Buscar

QUESTIONÁRIO PSICOFISIOLOGIA AV2

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO PSICOFISIOLOGIA AV2
As emoções são as funções mais complexas que o sistema nervoso humano processa. Elas possuem três componentes principais: sentimentos, comportamentos e ajustes fisiológicos específicos. Diferencie-os.
Em relação as áreas encefálicas relacionadas a linguagem nos impérios grego e romano se acreditavam que o controle da fala era realizado pela língua e todas as estratégias terapêuticas curiosas (massagens, gargarejos, sanguessugas, cortes e etc.) para tratar problemas relacionados a fala. Argumente a contribuição de Paul Broca e Karl Wernickie para a linguagem.
Quando consumimos uma refeição e imediatamente após este consumo, ocorre a reposição das reservas energéticas em nosso corpo, este processo é conhecido como período prandial e a energia pode ser armazenada de duas formas em nosso organismo. Come se chamam essas reservas?
Ácidos graxos e corpos cetônicos 
Corpos cetônicos e triglicerídeos 
Anabolismo e catabolismo 
Glicogênio e ácidos graxos 
Glicogênio e triglicerídeos
Estudos dos mecanismos das emoções revelaram que as amígdalas cerebrais são estruturas importantes no entendimento do comportamento emocional, afinal ela dispara as emoções a partir da interpretação de informações (sensoriais ou internas) desencadeando os ajustes que serão realizados no tronco encefálico e hipotálamo. Considerando seus estudos assinale abaixo a alternativa que revela uma mudança evidente quando ocorrem lesões nas amígdalas cerebrais:
Aparecimento da agressão predatória. 
Redução da reação emocional, incluindo o medo.
Desenvolvimento de agnosia visual. 
Aparecimento da agressão afetiva. 
Aumento de reações emocionais, particularmente da raiva.
Considerando seus estudos sobre os transtornos do pensamento a frase "A pessoa passa a se relacionar de modo diverso com o meio exterior. Independente de sua vontade, imagens mentais são produzidas espontaneamente e comumente elas escutam vozes comentando seus atos" esclarece qual dos termos abaixo corretamente? 
a)Desordens do pensamento e afeto. 
b)Apatia. 
c)Alucinações. 
d)Psicoses. 
e)Delírios.
Na afasia ____________________ ocorre por lesão nas fibras do fascículo arqueado. Nela, as áreas cerebrais estão preservadas, apenas as fibras que as comunicam estão lesionadas. O portador desta afasia compreende bem e fala bem, no entanto, apresenta dificuldades de repetição de palavras. Complete a lacuna escolhendo uma das opções abaixo: 
a)de condução 
b)de Wernickie 
c)de Broca 
de)de anomia 
 Sensorial
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD. Ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os genes parecem ser responsáveis não pelo transtorno em si, mas por uma predisposição ao TDAH. A participação de genes foi suspeitada, inicialmente, a partir de observações de que nas famílias de portadores de TDAH a presença de parentes também afetados com TDAH era mais frequente do que nas famílias que não tinham crianças com TDAH. A prevalência da doença entre os parentes das crianças afetadas é cerca de 2 a 10 vezes mais do que na população em geral (isto é chamado de recorrência familial). Porém, como em qualquer transtorno do comportamento, a maior ocorrência dentro da família pode ser devido a influências ambientais, como se a criança aprendesse a se comportar de um modo "desatento" ou "hiperativo" simplesmente por ver seus pais se comportando desta maneira, o que excluiria o papel de genes. Foi preciso, então, comprovar que a recorrência familial era de fato devida a uma predisposição genética, e não somente ao ambiente. Outros tipos de estudos genéticos foram fundamentais para se ter certeza da participação de genes: os estudos com gêmeos e com adotados. Nos estudos com adotados comparam-se pais biológicos e pais adotivos de crianças afetadas,verificando se há diferença na presença do TDAH entre os dois grupos de pais. Eles mostraram que os pais biológicos têm 3 vezes mais TDAH que os pais adotivos. Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola. Com base no texto, o TDAH se caracteriza, principalmente, por uma combinação de dois tipos de sintomas: 
a)Hiperatenção e Hipertensão. 
b)Desatenção e Hiperatividade-impulsividade 
 
c) Impulsividade e Inquietude. 
d)Narcolepsia e Hipotensão. 
e)Desatenção e Sonolência. 
Gabarito 1: Os sentimentos podem ser positivos e negativos; os comportamentos são atos motores específicos de cada emoção; os ajustes fisiológicos específicos correspondem aos hormônios e neurormônios secretados.
Gabarito 2: Paul Broca propiciou uma relevante contribuição científica para a compreensão do hemisfério esquerdo como o principal área encefálica para a construção da fala e Karl Wernickie trouxe relevantes contribuições no entendimento destas regiões relacionadas com a linguagem
Gabarito 3: e
Gabarito 4: b
Gabarito 5: c
Gabarito 6 : a
Gabarito 7: b

Continue navegando