Buscar

BDQ Micro e Imuno Aplicada


Continue navegando


Prévia do material em texto

IMUNOLOGIA 
O linfedema é um quadro patológico de desordem vascular, onde se observa um déficit no equilíbrio das trocas de líquidos a nível de interstício. O papel do sistema linfático é de suma importância devido a suas funções na formação, transporte, e filtração de células linfóides, (anticorpos-ação imunológica), e no equilíbrio circulatório, como reabsorção, e transporte do líquido e da carga protéica excedente do espaço intersticial (COSSÍO, 1987). Um distúrbio neste sistema, leva a um quadro disfuncional que varia de acordo com o fator desencadeante. O método usado pela fisioterapia, atua sobre os trajetos dos vasos linfáticos, seguindo suas correntes derivativas, e promovendo a reabsorção e condução do acúmulo de líquido da área edemaciada, para as áreas normais. Utiliza-se manobras específicas descongestivas manuais (Drenagem Linfática Manual) e mecânicas, seguidas de uma técnica de compressão externa, constituída por bandagens de baixa elasticidade, após a aplicação de pressoterapia pneumática seqüencial, com bota de três ou mais câmaras a 30 mmHg de pressão, na direção de distal a proximal do membro (LEDUC, 1992). Os resultados obtidos com este método, são de evolução bem satisfatória, principalmente se for feito o diagnóstico precoce, iniciando-se prontamente a terapia adequada. Conclui-se que com conhecimento específico da complexa anatomia linfática, (inclusive das importantes vias derivativas), da fisiologia da macro e microcirculação, e sabendo-se mais recentemente que os vasos linfáticos perfurantes atuam como um sistema de segurança em casos de obstrução (CIUCCI, 1997), podemos com base nestes dados, reequilibrar e reduzir o edema. Confirmando então, que a intervenção da fisioterapia se torna indispensável sob o aspecto reabilitador e preventivo nestes casos de patologia circulatória linfática¿ (OLIVEIRA, M. A.de; BELCZAK, C. E. Q.; BERTOLINI, S. M. M. G. Intervenção da fisioterapia no tratamento de linfedema: relato de caso. Revista Arquivos de Ciências da Saúde. 5(2):155-159, maio-ago. 2001). A partir das discussões realizadas em sala sobre o assunto, e com base na frase ¿O papel do sistema linfático é de suma importância devido a suas funções na formação, transporte, e filtração de células linfoides¿ extraída do resumo acima, assinale a ÚNICA alternativa correta sobre a importância do sistema linfático para o desenvolvimento da resposta imunológica.
()Por ser responsável pela hematopoiese, o sistema linfático atua decisivamente no desenvolvimento de célula do sistema imune, e o linfedema citado pelos autores é um exemplo clássico de reação de defesa que ocorre graças à sua ação
(X)Por ser amplamente distribuído pelo corpo e pela íntima relação que apresenta com o sistema circulatório, o sistema linfático possibilita o encontro entre antígenos e os componentes do sistema imune favorecendo-os em seu amadurecimento e desencadeando a resposta de defesa
()A função do sistema linfático se restringe à transportar linfa proveniente dos tecidos, e que cuja falha resulta na formação do edema (nesse caso, o linfedema citado pelos autores), ou seja, o sistema linfático não tem qualquer participação com a resposta imune. Portanto há um erro contextual no resumo dos autores e enunciado da questão
()Devido sua independência do sistema circulatório, o sistema linfático consegue distribuir as células da série branca do sangue para os locais onde elas são necessárias para a realização do processo inflamatório
()Como afirmam os autores do resumo, o sistema linfático é importante porque é ele que produz as células de defesa imunológica, em especial àquelas que realizam o mecanismo inato
 
