Buscar

Primeiro ED de imunologia básica 2018 2

Prévia do material em texto

�PAGE �
mariah moura
2023.2
1° ESTUDO DIRIGIDO DE IMUNOLOGIA BÁSICA
A resposta dos diferentes componentes do sistema imune é essencial para a eliminação dos agentes infecciosos. No entanto, algumas vezes o sistema imune responde a substâncias inócuas para a maior parte das pessoas provocando doença. Em outros casos, a resposta aos agentes infecciosos pode provocar doença. Comentar sobre uma situação em que isso ocorre para os 2 casos citados e por que essa resposta do sistema imune gera doença. 
O sistema fagocitário mononuclear é formado por uma rede de células amplamente distribuídas por todo o organismo, compondo uma variedade de formas histológicas que participam da fagocitose. Neste contexto, cite cinco células componentes deste sistema e suas respectivas localizações no organismo. 
Monócitos sanguíneos 
Células de Kupffer: macrófagos do fígado
Macrofagos sinusoides no baço
Macrófagos alveolares nos pulmões
Células da micróglia do cérebro 
Quais as propriedades gerais da célula tronco pluripotente da medula óssea?
O progenitor mielóide é o percursor de quais células de defesa?
O progenitor mieloide é precursor dos granulócitos, fagócitos mononucleares (macrófagos), células dendríticas e mastócitos do sistema imune. 
Destaque os mediadores químicos mais importantes liberados pelos mastócitos.
Os mastócitos estão localizados principalmente à margem dos vasos sanguíneos e liberam mediadores das inflamações e alergias que agem nas paredes vasculares quando ativados. 
Heparina (anticoagulante)
Histamina (vasodilatador)
Serotonina
O fator quimiotático dos eosinófilos na anafilaxia 
Quais são as áreas timo dependentes e timo independentes do baço e dos nódulos linfáticos?
Nos nódulos linfáticos, os linfócitos B se localizam em folículos nas áreas corticais, chamadas de áreas timo independentes; os linfócitos T estão distribuídos difusamente em torno das áreas paracorticais chamadas áreas timo dependentes.
Em que se baseia a classificação de órgãos linfóides primários (centrais) e órgãos linfóides secundários (periféricos) do sistema imunitário?
Órgão linfoides centrais ou primários são responsáveis pela síntese de linfócitos, são a medula óssea e o timo. E os órgãos linfoides periféricos ou secundários desempenham função de maximizar o encontro entre os linfócitos e os produtos processados pelas células apresentadoras de antígeno, são especializados na captura do antígeno para possibilitar o início das respostas imunes adaptativas. 
 
