Buscar

AVALIANDO TGP - CICLO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disc.: TEORIA GERAL DO PROCESSO   
	Aluno(a): ARTHUR RODRIGUES DOS SANTOS LEITE
	Matríc.: 201801279111
	Acertos: 0,4 de 0,5
	06/06/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201803981570)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre a aplicação da lei no espaço e no tempo é falso afirmar:
		
	
	as leis processuais se subordinam ao princípio da territorialidade;
	 
	a lei processual nova, encontrando processo em andamento aplica-se imediatamente, inclusive os atos já praticados deverão ser repetidos para respeitá-la.
	 
	o princípio da territorialidade sujeita o juiz a exercer a jurisdição não só dos nacionais como também os estrangeiros domiciliados no país;
	
	IV e V
	
	é competente o juiz brasileiro pra conhecer, decidir e executar as causas em que estrangeiros sejam partes, tanto no caso do réu ser domiciliado no Brasil como quando a lide verse sobre obrigação que tenha de ser aqui cumprida ou quando a ação se originar de ato ou fato praticado no Brasil.
	Respondido em 06/06/2019 14:11:36
	
Compare com a sua resposta: Consiste em ser o Direito Processual Civil um instrumento utilizado para compor os conflitos de interesses. Daí dizer-se de sua instrumentalidade como um meio usado pelos interessados (partes) para obter a resposta do Estado quanto ao direito que reclamam sempre comprovado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803981720)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É falso afirmar sobre as características da jurisdição, segundo doutrina sobre o tema:
		
	
	são os procedimentos para permitir que as partes pratiquem atos de disposição de seus direitos indisponíveis.
	 
	ausência de lide no processo de conhecimento.
	
	definitividade;
	
	a presença da lide, de regra.
	
	a inércia;
	Respondido em 06/06/2019 14:14:40
	
Compare com a sua resposta: Gabarito: a) Sim, a sentença penal condenatória transitada em julgado torna certa a obrigação de indenizar o dano (art. 94, I do CP). b) Não, ele utilizará a via da execução, mas como o título é ilíquido deverá promover previamente a liquidação da sentença, por arbitramento (art. 475-C do CPC). A sentença penal condenatória transitada em julgado é titulo executivo judicial (art. 475-N, II do CPC.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803981359)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB / RJ) O princípio dispositivo, também denominado de princípio da inércia da jurisdição, significa que:
		
	
	cabe ao réu manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petição inicial.
	
	o juiz conhecerá de ofício, a qualquer tempo ou grau de jurisdição, enquanto não proferida a sentença de mérito, das questões de ordem pública;
	
	caberá ao juiz, de ofício, ou requerimento da parte, determinar as provas necessárias à instrução do processo, indeferindo diligências inúteis ou meramente protelatórias;
	
	No exemplo de um autor que pede a declaração da paternidade do réu, o pedido mediato é a declaração da existência da relação jurídica e o imediato, a paternidade.
	 
	nenhum juiz prestará tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, salvo nos casos e formas legais;
	Respondido em 06/06/2019 14:19:03
	
Compare com a sua resposta:
a) A doutrina não considera a arbitragem como modalidade jurisdicional propriamente dita, porque a jurisdição é função exclusiva do Estado, enquanto a arbitragem é exercida pelo particular. O mestre Athos Gusmão Carneiro na sua obra "Jurisdição e Competência" define-a como jurisdição anômala, pois apresenta uma característica idêntica: tem como objetivo alcançar a pacificação social. Lembrar, ainda, aos estudantes que a sentença proferida pelos árbitros fazem coisa julgada material e constitui título executivo judicial, segundo a Lei 9307/96.  
b) Não há que se falar em ofensa ao principio do acesso à justiça, estabelecido no artigo 5º, XXXV da CRB, uma vez que as partes não são obrigadas a estabelecer a arbitragem, trata-se de uma faculdade e somente nos restritos casos estabelecidos na lei 9307/96. É bom lembrar que a matéria não pode envolver direitos indisponíveis. A arbitragem é um instrumento eficaz de acesso à justiça e é muito utilizado nos países do primeiro mundo, desafogando o Poder Judiciário de demandas, que se lá fossem promovidas, em regra, dependeria da prova pericial, ou seja, a solução da lide estará quase que irremediavelmente fundada nessa prova, ficando o jurisdicionado jungido aos procedimentos processuais que, ainda, apesar das reformas, não alcançam a desejada celeridade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804358264)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Aponte a opção incorreta a respeito do Código de Processo Civil de 2015:
		
	
	O CPC de 2015 surge com maior celeridade à prestação da justiça, atentando à premissa de que há sempre bons materiais a serem aproveitados da legislação anterior, mas, também, firme na crença de que são necessários dispositivos inovadores e modernizantes;
	 
	O procedimento é abreviado, o número de recursos é aumentado para permitir maior segurança jurídica, os precedentes passam a ter maior prestígio, o processo eletrônico é viabilizado;
	
	Prioriza-se a conciliação, incluindo-a como o primeiro ato de convocação do réu a juízo, uma vez que proporciona larga margem de eficiência em relação à prestação jurisdicional.
	
	O novo CPC surge como uma resposta para a necessidade de um processo mais celere e constitucionalizado.
	
	Há uma maior preocupação em unir os princípios dispostos na Constituição Federal e a condução do processo.
	Respondido em 06/06/2019 14:19:04
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201803981982)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(TJ/PE 2013 - FCC - JUIZ SUBSTITUTO) Cabe ao réu manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petição inicial, e, se não o fizer, como regra geral presumir-se-ão verdadeiros os fatos não impugnados. Esse ônus concerne ao princípio processual da:
		
	 
	eventualidade.
	
	isonomia processual.
	
	A inclusão do direito fundamental à razoável duração do processo, no texto constitucional, deu nova feição ao princípio do impulso oficial no âmbito do processo civil permitindo aos magistrados de forma ampla a liberdade de condução do processo, produzindo provas e conhecendo de ofício questões úteis à célere pacificação social através da prestação jurisdicional, ainda que não suscitadas pelas partes.
	
	duração razoável do processo
	
	congruência.
	Respondido em 06/06/2019 14:19:06
	
Compare com a sua resposta: O mais específico seria sem dúvidas o quarto e último princípio apontado na aula 1 pelo jurista que é o da proporcionalidade. O referido princípio se consubstancia na necessidade de escolha pelo julgador. Ele se vê constantemente diante de inúmeros dilemas, examinando as possíveis soluções que mais se harmonizem com os princípios informadores do direito, e com os fins a que determinado conjunto de regras visa a alcançar, privilegiando, ao final, o interesse mais valioso.´Entretanto sempre é também cabível o Princípio do Devido Processo Legal , que na verdade é a base de todos os demais.

Outros materiais