Buscar

Duvida sobre uma questão de Farmacologia

Março de 1988: F é um menino de 13 anos. Seus pais começam a notar que ele está quase sempre cansado, apesar de dormir bastante. Não consegue mais participar da equipe de atletismo da escola porque se sente exausto no meio das corridas — as mesmas corridas que ele costumava vencer um ano antes. Além disso, F queixa-se de sede constante e, conseqüentemente, ingere grande quantidade de água. Ele vai ao médico da família, que constata glicemia de 650 mg/dL (cerca de seis vezes acima do normal) e faz um diagnóstico inicial de diabetes mellitus tipo I. O diagnóstico é confirmado no hospital, onde os médicos estabilizam a glicemia e elaboram um programa de insulinoterapia. Ele aprende a colher uma gota de sangue da ponta do dedo para medir a glicemia e a auto-administrar injeções subcutâneas de insulina. Todos os dias F aplica em si mesmo a injeção de insulina humana recombinante antes do café-da-manhã e do jantar.

Janeiro de 1997: Durante todo o ensino médio e a maior parte da universidade, F raramente monitora a glicemia e intencionalmente mantém o nível acima do recomendado. Ele quer ser o mais “normal” possível, o que para ele significa nunca permitir que a glicemia caia a ponto de precisar comer no meio de uma aula ou em outros momentos incomuns. Com o tempo, F percebe que evitar as conseqüências a longo prazo do controle inadequado do diabetes — aterosclerose, retinopatia, nefropatia e neuropatia periférica, entre outros — compensa a inconveniência do controle mais rigoroso. Então, adota um esquema de quatro injeções diárias e começa a avaliar a glicemia quatro a cinco vezes ao dia. Por fim, ele troca as múltiplas injeções subcutâneas (MIS) pela infusão subcutânea contínua de insulina (ISCI) por meio de uma bomba.

Esta administra um nível basal constante de insulina que pode ser suplementado com liberações em bolo antes das refeições, assim assemelhando-se mais ao controle normal dos níveis sanguíneos de glicose pelo corpo.

Setembro de 2014: Voltando a 1997, F usou a bomba de insulina durante cerca de três meses apenas, decidindo que o pequeno aparelho que devia estar sempre preso ao corpo não era compatível com seu estilo de vida ativo ou sua auto-imagem. Retomou o tratamento com MIS durante mais alguns anos, até que começou a participar de ensaios com um novo sistema implantável para administração de insulina. Agora, um suprimento de insulina para 2 anos é incorporado a uma matriz de polímero que pode ser implantada na gordura subcutânea do abdome. Um aparelho no relógio de pulso de F faz a medição transdérmica contínua da glicemia e transmite instruções para um oscilador magnético implantado perto do sistema de liberação do polímero. Assim, obtêm-se as mesmas vantagens de administração da bomba de insulina sem que F sinta-se limitado ou preso a uma máquina. Ele apenas substitui o sistema de polímero a cada 2 anos e faz pequenos ajustes diários dos parâmetros de liberação programados no aparelho de pulso. F pretende fazer um transplante de células beta pancreáticas, desenvolvidas a partir de suas próprias células-tronco, que permitirá curar o seu diabetes.

Por que a administração oral de insulina não é viável? Que outras vias poderiam ser tentadas?


💡 2 Respostas

User badge image

JULIA CASTRO

1. A insulina é degradada pelas enzimas digestivas e intestinais. Portanto não haveria efeito algum.
0
Dislike0
User badge image

Sophia S da Silva

1. A insulina é degradada pelas enzimas digestivas e intestinais. Portanto não haveria efeito algum.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais