Buscar

trabalho certo

Prévia do material em texto

O modelo Canvas
Todo negócio precisa de uma estrutura para funcionar. Simples ou complexa, essa estrutura é que tornará possível viabilizar sua proposta de Valor.
Todos já ouvimos falar a famosa frase atribuída a um proverbio africano: “se quer ir rápido, vá sozinho, se quiser ir longe vá em grupo”. Esta frase reflete bem o modelo canvas.
Portanto o modelo canvas é um modelo indicado para Felipe, onde podemos reinventar sua empresa, e novamente reerguê-la com ideias criativas para o sucesso do negocio. 
1. Proposta de valor.
Quando já se sabe o que fazer fica mais facilitado atingir um pulblico alvo, no caso de Felipe que é um restaurante, sabendo o perfil de seu publico ele precisara:
Desenvolver produtos conforme a necessidade do usuário
Economizar tempo e dinheiro
Entender as necessidades do cliente
Comparar o que você esta entregando com a necessidade do cliente
Um dos pontos fracos é a dificuldade de se colocar na posição do cliente e entender o seu mundo, se a equipe não for preparada pode ter problemas em identificar as necessidades dos clientes ou benefícios do seu produto, sugiro que Felipe participe de algum treinamento ou converse com equipes e pessoas experientes para auxiliar em sua utilização. 
Vale a pena também destacar alguns princípios que Felipe poderá desenvolver dentro do processo da proposta de valor.
1.1 Excepcionalidade
A palavra pode até ser um pouco rebuscada, mas seu objetivo é bem simples. Busque uma proposta de valor que seja excepcional, ou seja, original ao que o mercado já conhece. Nesse momento é importante estimular a criatividade, por exemplo, o restaurante poderá fornecer um tipo de serviço que nenhum outro fornece.
1.2 Excelência
Existe um ditado que diz “não importa o que você faça, mas faça bem feito”, e ele é perfeito para este caso.
1.3 Exclusiva
É extremamente importante que perante aos seus concorrentes a proposta de valor seja única. A importância da exclusividade é devido ao apelo que isso leva aos consumidores modernos, que geralmente escolhem marcas que possam proporcionar a eles o que as outras não podem.
1.4 Desejável
O desejo vem da necessidade, não se pode criar a necessidade por algo, mas o desejo sim.
É importante Felipe levar em consideração a lista de empresas que fazem parte de seu setor, os tipos de clientes que possui e que tipo de desejos pode aguçar neles, sendo que quanto mais desejos instigar e for capaz de suprir, mais eles irão comprar seu produto ou serviço.
2- Para quem?
Perguntas Chave para Felipe. 
 Publico Alvo
 Para quem estamos criando valor? 
  Quais são as características deste(s) segmento(s)?
Quem são os nossos potenciais clientes
 Os Clientes são o coração de qualquer empresa. Sem clientes, nenhuma empresa pode sobreviver por muito tempo. Para melhor satisfazer os clientes, uma empresa pode agrupa-los em segmentos distintos, com necessidades comuns, comportamentos, entre outros atributos. 
 Felipe deve fazer uma decisão consciente sobre quais segmentos a servir e quais ignorar. Uma vez que a questão é tomada, um modelo de negocio pode ser cuidadosamente projetado em torno de um forte entendimento de especificações do cliente e suas necessidades. 
2.1Grupos de clientes representam segmentos distintos:
• Se as suas necessidades requerem e justificam ofertas diferentes.
• Se eles são alcançados através de Canais de Distribuição diferentes.
• Se eles exigem diferentes tipos de relacionamentos.
• Se eles estão dispostos a pagar por aspectos diferentes da oferta.
3- Canais
Existem dois tipos de canais, os Diretos e Indiretos, que também podem ser classificados como particulares e parceiros. Vamos a explicação:
3.1- Equipes de Vendas (física ou digital)
O maior diferencial deste tipo de canal é que tem margem de lucro bem maior, porém podem dispender um investimento inicial relativamente alto para preparar e iniciar as operações, como por exemplo na estrutura e divulgação.
