Buscar

Avaliando de Direito do Trabalho

Prévia do material em texto

Sobre a aplicação da lei trabalhista no espaço, analise as assertivas seguintes:
 I - O princípio da Lei do Pavilhão ou da Bandeira (constante da Convenção de Direito Internacional Privado de Havana, ratificada pelo Decreto n. 18.871/1929 ¿ Código de Bustamante) dispõe que as relações de trabalho da tripulação de navios regem-se pelas leis do local da matrícula da embarcação.
II - O princípio do centro de gravidade ou, como chamado no direito norte-americano, most significant relationship, afirma que as regras de Direito Internacional Privado deixarão de ser aplicadas, excepcionalmente, quando, observadas as circunstâncias do caso, for verificado que a causa tem um vínculo substancial mais significativo com outro Estado, passando-se a aplicar a lei desse país em detrimento da Lei do Pavilhão.
III - A Convenção das Nações Unidas sobre Direitos do Mar afirma que, em alto mar, os navios se submetem à jurisdição exclusiva do Estado da bandeira, mesmo que não haja um vínculo substancial entre o Estado e o navio, impedindo, assim, a aplicação do princípio do centro da gravidade para os países convenentes, entre eles, o Brasil.
 Assinale a alternativa CORRETA:
		
	Apenas a assertiva III está incorreta.
	Não respondida
	Apenas a assertiva I está correta. 
	Apenas as assertivas II e III estão incorretas. 
	Todas as assertivas estão corretas. 
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805118098)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O trabalhador que presta serviços através da intermediação de uma empresa prestadora de mão de obra para uma empresa tomadora de serviços é considerado:
		
	doméstico
	terceirizado
	estagiário
	autônomo
	domicílio
	
	
	3a Questão (Ref.:201805096603)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) se aplicam, de um modo geral, aos
	
	funcionários públicos civis.
	empregados domésticos.
	trabalhadores rurais.
	servidores de autarquias com regime próprio.
	
	
	Empregados das empresas públicas
	
	
	4a Questão (Ref.:201805096558)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	NÃO é um direito do trabalhador transferido para prestar serviço no exterior, nos termos da Lei nº 7.064, de 6 de dezembro de 1982: 
		
	
	A aplicação da legislação brasileira sobre Previdência Social, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço − FGTS e Programa de Integração Social − PIS/PASEP. 
	
	A partir do 2º ano de permanência no exterior, gozar férias anuais no Brasil, com o custeio da viagem para o empregado, seu cônjuge e demais dependentes com ele residentes correndo por conta da empresa. 
	
	A percepção de um adicional de transferência além do salário-base.
	 
	A aplicação da Lei brasileira de proteção ao trabalho independentemente do país onde esteja prestando serviço. 
	 
	O retorno, ao Brasil, com as despesas pagas pelo empregador, ao término do período de transferência ou quando completarem-se três anos de sua saída do País. 
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805105776)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Como diria Drummond, em momento cético e ao mesmo tempo indignado, ¿Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo¿. O Direito do pós-guerra tenta incorporar o sentimento do mundo e o Direito do Trabalho vale-se da compreensão do sofrimento para se integrar de valores humanos. O jurista trabalhista, então, parafraseando o poeta, poderá dizer: tenho em minhas mãos o sofrimento do mundo. Considerando o anseio maior da construção da paz mundial, conforme estabelecido no Pacto da Sociedade das Nações ao término da Primeira Guerra Mundial, o Direito do Trabalho foi integrado às bases da nova ordem jurídica, sendo-lhe atribuída, desde então, a função de:
		
	
	promover a justiça social
	
	incentivar o trabalho decente
	
	garantir a autonomia privada
	
	coibir agitações perturbadoras da ordém
	
	premiar as diferentes competências humanas
	
	
	1a Questão (Ref.:201805095729)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com base nas previsões legais da CLT acerca do contrato individual do trabalho, assinale a alternativa correta.  
		
	
	A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados. 
	
	Contrato individual de trabalho é o acordo que sempre deve ser feito de forma expressa, em razão da especificidade do contrato, correspondente à relação de emprego.
	
	Para fins de contratação, o empregador não exigirá, do candidato a emprego, comprovação de experiência prévia por tempo superior a nove meses no mesmo tipo de atividade.
	
	Os direitos oriundos da existência do contato de trabalho deixarão de existir em caso de falência, concordata ou dissolução da empresa. 
	
	O contrato de experiência, que não poderá exceder a 60 dias, é uma das possibilidades apresentadas pela lei para os contratos por prazo determinado. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805083654)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre o trabalho rural, à luz da legislação vigente, assinale a alternativa correta:
		
	
	E empregado rural a pessoa física que presta serviços em área rural, ainda que destinada exclusivamente ao descanso e entretenimento do empregador e de sua família.
	 
	O produtor rural pessoa física poderá realizar contratação de trabalhador rural por pequeno prazo para o exercício de atividades de natureza temporária. A contratação de trabalhador rural por pequeno prazo que, dentro do período de 1 (um) ano, superar 2 (dois) meses fica convertida em contrato de trabalho por prazo indeterminado, observando-se os termos da legislação aplicável.
	
	Salvo as hipóteses de autorização legal ou decisão judiciária, poderá ser descontada do empregado rural, calculada sobre o salário mínimo, até o limite de 30% (trinta por cento) pela ocupação da morada; rescindido ou findo o contrato de trabalho, o empregado será obrigado a desocupar a casa de imediato.
	 
	Considera-se trabalho noturno o executado entre as vinte e duas horas de um dia e às cinco horas do dia seguinte, na lavoura, e entre as vinte e três horas de um dia e às seis horas do dia seguinte, na atividade pecuária.
	
	Durante o prazo do aviso prévio, se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, o horário normal do empregado rural será reduzido de 2 (duas) horas diárias, sem prejuízo do salário integral, ou por 7 (sete) dias corridos, caso opte por trabalhar a jornada integral.
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805118093)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O trabalhador que presta serviços assumindo os riscos da sua atividade econômica é considerado:
		
	
	domicílio 
	
	avulso
	
	estagiário
	
	doméstico
	
	autônomo
	
	
	4a Questão (Ref.:201805118154)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, para a configuração do grupo econômico
		
	
	as empresas não podem guardar autonomia entre si, sendo imprescindível a efetiva comunhão de interesses e atuação conjunta. 
	
	basta a identidade de sócios e atuação conjunta das empresas.
	
	é suficiente a atuação conjunta das empresas e a coincidência de domicílio.
	
	há necessidade de as empresas estarem sob direção, controle ou administração de outra, constituindo uma espécie de holding.
	 
	é necessária a demonstração do interesse integrado, a efetiva comunhão de interesses e a atuação conjunta das empresas dele integrantes.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805098597)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os princípios norteadores do Direito do Trabalho, considere:
 
I. O princípio da primazia da realidade ou do contrato realidade autoriza a descaracterização de uma pactuada relação civil de prestação de serviços, instrumentalizada em documento escrito, desde que, no cumprimento do contrato, despontem, objetivamente, todos os elementos fático-jurídicosda relação de emprego.
II. O princípio da intangibilidade salarial deve ser analisado de forma absoluta, admitindo-se exceção única quando se verificar a anuência expressa do trabalhador, por escrito, em razão da efetiva possibilidade de manutenção de seu emprego.
III. O princípio da continuidade do qual o contrato de trabalho constitui presunção favorável ao empregador em razão da segurança jurídica contratual, razão pela o ônus da prova, quanto ao término do contrato de trabalho, é do trabalhador, nas hipóteses em que são negadas a prestação dos serviços e o despedimento.
IV. Em consonância com o princípio da intangibilidade contratual objetiva, a mudança subjetiva perpetrada no sujeito empregador não se configura apta a produzir mudança no corpo do contrato, em seus direitos e obrigações.
 
Está correto o que se afirma APENAS em 
		
	
	
	II,III e IV 
I e II. 
	III e IV
	I e III
	
	
 I e IV
	Os princípios possuem uma função integrativa de lacunas, dentre outras funções. Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Segundo o princípio da primazia da realidade no Direito do Trabalho, predomina a verdade real em face da verdade formal, ou seja, predomina a verdade da forma em face da verdade dos fatos.
	 
	O princípio da norma mais favorável foi mitigado, pois havendo conflito entre acordo e convenção coletiva, o acordo sempre irá prevalecer.
	
	O princípio da irredutibilidade salarial não sofre qualquer tipo de mitigação, não podendo Acordo Coletivo de Trabalho ou Convenção Coletiva de Trabalho dispor sobre redução salarial.
	
	O princípio da proteção subdivide-se em 3 outros princípios: in dubio pro societa, da aplicação da norma mais favorável e da condição mais benéfica.
	 
	Em relação ao princípio da aplicação da norma mais favorável, não se pode aplicar a Teoria do Conglobamento.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805105758)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as assertivas abaixo sobre a formação histórica do Direito do Trabalho.
I - Getúlio Vargas não inaugura a legislação social no Brasil, pois, antes de ele assumir o poder, já havia normas esparsas de proteção ao trabalho, mas é a partir da década de 1930 que o Direito do Trabalho passa a ser estruturado no país.
II - Com o Golpe de 1964, a evolução do Direito do Trabalho foi refreada, em benefício de medidas de economia pura, notadamente financeiras, com vistas a resultados de curto prazo.
III - A globalização da economia, cuja efetivação nos moldes atuais se dá por volta dos anos 2000, acarreta uma acentuada tendência à universalização e padronização das regras de proteção ao trabalho, com participação marcante da Organização Internacional do Trabalho.
		
