com muita calma, sem pressa e sem medo, com segurança. Com o passar do tempo a criança poderá buscar mais desafios, e ao realizar a natação a criança estará desenvolvendo áreas psicomotoras, sociais e cognitivas e isso contribuirá para um estilo de vida saudável e prazeroso. 
 A natação pode influenciar no desenvolvimento motor, em aspectos morfológicos e fisiológicos da criança por meio de uma prática lúdica e prazerosa visto que ao movimentar todos os músculos e articulações do corpo, proporciona benefícios físicos, orgânicos, sociais, terapêuticos e recreativos. É importante notar que os exercícios respiratórios trazem diversos benefícios como, por exemplo, o aumento do débito cardíaco em relação ao nível basal; aumenta o fluxo sanguíneo através dos músculos ativos, eleva-se a pressão arterial e venosa; assim estimula-se o metabolismo geral do organismo. Ocorre um aumento imediato da frequência respiratória ao se iniciar um exercício, com estimulação do metabolismo geral do corpo. Outros benefícios da natação podem ser mencionados: aprimoramento da coordenação motora e das noções de espaço e tempo, preparo psicológico e neurológico, melhoria da qualidade do sono, do apetite e da memória (CANOSSA ET al, 2007).
BENEFICOS DA NATAÇÃO PARA A CRIANÇA
É preciso aprofundar sobre os grandes benefícios que a natação pode gerar na vida das crianças. De acordo com Gama et al (2009): “Analisando de modo particular a natação, observam-se adaptações pronunciadas no aparelho locomotor e sistema respiratório. Os membros superiores, que desempenham função de equilíbrio no meio terrestre, passam a desenvolver a propulsão no meio líquido. Já os membros inferiores atuam na propulsão no solo e no meio líquido servem para o equilíbrio. Todo o sistema vestibular se adapta à posição horizontal ao invés da posição vertical.
 “Com relação à respiração o nadador tem que dominar a respiração bucal e a expiração ativa, diferentemente do meio terrestre, onde a respiração é nasal e a expiração é passiva”. A importância da natação não é apenas para o desenvolvimento físico da criança, mas também para a formação de personalidade e inteligência, é algo que não se pode negar. Crianças que aderi a um programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar têm um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização (MOREIRA, 2009).
Ainda segundo Moreira (2009), há vários benefícios através da pratica da natação como: A aquisição do sentimento de confiança, eixo da personalidade e
matriz da socialização, respostas adaptativas mais adequadas e hierarquicamente úteis para a transferência da aprendizagem, a adequação aos estímulos perceptivo motores no preciso momento evolutivo, a utilização da base reflexa antes de sua extinção, para a construção de sistemas funcionais econômicos através de propostas sistemáticas de aprendizagem, o conhecimento e domínio progressivo do corpo, que facilitam a formação de uma imagem corporal integrada e rica através da sensório–percepção, a formação de base da inteligência, a partir das oportunidades oferecidas, em quantidade e qualidade adequadas , de exercitar sua vontade em realizar experiências, a comunicação entre a criança e o professor (adulto) através do gesto e da ação, filogeneticamente mais antigos, como medida prévia para uma comunicação simbólica e integrada, a instauração de um vínculo pedagógico personalizado e cooperativo , aberto a mutualidade família-escola de natação, a fim de formar um arquétipo educativo social prospectivamente válido. 
Segundo Arriba(2002): “As atividades aquáticas proporcionam à criança: o prazer de mover-se e brincar dentro da água; uma autonomia no meio aquático; a possibilidade de experimentar movimentos diferentes; uma melhoria do desenvolvimento físico e uma forma diferente de relacionar-se e cooperar.”
 As atividades psicomotoras na água para crianças constitui um dos principais objetivos para que consiga um desenvolvimento em busca da saúde e equilíbrio e desenvolver o gosto por atividades lúdicas que tragam prazer, dentro de suas capacidades psicomotoras fazendo com que continue praticando. (SENRA, 2005). Os pais que colocam seus filhos nas aulas de natação buscam muitas vezes por orientação medica e outros simplesmente para que seus filhos aprendam a nadar, mas na verdade muitos ou uma boa parte não sabem de todos esses benéficos da natação e que a criança deve também receber um acúmulo de experiências através das suas vivências, e contribui para sua melhor educação integral e é um excelente elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada. Tendo influencia no aspecto físico, psicológico, social (CARVALHO E COELHO, 2011)
 A influência da maturação biológica sobre os parâmetros da avaliação da aptidão física em escolares relacionada à saúde em crianças praticantes de natação é sumamente importante no processo de avaliar e comparar os níveis de aptidão física relacionada à saúde das crianças praticantes de natação. Estudos recentes referente à aptidão física relacionada à saúde para análise estatística, utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk, seguido do teste t de Student para comparação das médias entre os dois grupos avaliados. O nível de significância adotado foi de 5%. Os resultados demonstraram que a prática da natação foi capaz de melhorar a flexibilidade, a resistência abdominal e a resistência geral, sem modificação do índice de massa corporal (IMC), envergadura, perímetro de cintura e relação cintura/estatura nas crianças praticantes, quando comparadas às não praticantes. Concluiu-se que crianças que praticam natação melhoraram a aptidão física relacionada à saúde.
considerações finais.
Com este estudo se conclui que as crianças com idades entre três e seis anos apresentam benefícios significativos no que diz respeito aos aspectos de desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, esta criança fica mais interativa, sua criatividade esta sendo estimulada a todo o momento, já que o lúdico é benéfico para esta faixa etária e sem ele o professor passa a ter dificuldades para ensinamento da pratica da natação, já que as brincadeiras fazem parte desta fase da vida. E desse modo, todos os objetivos propostos nesta faixa etária são conseguidos de forma eficiente. De acordo com o estudo realizado neste trabalho, e com as referências feitas pelos autores no mesmo, podemos concluir que o ensinamento da natação infantil de três aos seis anos, engloba diversos assuntos, um deles é a influência dos pais, onde eles querem a independência dos filhos para pratica do esporte como um estilo recreativo, ou seja, em uma festa ou clube onde tenha piscina, os pais sempre tem que estarem atentos e muitos não gosta de acompanhar os filhos nesses momentos e querem a independência deles. Outro fator para a procura da natação que é muito comum é devido às indicações médicas relacionadas a doenças respiratórias. Todos esses fatores relacionados à busca da natação são muito benéficos, já que quando começam a fazer as aulas, atingem os objetivos alcançados e vão além daqueles relacionados à procura e os pais ou responsáveis ficam muito satisfeitos com o trabalho realizado. .
REFERÊNCIAS
SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação. 
GALDI, E.H.G (org.) Aprendendo a nadar com a extensão universitária. Campinas: Ipes Editorial, 2004.
GALLAHUE, David; OZMUN, John. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês,crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.
SANTOS, Rafael. Psicomotricidade. São Paulo: scribd, 2008.
CANOSSA, Sofia et al.Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação. Revista. Motriz.. 2007.
CARVALHO, Ana; COELHO, Diana. Natação para crianças:o que motiva os pais a escolherem esta modalidade esportiva para seus filhos. 2011.
FERNANDES, Josiane Regina Pejon; LOBO DA COSTA, Paula Hentschel.
Pedagogia da natação: um mergulho para além dos quatro estilos. Revista Brasileira Educação Física Esporte, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 5-14, 2006.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua 
Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
NOSSA, Sofia et al. Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação. Revista. Motriz. 2007

Continue navegando

Outros materiais