Buscar

Análise da Lei nº 12345/18 para a criação da sociedade de economia mista MÓVEIS DO BRASIL S.A

Prévia do material em texto

ATIVIDADES AVALIATIVAS A1 E A2
 DIREITO ECONÔMICO E DE DIREITO ADMINISTRATIVO II – SEMESTRAL 6º PERÍODO
A1- CASO PRÁTICO
O Presidente da República, em 10.08.2018, sancionou lei federal (Lei nº 12345/18) aprovada pelo Congresso Nacional, cujo conteúdo normativo refere-se à autorização para a constituição de sociedade de economia mista, a ser denominada MÓVEIS DO BRASIL S.A, nos termos do art. 2º, § 1º da Lei nº 13.303/16. 
Referida pessoa jurídica, que passará a integrar a Administração Pública Indireta, tem objeto social voltado à produção e comercialização de móveis domésticos a serem alienados em regime de plena concorrência com o setor privado, em todo território nacional. 
A lei prevê, ainda, a possibilidade da MÓVEIS DO BRASIL S.A. monopolizar a produção de móveis domésticos no país.
Dentre as regras de constituição de referida pessoa jurídica, consta que 70% das ações com direito à voto da companhia hão de ser destinadas a particulares, com livre alienação em bolsa de valores. Os 30% restantes serão de titularidade do Poder Público.
No que tange à contratação de pessoal, há previsão expressa no sentido de que os funcionários se submeterão ao regime estatutário federal da Lei nº 8.112/90, independentemente de concurso público. Ademais, previu-se a aplicabilidade de imunidade tributária recíproca à pessoa jurídica em questão.
Já em relação ao regime de contratação de obras e serviços, previu-se a ampla dispensa de observância ao regime de licitações, tanto em relação às atividades finalísticas da empresa, como em relação às atividades meio. 
Por fim, a Lei nº 12345/18 dispõe que eventuais litígios a envolverem a nova sociedade de economia hão de ser solucionados perante a Justiça Federal. 
Ante a aprovação da Lei nº 12345/18, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PRODUTORES DE MÓVEIS, entidade de classe de representatividade nacional, por compreender que a instituição da sociedade MÓVEIS DO BRASIL S.A criará sérios embaraços à livre concorrência, pretende questionar a constitucionalidade de referida norma perante o Supremo Tribunal Federal, nos termos do art. 103, IX da Constituição Federal. 
Considerando o caso acima descrito, responda as seguintes questões:
DIREITO ECONÔMICO
Quesito 1) O objeto social da sociedade de economia mista MÓVEIS DO BRASIL S.A está de acordo com os requisitos constitucionais que autorizam a participação do Estado em atividade econômica em sentido estrito em regime de concorrência?
Quesito 2) A concessão de imunidade tributária recíproca à MÓVEIS DO BRASIL S.A. é compatível com a Constituição? Por quê? 
Quesito 3) É possível a exploração de atividade econômica em sentido estrito em regime de monopólio pela União? Explique.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Quesito 4) As sociedades de economia mista se submetem ao regime de licitações em relação à contratação de obras, serviços, compras e alienações? Explique.
Quesito 5) Como se dá o regime de controle acionário nas sociedades de economia mista, tomando por base a presença de capital público e privado na constituição de referidas pessoas jurídicas?
Quesito 6) A contratação de funcionários pela MÓVEIS DO BRASIL S.A. sem prévia aprovação em concurso público está de acordo com a Constituição? Por quê?
ATIVIDADE A2
A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PRODUTORES DE MÓVEIS contratou seu escritório para emitir parecer jurídico sobre a legalidade e a constitucionalidade da Lei nº 12345/18. Elabore o parecer com base nos quesitos da Atividade A1. Na fundamentação dos quesitos 1, 3 e 5, cite ao menos uma obra doutrinária de referência para cada item. Nos quesitos 2, 4 e 6, faça uso de ao menos um precedente do STF para sustentar sua argumentação.

Continue navegando