O que é circulação (ou recirculação) dos linfócitos. Por que a recirculação dos linfócitos é uma característica importante para a resposta do sistema imune? Comentar.
Os linfócitos apresentam um ritmo de recirculação, movendo-se continuamente entre o sangue a linfa e entre os vários órgãos linfóides. Esse intenso ritmo de recirculação de linfócitos compensa o pequeno percentual de linfócitos comprometidos com um dado antígeno, pois cerca de apenas 1 em cada 100.000 linfócitos reconhece um dado antígeno. Assim, mesmo havendo aparentemente uma pequena chance de tal linfócito encontrar antígeno que reconhecerá, o intenso ritmo de recirculação destas células aumenta grandemente as chances de seu encontro com tal antígeno.
O que são células apresentadoras de Ag (APCs)? Citar 3 APCs. Por que essas células são essenciais para a ativação dos linfócitos T em resposta aos agentes infectoparasitários.
As células apresentadoras de antígenos (APCs) capturam microrganismos e outros antígenos, apresentam-nos aos linfócitos. As células dendríticas, macrófagos e linfócitos B são importantes células apresentadoras de antígenos para as células T auxiliares CD4+, existem as células dendríticas foliculares que apresentam antígenos para os linfócitos B. estas células APCs são essenciais para ativação dos linfócitos T imaturos pois fornecem sinais que estimulam a proliferação e diferenciação dos linfócitos e têm papel principal nas respostas inatas às infecções e na ligação das respostas imunes inata e adaptativa.
Por que os neutrófilos, apesar de serem fagócitos, não compõem o grupo de células apresentadoras de antígenos?
Os neutrófilos são células fagocitárias do sistema imunitário, mas não compõem o grupo das células apresentadoras de antígeno, pois eles fagocitam destroem e não apresentam os antígenos para os linfócitos T.
Qual o papel do complexo de histocompatibilidade principal (MHC) no processamento e na apresentação do antígeno?
Descreva as características gerais do linfócito B incluindo os principais marcadores moleculares.
Os linfócitos B quando ativados, proliferam e se diferenciam em células plasmócitos, cuja principal função é secreção de anticorpos (imunidade humoral). Marcadores fenotípicos: CD19, CD21, receptor de Fca
Descreva as características gerais do linfócito T CD4+.
Os linfócitos T CD4+ ou auxiliares atuam na ativação de outras células, como linfócitos B e os macrófagos, além de coordenar a resposta imunitária.
Descreva as características gerais do linfócito T CD8+.
Os linfócitos TCD8+ ou citotóxicos produzem citocinas que matam a células infectadas. 
Descreva as características gerais da célula natural killer (NK).
As células NK são desprovidas de receptores antígeno-específicos, sendo parte do sistema imune inato. Elas possuem diferentes grânulos citotóxicos e são capazes de reconhecer e matar algumas células anormais, como células tumorais e células infectadas por vírus. 
Se examinarmos os linfócitos num esfregaço sanguíneo corado, não conseguiremos distinguir os tipos de linfócitos (linfócito B, linfócito T e célula Natural Killer) já que estas células têm o mesmo aspecto após serem coradas. No entanto, cada uma destas células apresenta funções bastante diferentes. O que faz com que estas células sejam diferentes e desempenhem funções diferentes no organismo (ex: linfócito T helper (auxiliar) produz citocinas capazes de ativar os macrófagos; linfócito T citotóxico é capaz de destruir células infectadas por vírus)? Como estas células podem ser identificadas e/ou quantificadas num indivíduo (exemplo: paciente infectado com HIV)?
Que propriedades distinguem os linfócitos de outras células envolvidas na imunidade?
Os linfócitos são células que reconhecem especificamente os antígenos. Ela 
Conceitue e dê exemplo de hapteno.
Substância antigênica de pequeno peso molecular, que reage com seu anticorpo específico, mas é incapaz de determinar a produção de anticorpos, a não ser quando combinada a outra substância, ger. Uma proteína. Por exemplo, no exame caseiro de gravidez que investiga a presença de Gonadotrofina coriônica humana (GCH) na urina, o GCH atua como hapteno.
De que maneira os haptenos podem estimular respostas imunes adaptativas? Exemplifique com uma importância médica/clínica essa resposta.
Para ter capacidade de induzir uma resposta imune, o hapteno é ligado a uma macromolécula, que é chamada de carreadora. O complexo hapteno-carreador, ao contrário do hapteno livre, pode atuar como um imunógeno.
Quais são os requisitos para que uma substância seja considerada imunogênica?
Os imunógenos são capazes desencadear resposta imune. Eles dever ser estranhos, grandes, possuir complexidade química e um mínimo de estabilidade, ter uma distância filogenética, peso molecular, possuir um epítopo acessível, aliem de ter capacidade de ser degradada.
O que é um adjuvante imunológico?
Fator que atua na indução da resposta imune. O adjuvante melhora a imunogenicidade de compostos com ele administrados, sem interferir na especificidade da resposta. É adicionada às vacinas para reduzir a dose e a frequência de injeções de antígenos. 
Qual a diferença entre aloantígenos e isoantígenos?
O que é e quais são as características gerais do determinante antigênico ou epítopo?
É a menor porção da molécula antigênica responsável pela ligação ao linfócito ou anticorpo. É formado por aminoácidos ácidos que tem carga efetiva negativa, que permitem ligações peptídicasmuito fortes e resistentes o que confere estabilidade ao epítopo e assim ele não é degradado na fagocitose. 
Porque quase todas as proteínas são imunogênicas e os lipídios raramente os são?
O que são os antígenos T-independentes?
Conceitue superantígenos e destaque as possíveis conseqüências clínicas à sua exposição.
Qual a importância clínica da avaliação laboratorial da afinidade dos anticorpos por seus antígenos correspondentes?
O que são as reações cruzadas? Cite exemplos.
