Buscar

art movimento avaliativa 3

Prévia do material em texto

N3 CORPO, MOVIMENTO E ARTE NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
CAPÍTULO 3 - A DANÇA E AS ARTES VISUAIS PODEM SER UTILIZADAS COMO INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ARTÍSTICA POR MEIO DO MOVIMENTO? 
Para as teorias com base na cognição artística da criança, os seus desenhos são considerados resultantes da compreensão que têm do mundo e das expressões de seu desenvolvimento intelectual. Daí a idéia de que a criança, como sujeito ativo, desenha o que sabe, o que ela conhece de si própria e do mundo ao seu redor, e não apenas o que ela vê. De acordo com o pensamento cognitivista, a criança vai desenvolvendo conceitos à medida que vai crescendo e adquirindo novas experiências (FERRAZ ).
 Os desenhos infantis são, portanto, palavras. Ao desenhar, a criança expressa coisas diferentes de sua inteligência ou nível de desenvolvimento mental: uma espécie de projeção da sua própria existência e da dos outros, ou melhor, da maneira pela qual se sente existir e sente os outros existirem (PORCHER, 1982, p. 108).
 A prática do desenho é muito importante para a criança na Educação Infantil e tem, como objetivo, a construção mental, o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo-emocional do ser humano. A falta dessa prática pode ser prejudicial para a criança em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem (BORGES; CLAUSS, s/d. p.1).
 Considerando as citações apresentadas e os conteúdos abordados ao longo da disciplina sobre artes visuais: expressão, comunicação e formas de pensar o desenho, no ensino fundamental, disserte sobre a importância do desenho para a expressão e o desenvolvimento da criança.
R: “O ato de desenhar envolve a atividade criadora; é através de atividades criadoras que a criança desenvolve sua própria liberdade e iniciativa e outros o que permitirá” (Lowernfeld, 1970 p.16)
Antes da criança iniciar sua jornada escolar inicia-se, na maioria das vezes, a expressão através do desenho. As primeiras garatujas são feitas por puro prazer e são encaradas como brincadeira. É riscando as paredes, o chão e até mesmo a si próprias, que os primeiros contatos com a arte visual ocorrem.
É na chance de registrar um momento, expressando como se enxerga o mundo e tudo aquilo que está dentro do mental da criança que chegamos à reflexão da importância que assume o desenho para o desenvolvimento infantil e, assim, para que os educadores a usem como ferramenta de grande valor no ofício cotidiano.
É viável elaborar brincadeiras onde se insira o desenho para que o professor possa analisar o nível de desenvolvimento de aprendizagem da criança e, deste modo, entender sobre sua maneira de exteriorização.
A prática do desenho é muito importante para a criança na Educação Infantil. Tem como objetivo a construção mental, o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo-emocional do ser humano. A ausência desse exercício pode ser prejudicial para criança no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, porém se suprido, teremos ótimos frutos, além disso, o processo de desenhar é relaxante e terapêutico!

Continue navegando