Buscar

IDEIA DE UMA HISTÓRIA UNIVERSAL DE UM PONTO DE VISTA COSMOPOLITA - Imannuel Kant

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IDEIA DE UMA HISTÓRIA UNIVERSAL DE UM PONTO DE VISTA COSMOPOLITA
Immanuel Kant
	Ações humanas são determinadas por leis naturais universais
	“ O que se mostra confusa o irregular nos sujeitos individuais poderá ser reconhecido, no conjunto da espécie, como um desenvolvimento continuamente progressivo, embora lento das suas disposições originais”
	 Ao realizar suas ações individuais, aparentemente motivadas por interesses particulares, os homens inadvertidamente seguem o propósito maior da natureza – mesmo que conhecessem o propósito não se importariam
	“Queremos ver se conseguimos encontrar um fio condutor para tal história e deixar ao encargo da natureza gerar o homem que esteja em condição de escrevê-la segundo este fio condutor”
	
	PRIMEIRA PROPOSIÇÃO: Todas as disposições naturais das criaturas se desenvolverão completamente visando um fim
	SEGUNDA PROPOSIÇÃO: No homem, essas disposições se desenvolverão na espécie como um todo, não no indivíduo
	TERCEIRA PROPOSIÇÃO: O homem não é guiado por instinto ou conhecimento inato – ele deve tirar tudo para sua existência de si mesmo
	QUARTA PROPOSIÇÃO: As disposições da natureza são realizadas a partir de antagonismos entre essas: o homem, intrinsecamente insociável, sente-se compelido a se unir a outros de modo a proteger-se, com o tempo formando sociedades complexas. Isso não seria, no entanto, possível não fosse ele insociável a princípio. 
	QUINTA PROPOSIÇÃO: Objetivo da natureza: que os homens constituam uma sociedade civil e com um direito universal. 
	SEXTA PROPOSIÇÃO: O homem ao viver em sociedade precisa de um senhor que o faça ignorar sua vontade particular em prol da vontade universal. Todo homem abusara da liberdade enquanto não tiver alguém que o corrija. Dificuldade: existir um chefe supremo para regular os demais homens que seja justo por conta própria.
 	SÉTIMA PROPOSIÇÃO: Uma constituição civil ideal depende do relacionamento externo entre os Estados. A insociabilidade isolada inicial que levara os homens a se organizar em sociedades se faz presente também na relação entre diferentes Estados, que exercem sua liberdade de forma irrestrita. A natureza se serve também nisso da incapacidade de civilidade entre os homens para criar um estado de coesão generalizado. Objetivo: alcançar uma federação de nações.
	OITAVA PROPOSIÇÃO: A história da espécie humana teria como causa última o estabelecimento de uma constituição política, que seria onde as disposições da natureza se desenvolveriam plenamente.
	NONA PROPOSIÇÃO: Deve-se buscar fazer uma história que parta do princípio da existência desse plano universal, e dessa forma se inscreva nele. Assim escreveremos uma história que a priori considera como sistema o que em outra abordagem pareceriam acontecimentos e ações pontuais. 
ALGUMAS PROPOSIÇÕES SOBRE A FILOSOFIA DA HISTÓRIA EM KANT
Ricardo Ribeiro Terra

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando