Buscar

Antropologia exercicio 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. As culturas hoje se encontram mescladas, dialogam entre si e, para muitos estudiosos, têm se tornado homogeneizadas, recebendo assim, uma nova nomenclatura: “Culturas”, não sendo mais possível referir-se a elas como uma coisa uma, heterogênea. Este fator foi possibilitado pela intensificação do processo de globalização que proporcionou o encurtamento das distâncias e a propagação, em escala mundial, da narrativa dos meios de comunicação, grandes responsáveis por ligarem pessoas das mais diversas partes do mundo. Mas o fato é que essa homogeneização é possibilitada, principalmente, pela uniformização do consumo e por consequência, o imperialismo da cultura Norte Americana como modelo de vida.
Canclini (2011) é pioneiro ao pensar o conceito de hibridismo cultural sob um viés político que se estabelece por meio de interações entre as culturas de elite e indígena. Para o autor, o processo de hibridação garantiria a sobrevivência da cultura indígena e levaria a um processo de modernização da cultura de elite. O hibridismo cultural, para o autor, traz consigo a ruptura da ideia de pureza. É uma prática multicultural, possibilitada pelo encontro de diferentes culturas.
A hibridização refere-se:
	
	a.
	A um período conhecido como “capitalismo tardio” ou “acumulação flexível”.
	
	b.
	Ao tipo de organização social, cultural, econômica e científica, cujo termo advém das discussões sobre a Pós-Modernidade.
	
	c.
	Ao modo pelo qual modos culturais ou partes desses modos se separam de seus contextos de origem e se recombinam com outros modos ou partes de modos de outra origem, configurando, no processo, novas práticas.
	
	d.
	À herança social e total da Humanidade, incluindo os fenômenos ocorridos no último século.
	
	e.
	À criação de novas narrativas, da disposição de novas realidades sobre o real e da mídia incessante.
0,2 pontos   
PERGUNTA 2
1. Cultura refere-se à herança social e total da Humanidade, incluindo os fenômenos ocorridos no último século. Dessa forma, a cultura é composta de um grande número de culturas, que caracterizam certo grupo de indivíduos. Refere-se a ideias, comportamentos ou simbolização de comportamento, incluindo a cultura material. Esta conceptualização de cultura aplica-se a qualquer agrupamento humano, mesmo na sociedade tão massiva e acelerada quanto a nossa – dinâmica e complexa, que possui nuances tão ricas e detalhes. (Fonte: Antropologia e cultura - Daisy Libório e Ana Paula Henrique Salvan)
Por simbolização, entende-se o processo de atribuir a uma coisa um valor ou significado. Por exemplo, em algumas sociedades asiáticas, o branco é uma cor apropriada para o luto – assim, atribuiu-se à cor este valor. Já na sociedade ocidental, a cor que representa o luto é o preto. A cultura material refere-se à finalidade ou ao sentido que os objetos têm para um grupo social. Ela pode ser aprendida, reproduzida, preservada etc. Já a cultura imaterial refere-se ao conhecimento transmitido na prática, muitas vezes de modo oral, e não se refere propriamente a um objeto. A capoeira, por exemplo, faz parte da cultura imaterial do Brasil.
Considerando o que foi discutido ao longo da Aula 2, julgue (certo ou errado) os itens abaixo e em seguida escolha a alternativa correta:
I- O termo culturas híbridas refere-se ao limite entre o tradicional e o moderno, entre o elitista, o popular e o massivo. correto
II- É possível unir traços distintos de diferentes visões de mundo, formando uma nova cultura, novos signos, novos significados e identidades. correto
III- Pode-se dizer que a Pós-Modernidade é constituída de culturas híbridas, e isso pode ser visto em diferentes momentos da globalização. correto
IV- O que desencadeou o processo de hibridação moderna foram os meios de comunicação em massa, que transmitem influências entre os diferentes grupos. correto
Está correto o que afirma em:
	
	a.
	I, III, IV
	
	b.
	III, IV
	
	c.
	II, III
	
	d.
	I, II, III, IV
	
	e.
	I, II e III
0,2 pontos   
PERGUNTA 3
1. Estamos vivendo numa época de mudanças ou numa mudança de época? Como caracterizar as profundas transformações que acompanham a acelerada introdução na sociedade da inteligência artificial e as novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC)? Trata-se de uma nova etapa da sociedade industrial ou estamos entrando numa nova era? “Aldeia global”,“era tecnotrônica”,“sociedade pós-industrial”, “era - ou sociedade - da informação”e “sociedade do conhecimento” são alguns dos termos cunhados com a intenção de identificar e entender o alcance destas mudanças. Mas, enquanto o debate continua no âmbito teórico, a realidade se adianta e os meios de comunicação escolhem os nomes que temos de usar. (Burch, 2005).
É notório que a sociedade do conhecimento superou a sociedade industrial. Essa passagem vem correspondendo a mudanças nas relações entre a educação e o mundo do trabalho. Para que o educador possa desenvolver intervenções consequentes, faz-se necessário conhecer aspectos que caracterizam a sociedade do conhecimento, dentre os quais se destacam a:
	
	a.
	demanda por uma qualificação simples aliada ao aumento da concentração do capital e seu domínio sobre o trabalho.
	
