Buscar

APOL história Moderna

Prévia do material em texto

A II Guerra Mundial termina. As principais potências imperialistas (França e Inglaterra) saíram completamente arrasadas da guerra, tornando insustentável a manutenção de seus vastos territórios coloniais. Foi durante essa época que se iniciou o movimento de descolonização afro-asiática”. 
A partir do texto e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as afirmativas a seguir, sobre o processo de descolonização afro-asiática:
I. Em comum, as independências africanas tiveram o suporte ideológico do liberalismo econômico e a adoção de regimes democráticos que garantiram a estabilidade política dos novos países.
II. A Índia foi uma das primeiras possessões coloniais a alcançar sua independência, a partir do movimento de desobediência civil liderado por Mahatma Gandhi.
III. Nos processos de descolonização da Ásia, assim como na África, verificou-se o predomínio de negociações pacíficas entre os países e suas antigas metrópoles, sustentadas por acordos de paz sustentados pela ONU após a Segunda Guerra Mundial.
IV. Estados Unidos e União Soviética, interessados em fazer crescer suas áreas de influência no contexto pós-Segunda Guerra, interferiram no processo de independência de diversos países. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	B	II e III
 “É incrível o sentimento de vingança cada dia mais forte neste país. Todos falam em guerra. Começando pelos apresentadores de televisão, pelos governantes e pelo próprio povo. Quem quer que sejam os autores, não estarão preparados para as consequências? Armas químicas, biológicas, nucleares. Isso pode ser um caos. Espero que a guerra seja evitada e que tudo se resolva com paz”. 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as afirmativas a seguir a respeito do atentado de 11 de setembro de 2001 e suas consequências:
I. Os ataques terroristas de 11 de setembro foram assumidos pela organização terrorista al-Qaeda, dirigida pelo saudita Osama Bin Laden.
II. Em resposta aos ataques, os Estados Unidos reforçaram sua segurança interna e iniciaram uma ação militar contra o Iraque, onde Bin Laden estaria refugiado.
III. No âmbito interno, as ações de segurança adotadas pelos Estados Unidos causaram polêmica por incluírem a aprovação de um conjunto de leis que concedia ao governo o direito de espionar suspeitos de terrorismo.
IV. Após o 11 de setembro, além do Iraque, os Estados Unidos invadiram o Afeganistão, pois o governo Talibã manifestou apoio às ações da Al-Qaeda. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
			C	I, III e 
“O trabalho industrial – e principalmente o trabalho numa fábrica mecanizada – impõe uma regularidade, uma rotina e uma monotonia totalmente diferente dos ritmos pré-industriais de trabalho, – que dependem da variação das estações do tempo, da multiplicidade de tarefas em ocupações não afetadas pela divisão racional do trabalho, pelos caprichos de outros seres humanos ou de animais, e até mesmo pelo desejo de se divertir em vez de trabalhar”. 
A partir da afirmação acima e dos conteúdos trabalhados no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as seguintes afirmativas sobre as transformações sociais decorrentes da Revolução Industrial: 
I. As fábricas modificaram a forma de produção manufatureira, de forma que os trabalhadores perderam ainda mais sua autonomia com relação ao sistema produtivo e aos ritmos de trabalho.
IV. Nas fábricas, o cotidiano dos trabalhadores era marcado por intensas jornadas de trabalho, baixos salários e pela utilização de mão de obra infantil. 
Estão corretas apenas as afirmativas
	
	C	I e IV
	
“Terminara uma das maiores batalhas da história. Dos 250 mil soldados restavam cerca de 100 mil em péssimas condições de saúde. E pela primeira vez um marechal-de-campo do exército alemão caiu prisioneiro. A batalha de Stalingrado significou o ponto mais alto da Segunda Guerra Mundial, ao mesmo tempo em que significou a virada definitiva da maré”. 
A partir do texto e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, sobre a batalha de Stalingrado, assinale a alternativa correta:
D	A batalha de Stalingrado ocorreu na Rússia, terminou com a vitória do exército soviético sobre as tropas nazistas.
“Nós, que sobrevivemos aos campos, não somos verdadeiras testemunhas. Esta é uma ideia incômoda que passei aos poucos a aceitar, ao ler o que os outros sobreviventes escreveram – inclusive eu mesmo, quando releio meus textos após alguns anos. Nós, sobreviventes, somos uma minoria não só minúscula, como também anômala. Somos aqueles que, por prevaricação, habilidade ou sorte, jamais tocaram o fundo. Os que tocaram e os que viram a face dos Górgonas, não voltaram, ou voltaram sem palavras”. 
De acordo com o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, sobre os campos de concentração nazista, assinale a alternativa correta:
		B	Eram incluídos entre os prisioneiros dos campos de concentração: judeus, homossexuais, ciganos, deficientes físicos, doentes mentais, grupos religiosos e opositores políticos, indivíduos que, de acordo com Hitler, deveriam ser eliminados para o aperfeiçoamento da raça ariana.

Continue navegando

Outros materiais