Buscar

Avaliando de Anatomia PALPATORIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201805306250)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O fisioterapeuta em sua avaliação resolve palpar estruturas na escápula do paciente. Pode-se afirmar que ele conseguirá palpar:
		
	 
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, acrômio e processo coracóide.
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, fossa subescapular.
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, fossa infra espinhal, acrômio e processo coracóide.
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, fossa supraespinhal, acrômio e processo coracóide.
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, cavidade glenóide.
	Respondido em 29/04/2019 07:46:49
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá trazer tres exemplos e sua palpação, entre eles: extensor longo do polegar, extensor curto do polegar, abdutor longo do polegar, processo estilóide do rádio, ossos do carpo - escafóide....
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805306326)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente do sexo masculino, 34 anos ao realizar um movimento de supinação do antebraço com resistência elevada sentiu fortes dores no ventre muscular do bíceps braquial (cabeça curta). Marque a opção correta em relação à origem da cabeça curta do bíceps braquial e o seu posicionamento no braço.
		
	
	Tubérculo maior do úmero e se localiza anteriormente e lateralmente no braço.
	 
	Processo coracóide da escápula e se localiza anteriormente e medialmente no braço.
	
	Tubérculo supra-glenoidal e se localiza anteriormente e lateralmente no braço.
	
	Tubérculo Menor do úmero e se localiza anteriormente e medialmente no braço.
	
	Processo coracóide da escápula e se localiza anteriormente e lateralmente no braço.
	Respondido em 29/04/2019 08:05:35
	
Compare com a sua resposta: Espinha da escápula, Angulo superior e inferior, Processo coracóide, margens lateral e medial, acrômio.
	
	
	3a Questão (Ref.:201805306624)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em um determinado paciente avaliado o fisioterapeuta observou muita tensão no levantador da escápula. Marque a alternativa que corresponde à palpação deste músculo.
		
	 
	Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em DD. O examinador localiza a borda vertebral da escápula, a nível do angulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Inclina a cabeça para o lado do teste. Solicita que realize a elevação do ombro que será resistida pelo examinador.
	
	Paciente em pé, braço homolateral apoiado no ombro do terapeuta. Fisioterapeuta de frente para a região axilar do paciente. O paciente abaixará seu braço, realizando uma adução do ombro, contra o ombro do fisioterapeuta. O músculo se tornará proeminente e facilmente palpável entre o ângulo inferior da escápula e a região posterior da crista ilíaca.
	
	Paciente em decúbito dorsal, braço em abdução, fisioterapeuta em pé, de frente para o braço do paciente. O fisioterapeuta posicionará as polpas dos dedos abaixo da porção curta do bíceps braquial que se situa sob o peitoral maior. Com a outra mão irá resistir a flexão e a adução horizontal do braço.
	
	Paciente sentado ou em DD, com o braço fletido a aproximadamente 90°. Fisioterapeuta de pé, de frente e ao lado do paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de flexão do ombro.
	
	Paciente em pé ou sentado de costas para o terapeuta. Fisioterapeuta pede ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados, a estrutura será palpada na altura da espinha da escápula.
	Respondido em 29/04/2019 07:48:46
	
Compare com a sua resposta: Músculo Supra espinal. A inclinação para o mesmo lado do movimento do ombro testado anula a ação do músculo trapézio fibras descendentes.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805306188)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O tendão do músculo supra espinhoso pode ser palpado na região ______________________________, solicitando a ação de _________________________________.
		
	 
	tubérculo maior do úmero...... primeiros graus de abdução de ombro (até 30 graus).
	
	tubérculo menor do úmero...... extensão do ombro.
	
	tubérculo maior do úmero...... primeiros graus de adução de ombro (até 30 graus).
	
	tubérculo menor do úmero...... flexão do ombro.
	
	tubérculo menor do úmero...... primeiros graus de adução de ombro (até 30 graus).
	
Compare com a sua resposta: A cabeça deve ser inclinada para o mesmo lado do exame.
	