	(IFRN)Os meios de cultura podem ser classificados em contínuos e descontínuos. Em uma cultura descontínua, as condições não permanecem ideais por muito tempo, devido a diminuição da quantidade de nutrientes e a acumulação dos produtos do metabolismo microbiano. Sabendo que na cultura descontínua em meio líquido, observa-se que a curva representativa apresenta várias fases de crescimento, analise o quadro a seguir. 1. Fase de lag a. Ao fim de um certo tempo, a velocidade de crescimento vai diminuindo até atingir uma fase em que o número de novos indivíduos é igual ao número de indivíduos que morre. 2. Fase de log b. Os microrganismos encontram-se na plenitude de suas capacidades, em um meio cujo suprimento de nutrientes é superior às necessidades do organismo cultivado. 3. Fase estacionária c. Depois de um certo tempo, o número dos organismos que morrem torna-se progressivamente superior ao número dos que surgem. 4. Fase de declínio d. Essa fase só ocorre, quando os microrganismos semeados provêm de uma cultura velha. Relacionando a primeira coluna (nomes das fases) e a segunda coluna (caracterização das fases), assinale a opção que apresenta as relações corretas.
		
	
	1-e,2-d,3-c,4-a
	
	1-c; 2-a; 3-b; 4-d
	
	1-c; 2-b; 3-a; 4-d
	
	1-d; 2-b; 3-c; 4-a
	 
	1-d; 2-c; 3-a; 4-b
	Respondido em 05/06/2019 15:11:18
	
Compare com a sua resposta: Fase Lag: adaptação ao meio, fase mais longa pois a bactéria vai ter que se adaptar a este novo meio; fase log: crescimento exponencial, a bactéria já adaptada vai uniciar o seu processo de divisão; fase estacionária: não tendo mais espaço as bactérias param de se dividir, nesta fase começa a ocorre falta de nutriestes, de espaço, de oxigênio, o excesso de excretas faz com que se inicie a fase de declínio ou morte, mas,se uma bactéria conseguir se adaptar a este meio inicia-se uma nova curva de crescimento.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201807066598)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A radiação apresenta vários efeitos sobre as células, dependendo de seu comprimento de onda, intensidade e duração. Existem dois tipos de radiações esterilizantes: ionizante e não ionizante. Sobre as radiações esterilizantes é correto afirmar:
		
	 
	e) os raios gamas, raio X e feixes de elétrons de alta energia são exemplos de radiações ionizantes. Os feixes de elétrons de alta energia são somente utilizados na indústria de alimentos, para esterilizar carnes, vegetais e temperos.
	
	d) a luz ultravioleta (UV) é um exemplo de radiação não ionizante que causa danos ao DNA das células expostas, produzindo ligações entre as bases pirimídicas adjacentes, inibindo a replicação correta do DNA durante a reprodução bacteriana.
	
	c) a luz ultravioleta não é utilizada para desinfetar vacinas, produtos médicos, salas de cirurgias e refeitórios, porque não é muito penetrante e assim apresenta pouca eficácia.
	
	a) a radiação do tipo micro-ondas possui efeito direto sobre os microrganismos devido a umidade no interior da célula que, quando aquecida, causa a desnaturação proteica e a morte de todos os microrganismos.
	
	b) os raios gamas penetram profundamente nos alimentos esterilizando-os. Esse processo é rápido e possui efeitos sobre a água formando radicais de hidrogênio altamente reativos com o DNA microbiano.
	Respondido em 05/06/2019 15:11:45
	
Compare com a sua resposta: Não. A microbiota transiente é formada por microrganismos patogênicos ou não que podem agir como microrganismos oportunistas dependendo da condição do sistema imunológico do hospedeiro.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201807066678)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sulfonamidas são antibióticos bacteriostáticos utilizados no tratamento de inúmeras infecções. Assinale a alternativa que contém uma resposta VERDADEIRA a respeito desse grupo farmacológico.
		
	 
	São inibidores da síntese do DNA, e inibem a enzima helicase.
	
	São inibidores da síntese do ácido fólico, e inibem a enzima DNA girase.
	 
	São inibidores da síntese do ácido fólico e inibem a enzima diidropteroato sintetase.
	
	São inibidores da síntese da parede celular e inibem a enzima transpeptidase.
	
