Buscar

Perguntas TCC resumo av2 revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE PERGUNTAS TCC
Cite e explique dois pressupostos da TCC.
Pensamentos automáticos: fluxo de pensamento espontâneo que flui a partir de acontecimentos do dia-a-dia, independente da deliberação ou raciocínio.
Esquema: uma rede inter-relacionada de crenças que orientam o indivíduo em suas atitudes e posturas nos mais variados eventos.
Para que serve a avaliação que o terapeuta cognitivo-comportamental faz?
Buscar integrar a história do cliente e seus problemas e queixas, de forma que permite ao psicoterapeuta desenvolver estratégias especificas para lidar com essas dificuldades identificadas.
Na TCC o paciente tem alta? Quando?
Sim, quando alcança os objetivos da terapia com base em indicadores clínicos, ou seja, a extinção ou diminuição significativa do sofrimento do cliente. Quando o paciente e capaz de se tornar seu próprio “terapeuta”.
O que é uma formulação de caso feita pelo TCC?
Busca relacionar as dificuldades que o cliente apresenta de forma significativa, compreender como o individuo desenvolveu e mantem tais dificuldades e planejar intervenções que possibilitem as mudanças necessárias e desejadas.
Como o terapeuta cognitivo-comportamental entende a ansiedade que as pessoas experimentam no dia-a-dia?
Como uma ansiedade não patológica, comum a todos, chamada de ansiedade normal. Um recurso biológico do nosso organismo com função adaptativa que é comum aos seres humanos.
O que é ansiedade desadaptativa?
Como a ansiedade comum, uma situação gera respostas biológicas que podem ser de fuga, enfrentamento e evitação. Mas na ansiedade desadaptativa, está sim uma patologia, essas reações são muito mais intensas, prolongadas, desequilibradas e desproporcionais, causando sofrimento ao sujeito.
Em que consiste a técnica de relaxamento?
São técnicas desenvolvidas com o objetivo de obter, basicamente, um estado fisiológico agradável e de tensões reduzidas, para reduzir e prevenir comportamentos e pensamentos desproporcionais.
O que é dessensibilização sistemática? Em quais situações ela pode ser utilizada?
A dessensibilização sistemática consiste em reforçar um comportamento aprendido de autodomínio, através da repetição, revivendo e expressando passo a passo o que pensa e sente quando é exposto a aquilo que o estressa, sendo menos afetado por isso e utilizando técnicas de relaxamento. Pode ser usada em situações de ansiedade desadaptativa e fobia especifica por exemplo.
O que são habilidades sociais?
Comportamentos sociais, verbais e não verbais, que ocorrem em situações específicas que resultam em desfechos sociais importantes para a sobrevivência e que são importantes para a adaptação do indivíduo no meio social.
O que é assertividade? Exemplifique.
Uma forma habilidosa da expressão tanto nos sentimentos, pensamentos e necessidades, sem prejudicar o outro, ser pacífico sem ser passivo. Ser franco e racional de forma clara sem constrangimentos.
O que é um THS e para que ele serve?
THS é a sigla para Treino de Habilidades Sociais, é um instrumento para o psicoterapeuta ajudar os clientes a ampliar e lapidar as habilidades sociais, compreender as dificuldades sociais a fim de propor estratégias e intervenções baseadas na análise do comportamento por meio do acesso à história de vida do paciente, buscando o entendimento dos motivos para a pouca habilidade.
Como a TCC entende o processo psicológico que envolve a depressão?
Como um círculo vicioso de retraimento gradual do paciente ante as atividades positivas e perda exponencial do reforçamento.
Como a TCC trata os sintomas da depressão associados à baixa motivação para se envolver em atividades?
Em que se diferencia o tratamento do transtorno bipolar do tratamento dos outros transtornos de humor?
Identificar os gatilhos que levam as oscilações de humor.
Diferencie e exemplifique: pensamento automático e crença intermediária (ou secundária)?
Pensamentos automáticos: fluxo de pensamento espontâneo que flui a partir de acontecimentos do dia-a-dia, independente da deliberação ou raciocínio.
Crenças intermediárias: são atitudes, regras e suposições que influenciam na visão de uma situação e a maneira como a pessoa se comporta. Por exemplo: “é terrível ser incompetente”
.
O que é uma distorção de pensamento? Exemplifique.
Pensamentos imprecisos utilizados para reforçar um pensamento negativo. Por exemplo, “eu falho sempre que tento fazer algo novo”.
Cite e exemplifique duas distorções cognitivas.
Pensamento polarizado: as coisas são sempre dicotômicas.
Generalização: chegar a uma conclusão geral baseado num único incidente isolado.
Como a TCC entende a formação dos transtornos alimentares
Perturbações no comportamento alimentar relacionados a aspectos sociais, biológicos e psicológicos em função de complicações nesses aspectos.
Cite e explique duas técnicas específicas para tratamento dos transtornos alimentares.
Diário alimentar: guardar as informações de forma mais fidedigno sobre a alimentação diária do cliente.
Imagem corporal: reverter o processo de distorção da sua própria imagem corporal. 
Cite e explique uma disfunção sexual masculina e outra feminina.
Vaginismo: a mulher que tem vaginismo se sente totalmente incapacitada para o sexo, pois seus músculos vaginais se contraem involuntariamente e a penetração se torna inviável por causa da dor.
Disfunção erétil: é a incapacidade de o homem conseguir obter e manter uma ereção do pênis suficiente que possibilite uma atividade sexual satisfatória.
Cite e explique uma técnica de tratamento de uma disfunção sexual masculina.
Técnicas comportamentais: essa etapa do tratamento consiste em fornecer instrumentos e técnicas para o treinamento e o desenvolvimento de uma atividade sexual mais satisfatória. Algumas dessas técnicas são prescritas como tarefa de casa, e na sessão seguinte são discutidos os resultados.
Cite e explique uma técnica de tratamento de uma disfunção sexual feminina.
Reestruturação cognitiva: é comum ao paciente com dificuldades sexuais ter pensamentos como “tomara que funcione desta vez”. Na técnica se questiona os pensamentos negativos e permite que o paciente volte seu foco aos pensamentos voltados a atividade sexual prazerosa.

Continue navegando