	b.
	evolução da tecnologia aplicada à produção de mercadorias e a concentração dos trabalhadores no processo de produção.
	
	c.
	intensificação da divisão técnica do trabalho e a necessidade de instalação de escolas politécnicas.
	
	d.
	ampliação do trabalho assalariado em um sistema de produção em massa e a racionalização das atividades produtivas.
	
	e.
	organização flexível do trabalho e o aperfeiçoamento acelerado dos meios de transporte e comunicação.
0,2 pontos   
PERGUNTA 4
1. A globalização tem impactos sem precedentes em quase todas as culturas atuais. Mesmos os povos mais distantes possuem expressividade e podem ser observados de muitas formas, ainda mais pelos novos meios de comunicação. A globalização promove as trocas culturais e as culturas híbridas, que podem ocorrer por assimilação simbólica ou pelo choque, pelas resistências entre culturas distintas. No caso das culturas tradicionais, a globalização pode oferecer ameaças, já que propõe a uniformização da cultura (monocultura global). Por vezes, a globalização se apresenta como um obstáculo para a diversidade cultural.
Fonte: https://curtageografia.files.wordpress.com/2013/07/imagem3.jpg
 
Nessa perspectiva e de acordo com a imagem apresentada, é correto afirmar que
	
	a.
	a globalização é um fenômeno arraigado ao modelo capitalista e que há uma hierarquização do espaço global, que se faz muitas vezes pelo modo como a mão de obra é disposta, pelo uso das tecnologias e demandas dos próprios segmentos gerando infinitos problemas e desigualdades sociais.
	
	b.
	no cenário da globalização surgem novos elementos sociais que influenciam e alteram a vida do homem pós-moderno.
	
	c.
	o desenvolvimento das tecnologias, a imposição da globalização e os processos de aceleração da inovação trouxeram novas possibilidades para os estudos antropológicos.
	
	d.
	as culturas possibilitam a resistência e o confrontamento do discurso dominante.
	
	e.
	o hibridismo acontece de modo massivo e a todo o momento devido à globalização.
0,2 pontos   
PERGUNTA 5
1. As trocas culturais e o hibridismo cultural são uma constante nas ditas sociedades pós-modernas. E o mercado de trabalho é palco frequente de análise por parte dos teóricos no assunto.
As tradições, os costumes e qualquer elemento cultural não é algo estagnado. Há um dinamismo entre os padrões culturais que permitem que haja a troca entre diferentes grupos – que pode ocorrer de muitos modos. O tema das trocas culturais nunca saiu do foco do olhar antropológico, mas ressurgiu a partir das discussões sobre a sociedade pós-moderna, assim como o hibridismo, que mesmo após as abordagens evolucionistas que lhe deram origem retornou às pesquisas recentes por conta do intenso contato ocorrido com a globalização.
O desenvolvimento das tecnologias, a imposição da globalização e os processosde aceleração da inovação trouxeram novas possibilidades para os estudos antropológicos. Essas são três esferas inseridas na cultura pós-moderna e que caracterizam a sociedade do conhecimento.
Sobre a temática, julgue os itens a seguir e escolha a alternativa correta:
I- A globalização tem impactos sem precedentes em quase todas as culturas atuais. Mesmos os povos mais distantes possuem expressividade e podem ser observados de muitas formas, ainda mais pelos novos meios de comunicação. CORRETO
II- A globalização e as culturas híbridas não promovem as trocas culturais, uma vez que não podem ocorrer por assimilação simbólica ou pelo choque, pelas resistências entre culturas distintas. FALSA
III- Na sociedade do conhecimento, com o seu aparato tecnológico, a busca pela inovação dá o tom para a contínua evolução dos processos técnicos que caracterizam o capitalismo e a globalização. CORRETO
IV- Com maior acesso à informação, pessoas de diferentes gerações compartilham os mesmos espaços de trabalho. Há trocas culturais entre grupos de pessoas de faixas etárias diferentes. CORRETO
Está correto o que afirma em:
	
	a.
	I, III, IV
	
	b.
	II, III, IV
	
	c.
	I, II, III, IV
	
	d.
	II, III
	
	e.
	I, II

Continue navegando