Buscar

Estudo de Caso AII Introducao a Educacao Fisica

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO	
	MÓDULO/FASE
	Módulo A Fase II - Bacharelado
	DISCIPLINAS
	Introdução à Educação Física
	TEMA
	Conhecimento científico e conhecimento comum
	
PROBLEMA
	Em uma discussão realizada em sala de aula pelo tutor de
Educação Física, os alunos do curso de bacharelado adentraram o tema mercado de trabalho, assunto de extrema importância para aqueles que estão buscando graduação formal e uma vaga no mundo profissional. Em certo momento, um dos alunos fez a seguinte afirmação aos colegas e ao tutor:
- Eu sempre trabalhei na área esportiva com os conhecimentos adquiridos durante a minha trajetória como atleta, mas nunca soube de fato responder a alguns questionamentos que os meus alunos faziam nos treinamentos, diferentemente do professor graduado em Educação Física que meticulosamente tinha conhecimentos científicos para responder a todos com propriedade e segurança. Ao longo dos anos fui percebendo que eu tinha apenas um conhecimento de senso comum e não possuía o conhecimento científico para responder com embasamento ao que os alunos me perguntavam e, por isso, resolvi voltar a estudar.
	
QUESTÃO ORIENTADORA
	1 - O que difere um profissional de Educação Física graduado
daquele que ainda atua de forma irregular em muitos estabelecimentos esportivos espalhados pelo país?
2 - O senso comum e o senso científico são o diferencial na atuação e sucesso do profissional de Educação Física? Justifique sua resposta.
*Responda no formato de resposta-texto.
	REFERENCIAL
TEÓRICO
	
MAFFEI.S.W, Introdução à formação em Educação Física. Curitiba: InterSaberes, 2017. (Capítulo 2, p. 63). Disponível na Biblioteca Virtual.
Conhecimento científico e senso comum: ensino de ciências na educação de jovens e adultos - EJA para a
formação	crítica.	Disponível	em:	<http://cac- php.unioeste.br/eventos/serprof/anais/trabalhos/artigo/artigo/3
2.pdf> Acesso em 01 Mar. 2019.
A diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento comum, existem vários aspectos de conhecimento comum repasse somente aquilo que o profissional aprendeu no seu dia-a-dia enquanto observava ao longo da vida os profissionais que tinha o conhecimento científico, mas não podia ele explicar como por exemplo uma simples pergunta de porquê músculo contrai, enquanto o profissional conhecimento científico, poderia dar uma explicação minuciosa de todos os detalhes. 
A falta de conhecimento científico pode inclusive acarretar aplicação não correta de um movimento ou exercício, podendo ocasionar lesões para vida toda. Enquanto profissional que obteve o conhecimento através dos cursos, poder aplicar atividade física correta sabendo da capacidade a limitação de cada indivíduo, obtendo êxito ao propósito objetivado.

Continue navegando