Buscar

APOL1_Filosofia da História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOTA 100
Questão 1/5 - Filosofia da História
Atente para a seguinte citação:
“A historiografia contemporânea rompe com a filosofia especulativa e se associa com as ciências sociais, opondo a previsão condicional de um futuro indeterminado à esperança incondicional em um fim determinado”.        
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JULIAO, J. N. Ensaio de Introdução à filosofia da história. Veritas, Rio de Janeiro, v.55, n.3, p. 236-250, set./dez., 2010. p. 238. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História e Filosofia: Uma introdução às reflexões sobre a história acerca da perda do sentido histórico na contemporaneidade, assinale a alternativa correta:
	
	A
	No momento atual da história da humanidade, há o reconhecimento de que a História serve apenas como instrumento de análise crítica.
	
	B
	O pós-modernismo literário encara a História como uma série de discursos que se encadeiam, de tal forma que, de ciência que era, a disciplina histórica se vê envolvida com a poesia.
	
	C
	A perspectiva da História na contemporaneidade possui uma identidade fixa de construção de pensamento e lutas históricas.
	
	D
	Há uma sensível perda da significação da História, o que já era esperado a partir da perspectiva materialista histórica de Marx.
	
	E
	O esgotamento da perspectiva histórica hoje está dissociado do pano de fundo histórico-social no qual vivemos.
Questão 2/5 - Filosofia da História
Leia a passagem de texto a seguir:
“[O] novo aspecto do historicismo em Jameson [...] está dado pela própria prática da cultura cujo pensamento deve-se historicizar a fim de encontrar um sentido que possa definir o que entende o autor por pós-modernismo”.         
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAIOCCHI, A. B. C. Filosofia da História em Frederic Jameson. Dissertação de Mestrado, 140 p., Programa Identidade e Fronteiras, UFGO, Goiânia, 2010. p. 117.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História e Filosofia: Uma introdução às reflexões sobre a história acerca do historicismo na visão do filósofo Walter Benjamin, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O filósofo Walter Benjamin foi um dos maiores apoiadores do historicismo, fortalecendo o pensamento sobre neutralidade de Dilthey e Croce.
	
	B
	O filósofo Benjamin apoia-se em Marx para definir sua visão a respeito da História, pensando a História a partir de uma perspectiva ideal.
	
	C
	Benjamin foi um filósofo que acreditou na construção filosófica baseada na simples linguagem dos conceitos.
	
	D
	Segundo Benjamin, a História deve ser pensada a partir de uma perspectiva crítica, e, portanto, seus pensamentos contrariavam as ideias de Marx.
	
	E
	Benjamin provoca uma reinterpretação do materialismo histórico, recolocando a possibilidade de se pensar a História em termos críticos.
Questão 3/5 - Filosofia da História
Considere o seguinte excerto de texto:
“Maquiavel é denominado como o pensador da ação política, porque, em todas as suas obras, percebe-se sua motivação de exprimir os fatos e os acontecimentos históricos a partir das ações dos indivíduos, como por exemplo, no livro ‘O Príncipe’, ele relata a ação principesca no aspecto intencional dos governantes, como ambição, interesse e aclamação pública, como na Istorie Fiorentine, onde ele evidencia a ação motivadora dos conflitos e as intensas discórdias, ocorrida por meio das lutas de facções”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES NETO, Alcides.  A concepção de História na Istorie Fiorentine de Maquiavel. Revista Espaço Acadêmico, n. 184, p. 102-113, set. 2006. p. 106. <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/29981/17236>. Acesso em 20 set. 2017.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História e Filosofia: Uma introdução às reflexões sobre a história acerca da concepção de História para Maquiavel, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Segundo Maquiavel, a História deve ser analisada a partir do seu progresso espiritual.
	
	B
	Maquiavel despreza a História, tendo em vista que o bom governante deve basear-se apenas na virtú (força) e na fortuna.
	
	C
	No Renascimento, Maquiavel atribui à História a perspectiva do homem pacífico, que condiciona sua vida às questões ordinárias.
	
	D
	Na perspectiva de Maquiavel, a História é vista como uma forma de discurso que contribui para o aprendizado.
	
	E
	Maquiavel considera a História como sendo regida pela virtú (força), a qual se opõe à fortuna.
Questão 4/5 - Filosofia da História
Considere o trecho de texto a seguir:
“A proposta de uma análise cultural contemporânea, denominada de pós-modernismo, passa pela explicitação da análise empreendida por Jameson sobre autores como Adorno, Benjamin, Marcuse, Schiller, Marc Bloch, percebendo a relevância dos mesmos para uma base hermenêutica do marxismo, ou de um método de dialética hermenêutica”.     
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAIOCCHI, A. B. C. Filosofia da Historia em Frederic Jameson. Dissertação de Mestrado, 140 p., Programa Identidade e Fronteiras, UFGO, Goiânia, 2010. p. 91.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História e Filosofia: Uma introdução às reflexões sobre a história acerca da retomada do materialismo histórico na perspectiva do filósofo Benjamin, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Na perspectiva do filósofo Benjamin, o historicista representa as ideias do passado como eternas e imutáveis, enquanto o materialista histórico a representa como uma experiência única.
	
	B
	Ao retomar o materialismo histórico, Benjamin reivindica um diálogo neutro entre o historiador e a relação com o passado.
	
	C
	A perspectiva historiográfica do materialismo histórico busca a análise inocente diante de um mundo absurdo, com o intuito de tornar a análise mais objetiva.
	
	D
	Segundo Benjamin, o historiador não pode estabelecer uma relação de empatia e afetividade com o passado para não comprometer o estudo.
	
	E
	Analisar o passado, segundo Benjamin, é como analisar um cadáver inerte.
Questão 5/5 - Filosofia da História
Atente para a seguinte afirmação:
“Dilthey, através de Hegel, contribui para a concepção de uma ontologia da história de outro caráter que aquela eminentemente especulativa dominante no Idealismo Alemão”.     
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JULIÃO, J. N. Ensaio de introdução à filosofia da História. Veritas, Rio de Janeiro, v. 55, n. 3, p. 236-250, set./dez., 2010. p. 244.
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base História e Filosofia: Uma introdução às reflexões sobre a história acerca da fundamentação do conhecimento histórico e da hermenêutica na visão dos filósofos Hans-Georg Gadamer e Wilhem Dilthey, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Um dos principais filósofos críticos de Dilthey foi Gadamer, o qual afirmava que só podermos conhecer o que nós mesmos fazemos.
	
	B
	Na obra Verdade e método: Traços fundamentais de uma hermenêutica, Gadamer afirma que a solução para a historicidade seria perceber que o homem é um sujeito histórico e que se relaciona somente consigo mesmo e com suas criações.
	
	C
	O filósofo Gadamer defendeu o pensamento de Dilthey por acreditar que o homem é um sujeito histórico e, dessa forma, pode ser analisado historicamente.
	
	D
	Gadamer foi um dos principais críticos de Dilthey ao afirmar que a solução do problema histórico não seria resolvida simplesmente assumindo que o homem é um ser histórico.
	
	E
	Dilthey e Gadamer foram criadores da “reconstrução hermenêutica”, pois ambos acreditavam na força da imaginação como forma de alcançar o conhecimento dos fatos.

Continue navegando