	São inibidores da síntese do DNA e inibem a enzima topoisomerase II.
	Respondidoem 05/06/2019 15:14:30
	
Compare com a sua resposta: Gram-positiva: Camada espessa de peptideoglicanos; apresenta ácidos tecoicos; adquirem a coloração azulada após a técnica de Gram. Gram - negativa: Fina camada de peptideoglicanos; ausente em ácidos tecoicos; apresentam membrana externa de LPS; adquirem a coloração avermelhada após a técnica de Gram.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201807066799)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual das seguintes frases é verdadeira?
		
	
	Apenas a Salmonella typhi é considerada uma espécie patogênica causadora da salmonelose.
	
	Uma bactéria encapsulada pode ser virulenta, porque sua cápsula destrói os tecidos do hospedeiro.
	 
	A enterotoxina estafilocócica é produzida pelo Staphylococcus aureus que pode causar intoxicação alimentar.
	
	O botulismo é uma doença causada por exotoxina produzida pelo microrganismo Vibrio cholerae.
	
	A Helicobacter pylori é uma bactéria no formato de coco que pode causar úlcera na boca.
	Respondido em 05/06/2019 15:16:09
	
Compare com a sua resposta: Os mecanismos de resistência desenvolvidos pelos microrganismos são: bloqueio de entrada (eles não permitem a entrada do antibiótico na célula); inativação por enzimas (eles modificam o sítio ativo de suas enzimas não permitindo que o antibiótico se liga a elas); alteração da molécula-alvo (que pode ser uma proteína, eles alteram a estrutura da mesma não permitindo a ação do antibiótico) e efluxo do antibiótico (quando o antibiótico entra na célula microbiana, mas é reconhecido e expulso da mesma).
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201807066478)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As bactérias são capazes de transferir seus genes de uma espécie para outra por meio de um processo chamado de transferência horizontal. A transferência horizontal de genes pode ocorrer de várias formas e é fundamental não só para a evolução dos microrganismos em geral, mas também para a evolução das bactérias patogênicas. Nelas, grande parte dos genes que codificam para fatores de virulência surge por transferência horizontal. A transferência de DNA de uma célula doadora para uma receptora por bacteriófago é denominada de:
		
	 
	conjugação.
	
	tradução.
	
	transcrição.
	
	transformação.
	 
	transdução.
	Um dos mecanismos de resistência antimicrobiana é a inativação da droga pela síntese de enzimas como as B-lactamases que inativa os antimicrobianos:
		
	
	Macrolídeos
	
	Aminoglicosídeos
	
	Carbapenêmicos
	
	Quinolonas
	 
	Beta-lactâmicos
	Respondido em 05/06/2019 15:25:01
	
Compare com a sua resposta: o aluno deve responder sobre a formação de água e gases e como isso pode prejudicar o desenvolvimento do microrganismo caso o mesmo não seja colocado de forma invertida
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201807066592)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual o principal objetivo do método de disco-difusão ou Kirby-Bauer?
		
	
	b) Determinar a concentração inibitória mínima do antimicrobiano.
	
	e) Determinar quantitativamente o perfil de sensibilidade dos microrganismos aos antimicrobianos.
	 
	d) Determinar qualitativamente o perfil de sensibilidade dos microrganismos aos antimicrobianos.
	
	c) Determinar a concentração bactericida mínima do antimicrobiano.
	
	a) Determinar o melhor antibiótico entre os demais testados, para o tratamento da doença infecciosa.
	Respondido em 05/06/2019 15:35:29
	
Compare com a sua resposta: Observar as diversas morfologias, seus arranjos e caracterizar os tipos de bactéria quanto a sua coloração, Gram positivo (roxo) e Gram negativo (rosa).
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201807066678)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sulfonamidas são antibióticos bacteriostáticos utilizados no tratamento de inúmeras infecções. Assinale a alternativa que contém uma resposta VERDADEIRA a respeito desse grupo farmacológico.
		
	
	São inibidores da síntese da parede celular e inibem a enzima transpeptidase.
	
	São inibidores da síntese do DNA, e inibem a enzima helicase.
	
