Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I caso 14

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - CCJ0035 
Caso Concreto 14 
1ª Questão. Em um determinado caso concreto, o juiz julgou improcedente o pedido, antes mesmo da citação do réu, pois se tratava de hipótese prevista no artigo 332, I do Código de Processo Civil (Lei 13.105/15). É possível afirmar que este dispositivo ofende o princípio do contraditório? Justifique.
 Não há o que se falar em violação da contraditório em tese, quem teria o interesse de eleger possível violação ao contraditório seria o réu, já que não foi ouvido, ocorre que na improcedência liminar o réu não sofre qualquer prejuízo, muito pelo o contrário tal técnica apenas o beneficia deste modo não há o que se falar em violação, tratando-se o improcedência liminar de um instrumento compatível com o princípio da efetividade processual.
2ª Questão: ( FCC/PGE/2018) Quanto à petição inicial e ao pedido,
d) na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações sucessivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor, e serão incluídas na condenação, enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de pagá-las ou de consigná-las.

Continue navegando