	I
	II
	I e II
	I, II e III
	III
	
	
	3a Questão (Ref.:201805096083)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC 2018) Sobre grupo econômico e implicações no contrato de trabalho, considere:
 
I. As empresas que integram um grupo econômico respondem solidariamente pelas obrigações decorrentes da relação de emprego, quando, mesmo guardando cada uma delas personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, exceto se possuírem cada uma sua autonomia.
II. Para a configuração do grupo econômico, é necessário que haja identidade de sócios, independentemente da demonstração de interesse integrado, comunhão de interesses e a atuação conjunta das empresas dele integrantes.
III. O sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, observada a ordem de preferência.
IV. O sócio retirante responderá subsidiariamente com os demais quando ficar comprovada fraude na alteração societária decorrente da modificação do contrato.
 
Está correto o que consta de
		
	
	I e IV, apenas.
	
	II, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	 
	III, apenas.
	Respondido em 29/05/2019 16:46:19
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805098590)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(INAZ 2018) Sobre o Direito do Trabalho, qual alternativa apresenta uma proposição incorreta?
		
	
	A ideia de aplicação do que for mais benéfico para o trabalhador a partir da norma mais favorável identifica o princípio do in dubio pro operário.
	
	São fontes do Direito do Trabalho a Constituição Federal, as leis, os decretos e regulamentos, as portarias, acordos coletivos, convenção coletiva, sentença normativa, os regulamentos das empresas, os costumes e os contratos de trabalho.
	
	Entende-se por acordo coletivo o pacto celebrado entre uma ou mais empresas com o sindicato dos empregados.
	
	O contrato de trabalho é o acordo correspondente à relação de emprego. 
	 
	O Direito do Trabalho é um ramo do Direito Público.
	Respondido em 29/05/2019 16:44:29
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805088835)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(IV Exame Unificado OAB) Com relação ao contrato de aprendizagem, assinale a alternativa correta.
		
	
	. É um contrato por prazo determinado cuja duração jamais poderá ser superior a dois anos.
	
	 A duração do trabalho do aprendiz não pode exceder de quatro horas diárias, sendo vedada a prorrogação e a compensação de jornada.
	
	É um contrato especial de trabalho que pode ser ajustado de forma expressa ou tácita.
	 
	Salvo condição mais favorável, ao menor aprendiz deve ser assegurado o salário mínimo hora.
	
	 O aprendiz é um trabalhador que não tem vínculo de emprego reconhecido pela CLT e, por isso, a duração do trabalho pode exceder de quatro horas diárias, nos termos do ajuste entre contratante e contratado.
	Respondido em 29/05/2019 16:35:42
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	1a Questão (Ref.:201805122838)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao contrato por tempo parcial assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	No contrato de tempo parcial as férias serão regidas na forma do artigo 130 da CLT.
	
	No contrato de 26 horas semanais é permitida a realização de 06 horas diárias, cabendo compensação até a semana posterior de sua execução.
 
	
	É permitida a conversão de 1/3 das férias em abono pecuniário para o trabalhador em tempo parcial.
	
	No contrato inferior a 26 horas semanais são permitidas 06 horas extras semanais, com possibilidade de compensação até a semana posterior a sua execução.
	 
	No contrato de 30 horas semanais são admitidas no máximo 02 horas extras por dia, não cabendo compensação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805105751)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A pessoa física que presta serviços esporádicos a uma ou mais empresas, sem, contudo, manter relação de emprego com qualquer delas, é considerada trabalhador
		
	
	comissionado
	
	autônomo
	
	temporário
	 
	eventual
	
	avulso
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805122220)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo a Legislação vigente, qual o prazo máximo de um contrato de um jovem aprendiz, levando em consideração que o aprendiz não é pessoa com deficiência:
		
	Quatro anos.
	Três anos.
	Um ano.
	Dois anos.
	Treze meses.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805135321)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É nova modalidade de contrato de trabalho inserida pela Reforma Trabalhista:
		
	contrato coletivo
	contrato a prazo indeterminado
	contrato de equipe
	contrato intermitente
	contrato a prazo determinado
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805129860)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Considerando as hipóteses de suspensão e interrupção do contrato de emprego, analise as assertivas abaixo:
Somente é possível haver a interrupção do contrato, mas não a suspensão e rescisão.
Sãoefeitos comuns à suspensão e interrupção: continuidade do vínculo empregatício; direito do empregado retornar ao emprego com todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa; e impossibilidade de extinção do contrato por ato unilateral, salvo por justa causa ou extinção da empresa.
A falta justificada do empregado na hipótese de colaborar com a justiça na qualidade de testemunha não impede o desconto em seu salário, pois não é caso de interrupção do contrato de trabalho.
Na suspensão parcial do contrato, também conhecida como interrupção, é possível que o empregado se ausente do serviço por até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que viva sob sua dependência econômica.
O empregado pode se ausentar do serviço por 10 (dez) dias seguidos em cada vez que for mesário nas eleições.
Assinale apenas uma alternativa correta.
		
	Apenas as assertivas i, iii e v estão corretas.
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	Apenas as assertivas ii e iv estão corretas.
	Apenas as assertivas i, ii e iii estão corretas.
	Apenas as assertivas iv e v estão corretas.

Continue navegando