Buscar

Avaliação II de Marketing- Individual FLEX ( Cod 442972)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Marketing (MKT23)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:442972) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11356025
	Nota da Prova:
	7,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo a American Marketing Association - AMA -, marca é um nome, designação, sinal, símbolo ou combinação deles. Existe um grande esforço das organizações no fortalecimento das marcas, contribuindo diretamente para ganhos financeiros. Sobre marcas e patentes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Somente a pessoa física que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva pode requerer o registro de uma marca.
(    ) A marca é o principal elo entre o negócio e o cliente, pois é a identificação do negócio e como ele se diferencia dos demais.
(    ) No Brasil, o pedido de concessão de patente deve ser feito ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	2.
	Diversas são as ferramentas disponíveis para se realizar um bom planejamento para as organizações. Elas vão desde planejamento estratégico, planos de marketing, matrizes e análises, tudo isso para ajudar o gestor a entender melhor o mercado em que atua e facilitar a tomada de decisões. Sobre a função das ferramentas para o planejamento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A matriz BCG categoriza produtos pelo preço, com os produtos de destaque sendo definidos como as estrelas do negócio.
	 b)
	Uma matriz BCG ajuda a definir visualmente a oportunidade de cada produto comercializado por uma empresa.
	 c)
	Produtos estrela possuem alta participação de mercado, mas com menor lucro que os produtos chamados de vacas leiteiras.
	 d)
	Produtos de destaque ou estrelas são aqueles mais comprados pelo mercado, mas também os que enfrentam maior concorrência.
	3.
	As pesquisas de mercado são fundamentais para que as organizações possam compreender a fundo as necessidades dos seus consumidores, bem como os pontos fortes e fracos de seu negócio. Para que possam colocar em prática uma pesquisa, as organizações necessitam estabelecer inúmeros critérios que contribuem para fazer a pergunta certa, no momento certo, para a pessoa certa. Sobre os tipos de entrevistas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As entrevistas estruturadas ocorrem sem a necessidade de questionário totalmente estruturado.
	 b)
	As entrevistas com grupos focais acontecem individualmente, sempre com um tema predefinido.
	 c)
	As entrevistas semiestruturadas são compostas por perguntas fechadas, onde o entrevistado tem a possibilidade de discorrer sobre o tema proposto.
	 d)
	Na entrevista em profundidade, o pesquisador questiona o consumidor sobre determinado tema.
	4.
	O posicionamento envolve a identidade e os diferenciais de valor ofertado ao cliente. Assim, o posicionamento quando bem planejado traz vantagem competitiva para a empresa. Sobre o posicionamento de marca, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não melhora a lembrança da marca, o que dá à empresa uma visão parcial do mercado consumidor.
	 b)
	Melhora a memorização da marca, gera valor e vantagem competitiva sobre os concorrentes.
	 c)
	Gera exclusividade de marca, diminuindo o desempenho do P de promoção.
	 d)
	Permite melhorar o desempenho da empresa, gerando valor e afastando distribuidores.
	5.
	Entender o mercado em que as empresas atuam é fundamental para a construção de estratégias competitivas. Nesse sentido, a segmentação contribui fortemente para o sucesso das organizações. Sobre o conceito de segmentação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  ) A segmentação é utilizada para identificar as ameaças e as oportunidades do ambiente externo e os pontos fortes e fracos da empresa do ambiente interno.
(  ) A segmentação é definida como o processo sistemático e objetivo de geração de informação para ajudar na tomada de decisões de marketing.
(  ) Segmentação é a ação de identificar e classificar grupos distintos de compradores que apresentem comportamentos de compra relativamente homogêneos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - F.
	6.
	O plano de marketing traz em seu conteúdo os planos e as estratégias necessárias para que uma organização alcance seus objetivos. Com ele aumentam as chances de sucesso da empresa, uma vez que ele traz em um só documento as ações a serem desenvolvidas. Sobre o plano de marketing, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não traz informações sobre marcas, já que é o mercado quem define informações sobre a qualidade e o posicionamento.
	 b)
	Atende aos anseios da organização seja em termos de formulação de estratégias para produtos e serviços, levando em consideração o comportamento dos consumidores.
	 c)
	São formulados com ações de longo prazo, geralmente de 10 a 20 anos, sempre tentando prever comportamentos futuros com base em tendências de mercado.
	 d)
	É como um documento que norteia as ações da organização perante o público que mais importa: o cliente interno.
	7.
	Para obter resultados que contribuam para os negócios nas pesquisas, o pesquisador necessita seguir etapas. Malhotra (2011) defende que a pesquisa segue determinadas etapas, que garantem melhores resultados aos problemas das pesquisas. Sobre os elementos da etapa da pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- A definição do problema é o primeiro passo da pesquisa, contribuindo para o alinhamento da pesquisa.
II- A coleta de dados da pesquisa é a última etapa do processo de pesquisa.
III- A análise SWOT é uma das etapas da pesquisa, em que os dados são analisados para posteriores análises estratégicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: foco na decisão. 3. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2011.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	8.
	Ronaldo tem 28 anos, gosta de jogar futebol aos sábados e não perde uma partida de futebol de seu time de coração. Ele compra as camisas de seu time toda vez que um novo uniforme é lançado, acompanha notícias e, além disso, coleciona produtos, como canecas e bonés relacionados ao time. Em uma análise mercadológica, a descrição de Ronaldo está relacionada a qual segmentação?
	 a)
	Geográfica.
	 b)
	Psicográfica.
	 c)
	Longitudinal.
	 d)
	Demográfica.
	9.
	A pesquisa de marketing deve ser utilizada pelas organizações para se conseguir ter leituras constantes sobre mercados e seus fenômenos. Com ela, é possível prever mudanças e descobrir oportunidades valiosas de mercado. Sobre a pesquisa de marketing, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Apresentam uma grande desvantagem quando se necessita de dados da concorrência, que são muito difíceis de se conseguir.
	 b)
	Ajudam as empresas a lançar produtos e serviços, mas não necessita obrigatoriamente entrevistar pessoas. Um bom acompanhamento das mídias ajuda com a informação necessária.
	 c)
	Dependendo do tipo de pesquisa e métodos utilizados, ela não pode em algumas situações servir como base para afirmações e tomada de decisão, como no caso das pesquisas exploratórias.
	 d)
	Possuem grande vantagem de trazer respostas exatas para organizações que precisam de dados, que podem ser usados ao longo de vários anos com base em pesquisa realizadas anteriormente.
	10.
	As empresas buscam se relacionar cada vez mais com seus clientes. Esta aproximação entre marcas, produtos, serviços e clientes pode ser um caminho para a fidelização. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequênciarelativa ao conceito do marketing de relacionamento:
	 a)
	A fidelização é resultado de um bom trabalho de marketing de relacionamento. O cliente fiel nunca deixará a empresa por uma oferta de um concorrente.
	 b)
	Uma relação contínua pode ser rompida pela oferta de preços mais baixos ofertada pelos concorrentes. Essa é a principal causa de troca pelos clientes de uma empresa.
	 c)
	A importância do marketing de relacionamento pode ser demonstrada na forma com que organizações cultivarão seus relacionamentos com o mercado, levando em consideração a reputação da marca.
	 d)
	O marketing de relacionamento busca entender o comportamento do consumidor para que se possa trazer clientes da concorrência por meio da publicidade com foco no preço e brindes
Parte inferior do formulário

Outros materiais