	
	5a Questão (Ref.:201805306430)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Músculos que ligam o Membro Superior, Cintura Escapular à Coluna Vertebral: Trapézio, grande dorsal. rombóide maior, rombóide menor, levantador da escápula. Marque a alternativa correta que corresponde a melhor estratégia para palpação do músculo trapézio.
		
	
	Palpação global do trapézio: Alguns autores afirmam que o trapézio menor não é perceptível à palpação devido ao fato dele ser recoberto pelas fibras medias do que é responsável pelo movimento de adução da escapula, o mesmo que é realizado pelo rombóide menor.
	 
	Palpação global do trapézio - fibras superiores, médias e inferiores. Paciente em pé ou sentado de costas para o terapeuta. Fisio - pede ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados.
	
	Palpação global do trapézio: Paciente em pé, sentado ou em DV, com o braço em rotação medial, cotovelo flexionado e com o antebraço apoiado atrás do tronco. Fisio - ao lado do paciente, uma das mãos apoiada um pouco acima do cotovelo do paciente. A mão sensitiva irá palpar a partir da borda vertebral da escápula, ao nível de seu ângulo inferior. O terapeuta pedirá ao paciente um esforço em adução de escápula (retroversão de ombro) e resistirá ao movimento na região do cotovelo já que automaticamente este se desloca para trás.
	 
	Palpação global do trapézio: Paciente em pé, braço homolateral apoiado no ombro do terapeuta. Fisio - de frente para a região axilar do paciente. O paciente abaixará seu braço contra o ombro do terapeuta. O grande dorsal se tornará proeminente e facilmente palpável.
	
	Palpação global do trapézio: se a palpação for feita próxima ao ângulo inferior da escápula, a palpação será direta porque nesta região o rombóide maior é superficial.
	1a Questão (Ref.:201806113837)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
A fratura da cabeça do rádio está entre as mais frequentes do cotovelo, ocorrendo em adultos entre 20 e 60 anos, sendo 2 vezes mais comum no sexo feminino. Correspondem mais de 5% de todas as fraturas do esqueleto e 1/3 das fraturas que acometem o cotovelo (WOLFE, et al, 2011). Para palpar a cabeça do rádio, o examinador deve tomar como referência:
		
	
	 Um dedo lateral ao epicôndilo medial
	
	 Próximo ao processo estilóide do rádio
	 
	Um dedo abaixo epicôndilo lateral.
	
	 Um dedo abaixo do Olécrano
	
	 Próximo ao processo estilóide da ulna
 
	
	2a Questão (Ref.:201805305999)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na palpação da clavícula, quando estamos de frente para o paciente, podemos sentir 2 curvas sucessivas de medial para lateral. Sabemos também que ela se articula respectivamente, medialmente e lateralmente com __________ e ___________:
		
	 
	convexidade anterior e concavidade anterior / esterno e acrômio.
	
	convexidade anterior e concavidadeanterior / esterno e costela.
	
	concavidade anterior e convexidade anterior / costela e acrômio.
	
	convexidade anterior e concavidade anterior / esterno e processo coracóide.
	
	concavidade anterior e convexidade anterior / esterno e acrômio.
	
Compare com a sua resposta: A eminência tenar se localiza na face palmar das mãos, sobre os ossos dos dois primeiros ossos do metacarpo e é constituída por 4 músculos: Músculo abdutor curto do polegar, Músculo oponente do polegar, Músculo flexor curto do polegar e Músculo adutor do polegar.
	
	
	3a Questão (Ref.:201805306065)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente queixando dor no ombro procura o serviço de fisioterapia para uma avaliação. Quando o fisioterapeuta palpou uma pequena depressão situada entre o tubérculo maior e o tubérculo menor do úmero, o paciente relatou dor, assim como quando o paciente realizou um movimento de supinação de antebraço de forma resistida. De acordo com as informações anteriores, qual é a principal estrutura envolvida com o processo álgico do paciente?
		
	
	Tendão do músculo coracobraquial
	 
	Tendão da cabeça longa do bíceps
	
	Bursa subacromial
	
	Tendão do músculo peitoral menor
	
	Tendão do músculo deltóide
	Respondido em 30/04/2019 07:56:30
	
Compare com a sua resposta: Na fossa poplítea, apoiando-se sobre o tendão do músculo semitendíneo, o joelho é progressivamente levado em flexão e a mão em posição pulpar dirige-se para a parte central da fossa poplítea à procura do pulso.
	
