Buscar

Mundialização e cultura 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mundialização e cultura 
ORTIZ,Renato. Cap III – Cultura e modernidade-mundo ( pag.71-104)
O autor diz que todas as civilizações tem um foco cultural, a partir da qual seus costumes e crenças são construídos , porém devido ao dinamismo e interação das sociedades, as culturas entram em contato – se influenciando.
Difusão cultural = meios pelos quais os elementos ou sistemas de cultura se espalham ( a tradição elemento importante nesse processo em que um grupo passa valores para o outro, claro do mesmo grupo de população )
Ele observa o processo de aculturação que ocorre quando duas civilizações de universos diferentes entram em contato, resultando na mudança de padrões culturais (Deuses africanos na A.L) ocorre principalmente pelos movimentos das populações. 
Sincretismo seria uma forma de manter a cultura de um povo deslocado, viva através da sua adaptação ao local( pedaços de historias místicas ) -existe a cultura dominante que junta esses pedaços e a cultura subdominante que fornece ”o material “ para ser sincretizada.
*** cultura também tem o papel de reinterpretar elementos estranhos vindos de fora ***
 Nessa perspectiva ainda podemos falar de centralidade? Oposição entre interno e externo é claro? = ate os novos pratos- são sincretizados- se adaptando ao paladar. Entretanto centralidade é diferente de flexidez, ela é MOBILIDADE, ai entra o papel do CONSUMO.
Através do desenvolvimento tecnológico, principalmente dos meios de transporte há uma tendência como diz o autor a MUNDIZALIZAÇÃO DA CULTURA (produtos que fazem parte do consumo comum – moda, automóveis, alguns alimentos)***Nação é conhecida por seus produtos. ameican way of life 
Porque não nos incomodamos? Há uma exportação de símbolos que todos compreendemos, o que sugere uma mínima cultura mundial *não existe cultura nacional pura*/ Porém o que é muito diferente- o extremo- é recusado( costumes orientais.
Podemos explicar como a modernidade afeta o mundo pela relação do homem com os alimentos e a maneira de se alimentar através do tempo.
Se cria uma padronização de consumo, se faz necessário ter um carro por exemplo devido os benefícios que traz nas sociedades atuais onde “tempo é dinheiro”

Outros materiais