3.2- Franquias, Lojas parceiras ou atacadistas
Os Canais levam à margem de lucro a um percentual menor, porém os canais parceiros que são indiretos podem trazer outras vantagens ao negócio como distribuição de atacado, revenda, sites de parceiros, reconhecimento da marca, divulgação e a penetração rápida no mercado.
Para escolher o canal que mais se adequa a Jornada de Compra do seu cliente, você deve levar em conta alguns preceitos:
Entender se os hábitos e práticas de compra do segmento de clientes estão bem alinhados com os canais dos produtos.
Dar preferência a canais que fortalecem o processo de vendas.
Levar em consideração o custo para o meu Modelo de Negócios
Entender toda a complexidade do processo de compra e adaptar os canais que melhor se adequam a cada situação.
Não esqueça de sempre levar em consideração testar as tendências, como é o caso dos canais digitais, em especial as lojas virtuais, seja no Facebook ou na web
4- Como Conseguir Parceiros 
Parceiros podem levar sua empresa mais longe e Felipe poderá aplicar alguns passos para fechamento da sua parceria. 
4.1 Identifique principais parceiros
Para uma parceria de negócios render bons frutos Felipe deve observar que a parceria precisa ser vantajosa para todos os envolvidos. Por isso, antes de abordar, deixe claro o que cada parte tem a ganhar com esta associação.
Identifique quais as competências que faltam, quais delas podem ser desenvolvidas internamente e quais poderia alavancar por meio de parcerias. O objetivo aqui é descobrir as práticas que podem ser integradas aos seus processos, para gerar uma vantagem competitiva para seu empreendimento, e vice-versa.
4.2 Associem-se a empresas que pensam como você 
Quando você já tiver identificado às pessoas e empresas que atuam em determinada área, é hora de pensar em alianças mais fortes e duradouras. Para tanto, Felipe precisa levar em conta os valores e princípios éticos com os quais já trabalhou a empresa e verificar em sua rede onde eles também se encontram.
O importante aqui é pensar que dentre todos os possíveis contatos que você mapeou, se existem alguns que serão aliados para uma ação pontual e aqueles que serão estratégicos durante muito tempo. Por isso, é importante que eles tenham a mesma visão de negócios que Felipe, caso contrário, eles vão discordar em tudo e, eventualmente, perder o timing em decisões que poderiam trazer bons resultados para o empreendimento de ambos.
 Avalie todos os cenários possíveis.
Quais são as obrigações de cada um;
Se a associação está atrelada à metas específicas; 
Como as decisões futuras serão tomadas;
Como a divulgação será feita; 
Como os parceiros dividirão o lucro (no caso de produtos desenvolvidos em conjunto);
Como dissolver a parceria, caso os resultados não sejam os esperados.
5- Principais atividades
5.1 Para que nossa proposta de valor funcione corretamente, que atividades devemos desenvolver?
Assim, se sua proposta de valor visa um posicionamento de produto premium, atividades como branding, busca de fornecedores de qualidade, treinamento da força de vendas e controle de qualidade podem ser consideradas chave.
5.2 Que canais de distribuição precisamos desenvolver?
Sua empresa vai optar por lojas físicas? Neste caso, serão exclusivamente lojas próprias ou haverá revenda por lojas de outras marcas? Pensam em fazer um e-commerce? Ele será próprio e exclusivo ou farão uso de um Marketplace? E franquias para as lojas físicas (e mesmo online), existe esta possibilidade? Felipe trabalha somente com a empresa fornecendo local ou delivery?
5.3 - Quais as atividades que se referem às fontes de receita?
Isso engloba muito mais que vendas em si, mas inclui desenvolvimento de produtos, precificação, formas de pagamento, relação com instituições financeiras e de intermediação de pagamentos, entre outras.
O importante é definir as atividades chave de seu canvas e aproveitar a proximidade dos outros campos do quadro para ter uma visão integrada de todos os demais pontos chave do negócio, e responder a cada perguntatendo em vista um panorama mais amplo.
6- Recursos Principais 
6.1Como adquiri-los?
