Buscar

RELATORIO CIENCIAS CONTABEIS

Prévia do material em texto

NOME COMPLETO E RA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2019
BONFIM-MG
4
2019
NOME COMPLETO E RA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2019
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado 2019.
BONFIM-MG
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................5
RESULTADOS OBTIDOS...........................................................................................6
DESENVOLVIMENTO.................................................................................................7
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................10
REFERÊNCIAS.........................................................................................................11
IDENTIFICAÇÃO
Nome do estagiário: 
R.A: 
Curso: Ciências Contábeis 
Semestre: 1
Ano: 2019
Início do estágio: 15/04/2019
Término do Estágio: 26/04 /2019
INTRODUÇÃO
A experiência do estágio é essencial na formação do aluno, uma vez que cada vez mais, o mercado de trabalho busca pessoas bem preparadas e com experiência no cargo pretendido. 
O aluno sai da faculdade, apenas com o conhecimento teórico o que na maioria das vezes não é suficiente, para suprir a necessidade da empresa, pois a maioria delas busca pessoas com um certo conhecimento prático no ramo pretendido.
O estágio foi realizado na empresa LMS Contabilidade, situada na cidade de Bonfim/MG, que atua no ramo de prestação de serviços contábeis a cerca de 5 anos, sendo sua fundadora Thaisa Borges Silva.
O mesmo teve uma carga horária de 100 (cem) horas, dividas em 60 (sessenta) horas dedicadas as atividades acadêmicas onde houve a preparação de atividades do estágio e 40 (quarenta) horas de atividades em campo, ou seja, atuando na contabilidade.
O estágio foi realizado no setor “Departamento de legalização”, onde ocorre abertura, alteração e baixa de empresas, bem como declaração de ITCD (imposto sobra transmissão causa mortis e doação), contratos e atendimento a clientes.
RESULTADOS OBTIDOS
Ser estagiário na LMS Contabilidade foi de grande valia para meu aprendizado, tendo em vista que consegui observar mais que apenas as propostas de salas de aula, na prática e aprender realmente como funciona a rotina de uma contabilidade.
 A proprietária Thaisa, muito atenciosa me recebeu de braços abertos, inicialmente me explicou com funcionava a rotina de sua contabilidade, bem como o que ela fazia e o que a sua colaboradora fazia. 
Aprendi quais são os procedimentos práticos para abertura de uma empresa, bem como alterações contratuais e baixas, ajudei também no atendimento aos clientes, onde pude ter contato com alguns mais tranquilos e também com outros mais exigentes.
Outro aprendizado foi quanto a elaboração de contratos de compra e venda, locação de imóveis comerciais e residenciais, comodato e meeiro, onde aprendi sobre cláusulas contratuais e como aplica-las quando necessário.
O convívio no dia a dia com a contadora Thaisa e com sua colaboradora, também foi de suma importância pois a troca de informações e experiências e reflexão sobre as dúvidas e aspectos diversos da contabilidade, bem como conversas sobre o que se encontra de bom nela e quais as maiores dificuldades, me fez ter uma visão ampla do que realmente é ser um contador e quais responsabilidades isso implica
Enfim, ao final desse estágio pude perceber o quão importante conviver com pessoas da área e ter uma noção do que se passa dentro de uma empresa que presta serviços contábeis trouxe um aprendizado que ninguém pode me tirar e percebi também o quão a teoria é melhor quando aplicada a prática.
DESENVOLVIMENTO
A LMS Contabilidade é uma microempresa do ramo de prestação de serviços contábeis, situada à Rua Melo Viana, 256 A, Centro da cidade de Bonfim/MG, CEP: 35.,480-000, contato (31) 3576-1317, cadastrada sob o CNPJ: 20.517.435/0001-15 e sua atividade principal é a prestação de serviços contábeis.
A mesma foi fundada por Thaisa Borges Silva, uma jovem contadora que devidos a seus anseios por crescimento e independência profissional resolveu se desligar de uma contabilidade da cidade, para se tornar dona da sua própria, o nome LMS veio por ser uma homenagem a seu falecido pai, Thaisa é empresária individual e é ela quem administra a empresa e conta com uma colaboradora.
A LMS vem crescendo na região, com apenas 5 (cinco) anos de criação (foi fundada em 27/06/2014 a mesma conta com um bom leque de clientes, tendo em vista que a cidade de Bonfim é pequena com pouco mais de 10.000 habitantes e ainda há 3 (três) concorrentes dentro da cidade e vários em regiões próximas, como Rio Manso e Piedade dos Gerais.
O estágio foi desempenhado no “Departamento de legalização de empresas” da LMS, onde desenvolvi atividades de abertura, alteração e baixa de empresas, atendimento a clientes, declaração de ITCD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) preparação de contratos diversos e demais rotinas relacionada a parte legal das empresas.
No primeiro dia de estágio a contadora e proprietária me mostrou toda contabilidade e explicou como eram os procedimentos adotados por ela e sua colaboradora no serviço, não somente na área em que eu iria estagiar, mas em todas as áreas do escritório, passei o horário todo observando a rotina das mesmas.
Nos próximos dias fomos adentrando ao departamento de legalização de empresas, bem como em suas particularidades e aspectos, primeiramente, aprendi a montar um processo de abertura de uma empresa, coletando os dados como: onde a empresa seria sediada, tipo jurídico que seria adotado na abertura da mesma, documentos do (s) proprietário (os) e etc.
