Buscar

AULA DE FARMACOLOGIA

Prévia do material em texto

AULA DE FARMACOLOGIA
																																CRISTIANO BORGES DA LUZ
					FARMACÊUTICO E ENFERMEIRO
Introdução a Farmacologia
Os medicamentos são usados há anos como recurso para combater diversas doenças e assim manter e restaurar a saúde, que é uma necessidade básica do ser humano. Nos primórdios a terapêutica empregada era baseada no misticismo (mistério religioso), e acreditava-se que as doenças eram causadas por demônios e maus espíritos. 
Como ciência, a Farmacologia nasceu em meados do século XIX. O primeiro registro histórico que menciona os fármacos foi o Papiro de Smith, datado de 1600 a.C.
Introdução a Farmacologia
É a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico (tóxico) ou benéfico (medicamento) ou é a área da Farmácia que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos.
Introdução a Farmacologia
Assim, a disciplina de farmacologia, abordará os conceitos farmacológicos, as diversas classes de medicamentos, riscos e benefícios relacionados ao seu uso pelos clientes, e as interações medicamentosas. 
Janela terapêutica
Dose letal 50 ( DL 50)
Divisões da farmacologia como farmacocinética, farmacodinâmica etc.
Introdução a Farmacologia
A Farmacologia é utilizada com os objetivos:
Profilática: O medicamento tem ação preventiva contra doenças. Exemplo: As vacinas podem atuar na prevenção de doenças.
Terapêutica: O medicamento tem ação curativa, pode curar a patologia. Exemplo: Os antibióticos têm ação terapêutica, curando as doenças.
Introdução a Farmacologia
Paliativo: O medicamento tem capacidade de diminuir os sinais e sintomas da doença, mas não promove a cura. Exemplo: Os anti-hipertensivos diminuem a pressão arterial, mas não curam a hipertensão arterial; os antitérmicos e analgésicos diminuem a febre e a dor, porém não curam a patologia causadora dos sinais e sintomas. 
Diagnóstica: O medicamento auxilia no diagnóstico, elucidando exames radiográficos. Exemplo: Os contrastes são medicamentos que, associado aos exames radiográficos, auxiliam em diagnósticos de patologias 
Introdução a Farmacologia
Porque estudar farmacologia ?
Compreender o mecanismo pelo qual uma substância química administrada afeta o funcionamento do organismo;
Para se ter um sucesso terapêutico no tratamento de doenças;
Escolher o fármaco mais adequado para certas características fisiopatológicas;
Garantir que o fármaco atinja a concentração adequada;
Conceitos Básicos
Farmácia - estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica; 
Drogaria - estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais; 
Ervanaria - estabelecimento que realize dispensação de plantas medicinais; 
Conceitos Básicos 
Droga - substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária; 
Medicamento - produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico; 
Remédio - é o conceito que se dá para tudo o que for feito com a intenção de combater a dor e a doença, sem ter comprovação científica e nem margem de segurança. Ex: fisioterapia, banhos, fé 
Conceitos Básicos
Forma farmacêutica: é a forma final de como um medicamento se apresenta. Ex: cápsulas, comprimidos, pomadas etc.
Placebo (placeo= agradar) : tudo que é feito com a intenção benéfica para aliviar o sofrimento: fármaco/medicamento/droga/remédio em concentrações pequenas ou mesmo na sua ausência .
Fórmula farmacêutica: é o conjunto de substâncias que compõem a forma pela qual os medicamentos são apresentados e possui os seguintes componentes: princípio ativo (agente químico), o corretivo (sabor, corantes, açúcares) e o veículo (dá volume, em forma de talco, pós).
Conceitos Básicos
Medicamento ético ou de referência: sua principal função é servir de parâmetros para registros dos posteriores medicamentos similares e genéricos, quando sua patente expirar.
Medicamento genérico: é um medicamento com a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem e com a mesma indicação que o medicamento original, de marca.
Medicamento similar: é o medicamento autorizado a ser produzido após prazo da patente de fabricação do medicamento de referencia ou inovador ter vencido.
Conceitos Básicos
Dose: é a quantidade de medicamento administrado, pode ser única ou em intervalos regulares estabelecidos por horários;
Dose letal 50 (DL 50): concentração de uma substancia química capaz de matar 50% dos animais testados, essa substancia mede-se em mg por kilo de peso do animal
Princípio ativo: substância que deve exercer efeito farmacológico. 
Conceitos Básicos
Biodisponibilidade: é uma medida da extensão de uma droga terapeuticamente ativa que atinge a circulação sistêmica e está disponível no local de ação.
Bioequivalência: é um termo utilizado para avaliar a equivalência biológica esperada in vivo de duas preparações diferentes de um medicamento. Se dois medicamentos são ditos ser bioequivalentes, isso significa que se espera que eles sejam, para todas as intenções e propostas, iguais. 
Conceitos Básicos
Posologia: é o modo como o medicamento deve ser administrado.
Ex: tomar 1 comprimido de 8 em 8 horas.
Meia-vida: é o tempo necessário para que metade de uma substância seja removida do organismo por um processo químico ou físico.
Especificidade: capacidade de um fármaco reconhecer apenas um receptor.
Afinidade: tendência de um fármaco se ligar ao seu receptor
Eficácia: tendência de um fármaco, uma vez ligado, ativar o receptor
Conceitos Básicos
Agonistas: Substâncias que causam alterações na função celular, produzindo vários tipos de efeitos.
Antagonistas: substâncias que se liga ao seu receptor sem causar ativação impedindo consequentemente a ligação do agonista
Dessensibilização: diminuição de efeito de um fármaco que ocorre gradualmente quando administrado de modo continuo ou repetidamente.
Conceitos Básicos
Efeito colateral: efeito imprevisível que não está relacionado à principal ação do fármaco.
Efeito adverso: ou reação adversa ao medicamento (RAM), como um efeito diferente e indesejado daquele considerado como principal por um fármaco.
Origem dos Medicamentos 
Segundo a sua origem os medicamentos podem ser:
Naturais: extraídos de órgãos, glândulas, plantas ou peçonhas de animais. Ex: Insulinas
Sintéticos: preparados com o auxílio de matéria-prima natural, são resultados exclusivamente do trabalho de laboratórios. Ex: alguns antibióticos.
Semi-Sintéticos: resultam de alterações produzidas em substâncias naturais, com a finalidade de modificarem as características das ações por elas exercidas.
Vida de uma Fármaco

Continue navegando