	
	4a Questão (Ref.:201805305990)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente com uma dor no punho D ao movimento de extensão devido a uma contusão, foi indicado a fisioterapia. O fisioterapeuta inicia a sua avaliação pela palpação do osso escafóide. Descreva como deve ser localizado esse osso do carpo.
		
	
	Não existe o osso escafóide.
	
	Escafóide se localiza próximo à primeira falange do indicador.
	
	Não conseguimos palpar o escafóide.
	
	O escafóide se localiza próximo ao primeiro metatarso.
	 
	Localizar a tabaqueira anatômica, cujo soalho localiza-se o escafóide.
	
Compare com a sua resposta: A coluna lombar pode ter seu número diminuído pela sacralização da última vértebra lombar.
	
	
	5a Questão (Ref.:201805306641)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na face medial do braço, no sulco entre o músculo bíceps braquial e o músculo tríceps braquial é possível realizar a palpação de quais estruturas?
		
	 
	A. braquial e n. mediano
	
	A. axilar e n. mediano
	
	A. axilar e n. radial
	
	A. braquial e n. radial
	
	A, ulnar e n. radial
	em 30/04/2019 08:07:40
	Compare com a sua resposta: ¿ Paciente sentado ou em DD com o braço abduzido passivamente pelo fisioterapeuta, que estará de frente para o paciente e palpará a região medial do braço, percorrendo o sulco existente entre o bíceps e o tríceps. Primeiramente percebe-se a palpação da artéria braquial, imediatamente acima dela, pode-se palpar o nervo mediano. ¿ Paciente sentado, cotovelo fletido, antebraço apoiado em supinação. Fisioterapeuta de frente para o paciente, rebate o palmar longo, ao nível do punho e encontra o nervo mediano abaixo dele.
	 1 Questão 
Para palparmos uma região com considerável volume adiposo, devemos proceder com a palpação__________________, acompanhada de um melhor posicionamento a favor da gravidade.
		
	
	firme e forte
	
	rápida e precisa.
	
	rápida e profunda
	
	lenta e superficial
	 
	firme e profuda
	Respondido em 30/04/2019 08:11:11
	compare com a sua resposta: Palpo as cristas ilíacas e sigo os dedos para os processos espinhosos lombares de mesmo nível das cristas, teoricamente estando ao nível de L3 - L4. Localizo dois processos espinhosos abaixo, mantenho os dedos sensitivos e realizo uma extensão com abdução e procuro o movimento de rotação contra lateral do processo espinhoso de L5 - isso para me certificar da localização. A partir da sua localização, conto os processos espinhosos até L1 e L2, sigo para lateral e identifico a resistência gerada pelo processo transverso e comparo bilateralmente.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805306696)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os impulsos nervosos podem estar relacionados com a propriocepção consciente, sensibilidade vibratória, tato discriminativo e a estereognosia. Marque a alternativa que corresponde a Estereognosia:
		
	
	É a percepção de qualquer estímulo repetitivo ou vibracional na superfície da pele.
	 
	É a capacidade de saber discriminar tocando dois pontos na superfície da pele.
	
	É a percepção consciente de posição e movimentos dos segmentos do corpo.
	 
	É a capacidade de reconhecer um objeto pelo tato quanto a sua forma e textura, sem o auxílio da visão.
	
	Nenhuma das alternativas satisfaz.
	Respondido em 30/04/2019 08:16:44
	
Compare com a sua resposta: Tendões do extensor curto e abdutor longo do polegar.
	
	
	3a Questão (Ref.:201805306294)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano, pois é a articulação que permite o maior grau de liberdade de movimentos. O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 3 ossos: a escápula, a clavícula e o úmero. Ao palpar as estruturas ósseas na cintura escapular, no sentido de proximal para distal, pode-se localizar:
		
	
	Borda medial da clavícula, tubérculo menor do úmero, tubérculo maior do úmero e processo coracóide.
	 