A empresa que abrimos era uma cerâmica, primeiramente procuramos o CNAE compatível com essa atividade, já com os documentos do proprietário, documentos que comprovavam a localização da mesma e demais informações que eram necessárias, fizemos a consulta por nome no site da Jucemg (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais) que é o órgão de registro de empresas, a consulta viabilidade não foi liberada no mesmo dia, sendo assim passamos para outra atividade do setor.
Enquanto o processo da consulta viabilidade não era liberado, a contadora me ensinou a fazer um ITCD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação), antes de iniciarmos ela me explicou o porquê que esse imposto era devido e a quem era devido, neste caso é feito quando há transmissão de bens como o falecimento de alguém, divórcio ou doação de qualquer tipo de bem de determinada pessoa, onde parte de tal, será destinada a Receita Estadual.
Após a elaboração do ITCD e liberação da certidão de desoneração, voltamos ao processo de abertura da empresa, a viabilidade foi deferida, neste caso passamos para a elaboração do DBE (Documento Básico de Entrada no CNPJ), que é gerado no via cadastro sincronizado em um site da Receita federal, é neste documento que será gerado o CNPJ (cadastro nacional das pessoas jurídicas) da empresa, o protocolo da viabilidade é integrado no cadastro sincronizado e assim alguns dados que foram coletados pela Junta Comercial na consulta viabilidade já vão automaticamente para o sistema, após a transmissão do mesmo, aguardamos sua liberação.
Enquanto o processo não era liberado, a contadora me orientou sobre demais rotinas do setor, atendi a clientes que chegavam para obter informações e fazer contratos, fui ao banco e também ajudeia entregar documentos de clientes, ao fim o processo de abertura da empresa foi liberado, liguei para o mesmo informando e passei para os demais setores que deveriam incluir aquela empresa no sistema para demais rotinas contábeis.
Neste percurso, tive dificuldade em alguns procedimentos, pois a área é muito ampla e vasta e o tempo é pouco para tantas atividades a serem desenvolvidas, também pelo fato de quem trabalha nesse departamento também ser responsável por boa parte do atendimento a clientes, muitas vezes me perdi no que estava fazendo por ser “interrompido” por algum cliente que chegava para ser atendido, quando voltava ao processo tinha que retomar todo raciocínio do que estava fazendo e as vezes isso levava ao erro. 
Os processos desenvolvidos são em sua grande maioria bem complexos, o que demanda muita atenção, porém como o auxílio e boa orientação da contadora foi possível desenvolver e aprender tudo que foi passado de forma proveitosa, onde adquiri um vasto conhecimento.
Segundo Sebrae, para uma micro ou pequena empresa exercer sua atividade no Brasil, é necessário, algumas providencias como ter registro na Junta Comercial do Estado, na Receita Federal, Receita Estadual, Municipal e dependendo da atividade, ainda pode ser solicitado registro em órgãos ambientais. 
Pouco ainda se vê em livros relatos de procedimentos de legalização de empresas e os poucos que se acham estão defasados devido as constantes mudanças, por isso percebe-se a grande necessidade de estagiar em empresas do ramo uma vez que o que é visto em sala de aula não atende totalmente os anseios da profissão.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com o término do estágio, posso afirmar que sem dúvidas, foi uma experiência de grande importância processo meu desenvolvimento pessoal e profissional, fazendo com que o eu adquirisse conhecimentos da profissão e também permitiu a convivência com novas pessoas.
É no estágio que se aprende uma parte do que vamos fazer após o término do curso, uma vez que só a teoria é vaga para muitos assuntos dentro de uma contabilidade.
A preparação para o mercado de trabalho vem com o aprendizado dentro das empresas, no caso desse estágio supervisionado e com pedagógico pude compreender a rotina e como é grande a responsabilidade do profissional contador.
Apesar de ter feito o estágio no departamento de legalização, pude perceber o quanto todos os demais departamentos trabalham juntos, são interligados, onde uma atitude falha de um pode prejudicar as outras. 
O convívio com profissionais da área é extremamente enriquecedor, e o tempo que passei na empresa apesar de pouco, foi o suficiente para carregar uma bagagem enorme para a vida toda.
Como toda empresa, ainda que boa, ainda há alguns aspectos que podem ser melhorados, como a divisão de tarefas, por exemplo, as vezes um fica mais sobrecarregado que outros.
O estágio em campo agregou valor e conhecimento a minha carreira, o estágio me fez olhar para o curso com mais vontade de me aperfeiçoar e aprender sobre a área.
Portanto, o estágio em todas suas fases, seja acadêmica com a coleta a coleta de dados e a elaboração do relatório ou em campo, dentro de um escritório de contabilidade, são muito importantes para o aprendizado do estudante, onde desenvolvi minha criatividade, comunicação, raciocínio, atuei em equipe, enfim, boa parte do que é necessário para se tornar um profissional de ponta.
REFERÊNCIAS 
Manual do estágio. Disponível em <https://ead.avaeduc.com.br/mod/url/view.php?id=62227> Acesso em Março de 2019.
Guia prático para abertura de empresas. Disponível em <http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3350/material/Roteiro%20SEBRAE%20para%20abertura%20de%20empresa.pdf> Acesso em Março de 2019

Mais conteúdos dessa disciplina