Buscar

GABRIELLE_CUNHA_ATIVIDADE3

Prévia do material em texto

10
 
gabrielle cunha vieira
planejamento e controle dA produção
Belo horizonte
2019
gabrielle cunha oliveira
planejamento e controle dA produção
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Instituição Faculdade Pitágoras.
Orientador: Danilo Araújo
Belo Horizonte
2019
3
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Com o crescimento substancial da população houve um crescimento do consumo, forçando a adaptação de empresas e organizações para a nova realidade mercadológica. O desenvolvimento industrial tem apresentado estágios de mudanças e aperfeiçoamento nos últimos tempos. Independentemente do tamanho da empresa a necessidade de controle e planejamento dos setores produtivos tem crescido. As exigências de produtos com maior qualidade e menor preço cresceu e automaticamente a competitividade entre as empresas para atendimento da demanda. A produção realizada de maneira organizada tem permitido ganhos de competitividade e o melhor aproveitamento das oportunidades oferecidas. 
 A utilização de sistemas para controle de produção nas empresas vem se tornando cada vez mais importante. Sem produtividade ou sem a eficiência do processo produtivo, uma empresa dificilmente será bem-sucedida. Os setores de produção e logística são fundamentais em uma empresa e se tornam caminhos críticos para que ela possa conseguir mais qualidade, agilidade e economia dentro do seu processo de produção. Existem muitas ferramentas para controlar a produção de uma empresa. De processos feitos manualmente a processos com os mais sofisticados recursos eletrônicos. 
Um dos sistemas utilizados para atender à essa necessidade é o PCP – Planejamento e Controle da Produção. O PCP é o sistema de gerenciamento de recursos operacionais de uma empresa, que engloba todas as atividades relacionadas ao processo de produção e consolidação de todas essas informações. O planejamento e controle da produção PCP orienta ações que busquem, sobretudo, a redução de custos e o crescimento da eficiência e produtividade, com o objetivo da promoção da competitividade nas empresas, buscando a otimização dos recursos nos processos produtivos. A utilização adequada do PCP faz com que a empresa trabalhe de forma mais otimizada, auxiliando a empresa desde a hora da escolha da matéria-prima, até chegar ao produto final. Com o objetivo da maior compreensão do sistema PCP o presente trabalho apresenta a definição, etapas e técnicas dessa ferramenta.
1.1 O PROBLEMA
Como é feita a aplicação do PCP?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Descrever a aplicação do sistema PCP - Planejamento e Controle da Produção na melhoria contínua dos processos de controle e produção das empresas.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
 
Definir o que é planejamento de controle de produção.
Relatar as etapas do sistema de planejamento de controle de produção.
Demonstrar técnicas utilizadas para o planejamento de produção.
3 JUSTIFICATIVA
O PCP é uma área fundamental para qualquer empresa. Além da análise de dados de todas as operações o PCP consolida as informações, ou seja, cada operação da produção fornece dados que são analisados e para se obter bons resultados utilizam as informações coletadas para elaborar um planejamento, controle e principalmente uma programação dos processos produtivos. 
O presente trabalho tem o intuito de mostrar a importância dessa ferramenta numa organização para o desenvolvimento do aperfeiçoamento dos seus processos produtivos.
As organizações estão em busca de formas mais adequadas para se chegar ao aumento de produtividade e por isso a importância de se aplicar essa ferramenta, fazendo com que se possa ter também a eliminação e redução dos desperdícios. 
Com isso a pesquisa apresentada tende a contribuir para a melhoria do desempenho das atividades, redução de custos e desperdícios, aumento da produtividade e sucesso da empresa. Fazendo isso a empresa consegue garantir um controle maior sobre a qualidade de seu produto. Melhor produtividade, economia e redução dos custos operacionais.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO DE CONTROLE DA PRODUÇÃO
O PCP pode ser definido como um conjunto de atividades gerenciais a serem executadas, para que se concretize a produção de um produto (PIRES, 1995).
Segundo Tubino (1998) um conjunto de funções dos sistemas de produção como: engenharia do produto, engenharia do processo, compras, marketing, finanças, recursos humanos e manutenção são desenvolvidas pelo Planejamento e Controle da Produção. 
Ainda Tubino (1998) “como resultados da definição de uma estratégia funcional são gerados os planos de ação dentro das três áreas básicas da empresa: O plano financeiro, o plano de marketing e o plano de produção. ” Desta forma com os planos estabelecidos os objetivos das empresas são em maximizar os resultados das operações e minimizar os riscos nas tomadas de decisões.
Para Vollman et al (1997), um sistema de PCP fornece informações para um gerenciamento eficiente do fluxo de materiais, uma utilização eficaz de recursos, uma coordenação interna das atividades com fornecedores e uma comunicação com os clientes sobre os requisitos de mercado. 
Para Burbidge (1988), “o objetivo do PCP é proporcionar uma utilização adequada dos recursos, de forma que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos, para atender um plano de vendas aprovado" Pode-se afirmar que o PCP é responsável pelo melhor emprego dos recursos da produção para que o produto seja feito dentro do prazo e com a qualidade esperada utilizando os recursos corretos. 
Afirmando “que o sistema de planejamento é a união de dois sistemas: programação e controle. Salienta ainda que o sistema de planejamento não é uma tarefa de predizer o futuro, mas sim a coleta de informação para a tomada de decisão. ” Para que ocorra assertividade nas decisões, o planejamento estratégico tem como função coletar todos os dados e informações sobre o devido problema ou projeto. Complementa Lima Junior (1999)
4.2 PRINCIPAIS ETAPAS DO PCP
RUSSOMANO (1995), divide o PCP em cinco etapas principais:
Gestão de estoque: Abastecimento de matéria-prima para manter a produção.
Emissão das ordens de produção: elaboração de um programa de produção baseado em um plano de vendas;
Programação das ordens de fabricação: verificação da etapa de preparação da produção;
Movimentação das ordens de fabricação: movimentação das ordens de fabricação, que se refere ao envio e coordenação das diversas vias da ordem;
Acompanhamento da produção: comparação entre o que foi programado, com o que foi produzido e a ação de corrigir os desvios, caso sejam necessários.
4.3 PRINCIPAIS TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO
Conforme Oliveira (2007), o propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. A técnica ajuda a determinar capacidade de produção, a administração da compra, a escala de produção e estoque de matéria-prima, entre outras atividades. As principais técnicas são: estrutura analítica do trabalho, diagrama de precedência, diagrama de Gannt. 
Estrutura analítica do trabalho: Work Breakdown Structure (WBS). Ferramenta de planejamento que descreve o escopo do trabalho decompondo em partes manejáveis. Identifica elementos constituintes do projeto e foca nas entregas necessárias para a execução de um projeto.
Diagrama de precedência: Técnica de planejamento em rede e tem como foco a precedência das atividades. Trata-se de uma ferramenta que procura mostrar de maneira bem simples o ordenamento lógico entre os elementosque constituem o trabalho. 
Diagrama de Gannt: É uma técnica de programação e controle para planejar e controlar a produção. Seu foco está na programação em si. Através dele podemos visualizar diversas atividades que se realizar simultaneamente. Avalia custos relacionadas aos recursos e representa parcialmente as restrições do projeto.
5 METODOLOGIA
O tipo de pesquisa realizado neste trabalho foi uma Revisão de Literatura, no qual foi realizada consulta a livros, dissertações e em artigos científicos selecionados através de busca nos seguintes base de dados (livros, sites de banco de dados, etc....) foram utilizadas quatro principais search engines: o portal da Abepro, anais do Enegep e site de universidades brasileiras que possuem o curso de Engenharia de Produção. O levantamento bibliográfico utilizado nessas bases focou especificamente teses, dissertações, livros, artigos e periódicos, separadamente. As pesquisas nessas bases de dados foram realizadas com as seguintes palavras-chave: pcp, gestão de demanda, planejamento da produção, controle da produção, estratégia competitiva e com seus termos equivalentes na língua inglesa. O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos 5 anos. As palavras-chave utilizadas na busca foram: pcp, gestão de demanda, planejamento da produção, etapas pcp com seus termos equivalentes na Língua Inglesa.
6 CRONOGRAMA
	ATIVIDADES
	2019
	2019
	
	JAN
	FEV
	MAR
	ABR
	MAI
	JUN
	JUL
	AGO
	SET
	OUT
	NOV
	DEZ
	Escolha do tema. Definição do problema de pesquisa
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Definição dos objetivos, justificativa.
	
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Definição da metodologia.
	
	
	
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Pesquisa bibliográfica e elaboração da fundamentação teórica.
	
	
	
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Entrega da primeira versão do projeto.
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	Entrega da versão final do projeto.
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	Revisão das referências para elaboração do TCC.
	
	X
	X
	X
	X
	
	X 
	X
	X
	X
	X
	X
	Elaboração do Capítulo 1.
	
	X
	X
	X
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Revisão e reestruturação do Capítulo 1 e elaboração do Capítulo 2.
	
	
	
	X
	X
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Revisão e reestruturação dos Capítulos 1 e 2. Elaboração do Capítulo 3.
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Elaboração das considerações finais. Revisão da Introdução.
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Reestruturação e revisão de todo o texto. Verificação das referências utilizadas.
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Elaboração de todos os elementos pré e pós-textuais.
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Entrega da monografia.
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Defesa da monografia.
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
REFERÊNCIAS
BARROS,J. R.F. e TUBINO,D.F.;1998. O Planejamento e Controle da Produção nas Pequenas Empresas – Uma Metodologia de Implantação. Acessado em 13/05/2019. Disponível em www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART262.pdf.
BURBIDGE, J. L. Planejamento e controle da produção. 2.ed. Atlas, São Paulo. 1988. 556 p.
LIMA JUNIOR, J. R. O planejamento e controle da produção como condicionantes do sucesso competitivo da empresa construtora. São Paulo, 1999. Escola Politécnica da USP, 20p. Acesso em: 28/08/2016.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Prática. São Paulo: Atlas, 2007.
PIRES, S. R. J. Gestão estratégica da produção. Piracicaba: Unimep, 1995
TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de planejamento e controle de produção. São Paulo: Atlas, 1997.
VOLLMAN, E.T. et al. Sistemas de Planejamento & Controle da Produção para o gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 1997.
RUSSOMANO, Vitor Henrique. Planejamento e acompanhamento da produção. 6. ed. São Paulo: Pioneira 1995.

Continue navegando