É importante não confundir recurso com canal. Por exemplo, se o negócio utiliza um site como canal, precisará dos recursos físicos, computador e rede. Se pretende ter como canal uma equipe de vendas, pessoas serão recursos necessários, este é o caso de Felipe.
Os principais tipos de recursos estão nas seguintes categorias:
6.2 – Físico
Consideramos recursos físicos toda a parte de INFRAESTRUTURA básica que será necessária para a operacionalização da empresa, Imóvel, máquinas, equipamentos, ferramentas, insumos, matéria prima, veículo, móveis e etc…
Imaginando o caso de Felipe na qual a empresa é um restaurante, quais seriam os recursos principais na categoria de recursos físicos: as panelas, os talheres, os sachês, o botijão de gás, as sacolinhas, os ingredientes, moveis e por aí vai.
6.3 - Intelectual
Os recursos intelectuais são recursos que chamamos de INTANGÍVEIS, são coisas que não podemos pegar em nossas mãos, músicas, poesias, criatividade literária, softwares, marcas, processos operacionais entre outros…
Imaginando o caso de Felipe, o que seria então os recursos intelectuais: A receitas inovadoras, a criatividade de criar um cardápio, a habilidade de montar o lanche, habilidade em cozinhar, sabemos que sem uma boa receita, uma boa montagem e um bom sabor não existe um bom restaurante. 
6.4 Humano
Chegando aos recursos humanos, eles são cruciais para o sucesso da empresa, você pode ser até um empreendedor sozinho, autônomo, profissional liberal, mas, em algum momento da empresa você PRECISARÁ de (no mínimo) um contador…
No caso de Felipe ele precisara de uma equipe. 
Sendo assim, é impossível tem uma empresa sem existir um ser humano em alguma parte do processo, imaginando o restaurante temos muitas pessoas: garçons, cozinheiros, aquele que faz o fluxo de caixa, faxineiros, aquele que ela faz as compras, caso em alguma parte de todo esse processo ele tenha dificuldade ele precisará de alguém para auxiliar em algum momento, sendo assim, é imprescindível pensar nas coisas que você não é bom e já pensar em passar essa parte para que alguém faça por você.
6.5 Financeiro
Recursos Financeiros, a parte mais complicada de todo o plano. Existe no mercado uma INFINIDADE de formas de se conseguir recursos financeiros com investidores, incubadoras, bancos, anjos e podemos falar disso em um outro post, por enquanto, ficaremos apenas com o conceito.
Que tipo de recurso financeiro Felipe precisa: empréstimo para comprar compras, linha de crédito de capital de giro para comprar estoque e manter as vendas além de manter uma reserva de capital para o caso de imprevistos, esse é um tema para uma grande discussão.
Enfim, no seu CANVAS é preciso pensar nas coisas mais básicas que sua empresa precisará de recursos para estar no mercado, independente se você for um músico, prestado de serviço ou fabricante de algum produto, TODOS precisam pensar no que vão utilizar para saber o “tamanho do buraco” que vão entrar para iniciar a empresa com o MÍNIMO DE GASTO POSSÍVEL!!!
7- Quanto 
7.1Calcular custos 
A estrutura de custos pode ter as seguintes características:
 Custos fixos
Neste modelo, os custos permanecem nas mesmas condições, apesar do volume de bens ou serviços produzidos.  Os exemplos incluem os salários, aluguéis, e instalações de produção física.
Custos variáveis
Ao contrário dos fixos, eles variam de acordo com o volume de bens ou serviços gerados, como exemplo temos a produção de eventos, são caracterizados por uma elevada proporção dos custos variáveis.
Economias de escala
Os custos diminuem de acordo com a produtividade e quantidade vendidas. Eles se beneficiam quando vendem quantidade a um preço mais baixo e como consequência traz o aumento de produção.
https://www.facileme.com.br/blog/canvas-fontes-de-receita/
https://eadbox.com/o-que-e-proposta-valor/
https://www.facileme.com.br/blog/canvas-estrutura-de-custos/

Continue navegando