	Borda medial da clavícula, processo coracóide, tubérculo menor do úmero e tubérculo maior do úmero.
	
	Tubérculo menor do úmero, tubérculo maior do úmero, borda medial da clavícula e processo coracóide.
	
	Processo coracóide, tubérculo menor do úmero, tubérculo maior do úmero e borda medial da clavícula.
	
	Borda medial da clavícula, tubérculo menor do úmero, processo coracóide e tubérculo maior do úmero.
	Respondido em 30/04/2019 08:19:47
	
Compare com a sua resposta: a) Paciente em posição ortoestática e examinador ao lado. O examinador adotará como referência o ângulo inferior da escápula e subirá 2/3 pela borda medial ou vertebral da escápula, encaixando seus dedos. Com a outra mão, resiste ao movimento de extensão horizontal do braço do paciente. b) Adução da escápula e rotação inferior da mesma.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805306479)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao acompanharmos a espinha da escápula no sentido lateral, faremos a palpação óssea de qual estrutura?
		
	 
	Acrômio
	
	Ângulo superior
	
	Margem lateral
	
	Margem medial
	
	Processo coracoide
	Respondido em 30/04/2019 08:19:52
	
Compare com a sua resposta: Escafoide e trapézio.
	
	
	5a Questão (Ref.:201805306620)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as proposições sobre o músculo serrátil anterior e em seguida assinale a alternativa correta: I. Trata-se de um músculo delgado e quadrangular, situado na parede médioposterior da caixa torácica; II. Recobre as costelas e, em sua parte posterior, é recoberto pela escápula; III. Quando o paciente posiciona o cotovelo um pouco para frente e para cima, a escápula é mantida contra o tórax sob a ação do músculo e o terapeuta poderá sentir sua tensão. IV. A porção inferior é facilmente visualizada e palpável, as porções média e superior são encobertas pelo peitoral maior; Estão corretas apenas as proposições
		
	
	II e III;
	
	I e III;
	
	I e II;
	
	I, III e IV;
	 
	II, III e IV;
	Respondido em 30/04/2019 08:12:51
	
Compare com a sua resposta: Epicôndilo lateral. Porque é o ponto de inserção proximal dos músculos extensores do punho.
	Pepa Pig, 24 anos, procurou o serviço de fisioterapia, pois estava com dor na região lateral da interlinha do joelho E. Sobre o caso acima responda, qual a possível estrutura lesionada?
		
	
	menisco medial
	
	patelacisto de Backer
	
	condilo medial do femur
	 
	menisco lateral
	Respondido em 06/06/2019 18:38:52
	
Compare com a sua resposta: ¿ Paciente sentado ou em DD com o braço abduzido passivamente pelo fisioterapeuta, que estará de frente para o paciente e palpará a região medial do braço, percorrendo o sulco existente entre o bíceps e o tríceps. Primeiramente percebe-se a palpação da artéria braquial, imediatamente acima dela, pode-se palpar o nervo mediano. ¿ Paciente sentado, cotovelo fletido, antebraço apoiado em supinação. Fisioterapeuta de frente para o paciente, rebate o palmar longo, ao nível do punho e encontra o nervo mediano abaixo dele.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805306014)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Ingrid, 23 anos, é encaminhada para o setor de Fisioterapia com dores nos joelhos após atividade física no final de semana. Com investigação sendo feita por exames complementares, o fisioterapeuta,  poderá realizar a palpação de quais acidentes ósseos em ambos os joelhos:
		
	
	Côndilos femurais e tibiais, eminência intercondilar da tíbia, tuberosidade anterior da tíbia e patela.
	 
	Côndilos femurais e tibiais, cabeça da fíbula, tuberosidade anterior da tíbia e patela.
	 
	Côndilos femurais e tibiais, cabeça da fíbula, eminência intercondilar da tíbia e patela.
	
	Côndilos femurais e tibiais, cabeça da fíbula, colo do fêmur, tuberosidade anterior da tíbia e patela.
	