Anticorpos formados contra determinadas substâncias têm uma reação forte contra elas, principalmente se os anticorpos interagem com os antígenos específicos que induziram a sua formação (antígenos homólogos), mas podem e agir com a mesma ou menor intensidade com outros antígenos, que são chamados de antígenos heterólogos, porém com estrutura semelhante. 
Quais são as estruturas anatômicas e reacionais que caracterizam um local Imunologicamente Privilegiado?
São sítios onde serão encontrados antígenos ocultos, antígenos próprios que o sistema imunitário não foi apresentado e assim atuam como autoantígeno, locais protegidos do sistema imune.
O que pode ocorrer se antígenos sequestrados em sítios imunologicamente privilegiados forem expostos aos componentes do sistema imunitário? Cite exemplos.
Poderia ocasionar uma resposta imunológica, no entanto a s células destes sítios imunologicamente privilegiado expressam FasL constitutivamente, induzindo a apoptose mediada por Faz das células imunológicas que entram nesses sítios.
Ao nascerem, as crianças ainda não respondem de modo eficaz aos agentes infecciosos e os pais procuram evitar o contato com alguns micro-organismos (ferver bico, mamadeira, manter a criança em casa, evitar contato com pessoas doentes, etc.). Para preparar as crianças para o contato com vários agentes infecciosos, elas recebem uma série de vacinas durante o primeiro ano de vida, o que gera uma imunidade ativa nesta criança. Como o recém-nascido adquire imunidade passiva a alguns micro-organismos a partir da mãe (durante a gestação e após o nascimento)? Esse tipo de imunidade é duradouro? Explicar.
Durante a gestação o feto recebe IgG que atravessa a parede placentária e na fase recém-nascido durante a amamentação são transferidos IgA. Ambas imunoglobulinas são resultado de uma imunidade passiva, o organismo do bebê não foi estimulado a produzir seus próprios anticorpos. Assim essa imunidade é temporária, durando apenas durante o período de atividade dessas imunoglobulinas. 
Esquematize um monômero de IgG identificando as principais regiões.
Quais são as diferenças funcionais entre os fragmentos Fab e Fc das imunoglobulinas?
O Fab é o fragmento de ligação ao antígeno, e corresponde aos dois braços do anticorpo, que contêm a cadeia leve completa pareada aos domínios VH e CH1 das cadeias pesadas. O fragmento Fc corresponde aos domínios CH2 e CH3 da cadeia pesada e é responsável pela interação com células e moléculas efetoras da resposta imune.
Quais são as características mais importantes da IgA?
Secretada por plasmócitos presentes nas paredes dos tratos intestinal, respiratório, geniturinário pele e glândulas mamárias.
a principal imunoglobulina contida no colostro e no leite, e deve ser no neonato a principal fonte de proteção contra patógenos no intestino sem induzir uma inflamação
Estas previnem a invasão de bactérias ou a penetração de toxinas nas células epiteliais.
Esquematize ou descreva a síntese de IgA secretória pelos plasmócitos da mucosa intestinal. 
A nas secreções e é denominada IgA secretora (SIgA). É secretada pelos plasmócitos na forma de dois monômeros de IgA ligadas por pontes dissulfeto e pela cadeia polipeptídica J, a mesma cadeia que une as subunidades da IgM pentamérica. A IgA polimérica é secretada pelos plasmócitos subepiteliais e se liga fortemente ao receptor poli-Ig (receptor de imunoglobulina polimérica). IgA secretada se liga ao receptor poli-Ig na face interna do epitélio da mucosa. A seguir, o anticorpo associado ao receptor é endocitado, formando uma vesícula, em que a molécula de IgA é transportada através da célula epitelial até a face externa do epitélio quando o receptor poli-Ig é clivado enzimaticamente, liberando a SIgA juntamente com parte do receptor, que passa a ser denominado peça secretora. A peça secretora na SIgA tem o papel de proteger a molécula de IgA das enzimas proteolíticas presentes nas diversas secreções mucosas. A principal função da SIgA nas mucosas é se ligar aos patógenos, impedindo que estes se liguem à superfície das mucosas estabelecendo uma infecção.
Cite pelo menos quatro atividades biológicas distintas da IgG.
neutralização de toxinas
imobilização de bactérias
sensibilização para NK
ativação do complemento
opsonização
Quais as variações encontradas nas moléculas de imunoglobulinas que determinam o isotipo a qual pertencem?
Quais os isotipos de imunoglobulinas podem ser pesquisados para determinar uma infecção aguda? Por que?
Para determinar uma infecção aguda são pesquisados IgM, porque ela é a primeira classe sintetizada após uma infecção ou vacina.
A definição dos isotipos das imunoglobulinas está associada ao estudo de qual cadeia da molécula?
Isotipo: Sinônimo de classe de ig, diferenças observadas nas regiões constantes principalmente das cadeias pesadas, em que vai determinar a classe da ig. (IgG, IgA, IgE)
Um coelho recebeu, pela primeira vez, a injeção de uma toxina bacteriana com adjuvante e manifestou a resposta imunitária produzindo a antitoxina (anticorpo). O que você esperaria se, após certo tempo, for aplicada uma segunda injeção da toxina com adjuvante neste mesmo animal?
Espera-se que a resposta ao antígeno seja mais ávida.
Nas infecções transplacentárias qual é a primeira imunoglobulina sintetizada pelo feto em resposta à infecção?
É sintetizado o IgM.
O que são anticorpos monoclonais e onde são empregados?
Anticorpos monoclonais são anticorpos produzidos por um único clone de um único linfócito B, produzindo sempre os mesmos anticorpos, em resposta a um agente patogénico. Os Ac mo são muito úteis como reagentes para diagnóstico, exames de imagem e procedimentos terapêuticos na clínica médica. Para diagnóstico, podem ser utilizados na detecção de gravidez, diagnóstico de numerosos microrganismos patogênicos, medidas de níveis sanguíneos de várias drogas, tipagem sanguínea, tipagem de antígenos de histocompatibilidade, caracterização fenotípica de diversos tipos celulares e detecção de antígenos produzidos por determinados tumores.
Quais as classes de imunoglobulinas que ativam sistema complemento?
Os isotipos de imunoglobulinas que ativam o sistema complemento apresentam o mesmo potencial de ativação? Justifique. 
Não.

Continue navegando