	Côndilos femurais e tibiais, cabeça do fêmur, tuberosidade anterior da tíbia e patela.
	Respondido em 06/06/2019 18:40:07
	
Compare com a sua resposta: Palpo as cristas ilíacas e sigo os dedos para os processos espinhosos lombares de mesmo nível das cristas, teoricamente estando ao nível de L3 - L4. Localizo dois processos espinhosos abaixo, mantenho os dedos sensitivos e realizo uma extensão com abdução e procuro o movimento de rotação contra lateral do processo espinhoso de L5 - isso para me certificar da localização. A partir da sua localização, conto os processos espinhosos até L1 e L2, sigo para lateral e identifico a resistência gerada pelo processo transverso e comparo bilateralmente.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805306613)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O músculo psoas é considerado o músculo mais profundo e estabilizador no corpo humano, quando apresenta alguma desordem afeta o equilíbrio estrutural, a mobilidade articular e o funcionamento dos órgãos do abdômen. Assinale a descrição correta para a palpação do músculo íliopsoas:
		
	
	Paciente em decúbito dorsal, o examinador deverá localizar a EIAS e logo abaixo e medialmente a este, colocará seus dedos sensitivos. Com a outra mão na face medial do tornozelo do paciente, solicitará os movimentos de flexão, abdução e rotação lateral de coxa com flexão de joelho simultaneamente.
	
	O examinador colocará seu dedo indicador acima da base da patela e deslizará para cima e para baixo pressionando, até perceber sob seu dedo uma estrutura diferenciada. O examinador poderá realizar movimentos para os lados.
	 
	Paciente em decúbito ventral e examinador ao lado. Palpar primeiramente a borda lateral do sacro e em seguida o trocânter maior. Traçar uma linha imaginária entre as duas estruturas, e palpar profundamente com o dedo sensitivo. Com a outra mão no tornozelo do paciente, irá solicitar uma rotação lateral da coxa.
	
	Paciente em decúbito ventral e examinador ao lado. Com uma de suas mãos resiste ao movimento de extensão da coxa e com os dedos sensitivos na região glútea, o examinador perceberá um aumento de tônus.
	 
	Paciente em decúbito dorsal e examinador ao lado - Primeiramente o examinador localiza o músculo sartório na EIAS, desloca seu 2º e 3º dedos medialmente e um pouco abaixo. Com a outra mão na face medial do joelho, resistirá ao movimento de flexão de coxofemoral.
	Respondido em 06/06/2019 18:41:34
	
Compare com a sua resposta: Terapeuta utiliza o 3º e 4º dedos na região lateral do rádio distal e sente a pulsação.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805306183)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Paciente de 28 anos, do sexo masculino, advogado, que joga basquete nos finais de semana, chegou ao setor fisioterápico relatando quadro álgicono joelho esquerdo e apresentando edema após lesionar-se num jogo, tendo sido encaminhado ao setor com diagnóstico médico de lesão de joelho esquerdo. Afim de investigar, completar as informações e encontrar o local exato da lesão, o fisioterapeuta realizou a seguinte palpação: com o paciente em decúbito dorsal e joelho esquerdo flexionado, palpou o tendão patelar, deslizou seu dedo pela borda superior da tíbia e pressionou realizando uma rotação medial do membro inferior estabilizando o pé. A estrutura investigada foi:
		
	 
	Ligamento colateral medial
	 
	Menisco medial
	
	Ligamento colateral lateral
	
	Menisco lateral
	
	Patela
	Respondido em 06/06/2019 18:41:21
	
Compare com a sua resposta: A cabeça deve ser inclinada para o mesmo lado do exame.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805306086)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A palpação da base do 5° metatarso é de fundamental importância para descartar fraturas dessa região na ocorrência de uma torção de tornozelo. A técnica de palpação da base do 5° metatarso segue um trajeto sobre um tendão que tem inserção nesse local.
Assinale a alternativa que corresponda ao tendão citado acima:
		
	
	Fibular terceiro
	 
	Fibular longo
	
	Tibial anterior
	
	Tibial posterior
	 
	Fibular curto
	Respondido em 06/06/2019 18:40:18
	
Compare com a sua resposta: Com o cotovelo em posição neutra é solicitado uma flexão do mesmo.

Continue navegando