	São inibidores da síntese do DNA e inibem a enzima topoisomerase II.
	 
	São inibidores da síntese do ácido fólico e inibem a enzima diidropteroato sintetase.
	
	São inibidores da síntese do ácido fólico, e inibem a enzima DNA girase.
	Respondido em 05/06/2019 15:36:44
	
Compare com a sua resposta: Gram-positiva: Camada espessa de peptideoglicanos; apresenta ácidos tecoicos; adquirem a coloração azulada após a técnica de Gram. Gram - negativa: Fina camada de peptideoglicanos; ausente em ácidos tecoicos; apresentam membrana externa de LPS; adquirem a coloração avermelhada após a técnica de Gram.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201807087308)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	 A AIDS é considerada:
		
	 
	É um quadro de imunodeficiência consequente à morte celular incialmente dos linfócitos TCD8+ e depois TCD4+.
	 
	Um conjunto de sinais e sintomas, resultante de um quadro de linfocitopenia.
	
	Uma doença presente em todos portadores do HIV.
	
	Um conjunto de sinais e sintomas, resultante de uma linfocitose.
	
	Um conjunto de sinais e sintomas, resultante de uma leucocitose.
	Respondido em 05/06/2019 15:37:32
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201807066585)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Como podemos observar crescimento bacteriano em placa de Petri (meio sólido):
		
	
	Pela turvação
	
	nda
	 
	Pelo crescimento de colônias
	
	Pela presença de secreção
	
	Pela coloração da estrutura bacteriana
	Respondido em 05/06/2019 15:38:09
	
Compare com a sua resposta: Em lâmina contendo esfregaço fresco, secar e flambar rapidamente em bico de Bunsen. Cobrir a lâmina com solução de cristal de violeta e aguardar 1 minuto. Lavar rapidamente com água destilada. Cobrir a lâmina com solução de lugol por um minuto. Lavar em seguida com água destilada. Inclinar a lâmina e gotejar álcool-acetona cerca de 15 segundos. Lavar a lâmina e cobrir com fucsina por 30 segundos. Lavar novamente a lâmina com água destilada, levar ao microscópio e observar. Bactérias Gram-positivas desenvolvem coloração roxa e bactérias Gram-negativas coloração rosa/vermelho
 MICROBIOLOGIA
	Tendo em vista a citologia bacteriana, a estrutura que contém peptideoglicano e é responsável por conferir maior resistência às bactérias gram-positivas é denominada:
		
	 
	Parede celular
	
	Membrana plasmática
	
	Cápsula
	
	Corona radiata.
	
	Citosol
	Respondido em 25/04/2019 15:58:57
	
Compare com a sua resposta: Foi desenvolvida por Hans Christian Gram em 1884, baseia-se em diferença na composição da parede celular Sua finalidade é a classificação de micro-organismos com base em suas características tintoriais e morfológicas. Por esse método é capaz de realiza o diagnostico diferencia de microrganismos de importância clinica, tais como a E.coli (gram negativa)âem infecções urinárias
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201807066452)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação às estruturas das células procariotas (bactérias), observamos algumas particularidades. Abaixo são apresentadas várias sentenças. Julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O ácido teicoico é um componente característico da parede das bactérias Gram-positivas. 
( ) O núcleo da célula bacteriana contém nucléolo e é bem delimitado pela membrana nuclear. 
( ) O ácido lipoteicoico é um componente característico da parede das bactérias Gram-negativas. 
( ) O LPS é um componente característico da parede das bactérias Gram-negativas. 
( ) As células procarióticas carecem de mitocôndrias.
Agora marque a sequência correta.
		
	
	V - V - V - F - F.
	
	F - F - F - V - V.
	
	F - V - V - V - F.
	 
	V - F - F - V - V.
	
	V - V - F - V - F.
	Respondido em 25/04/201916:00:25
	
Compare com a sua resposta: Os esporos são estruturas de dormência e caracterizam-se pela extraordinária resistência ao calor, às radiações, aos desinfetantes e à desidratação. Garantem, assim, a manutenção de seu material genético e a perpetuação da espécie.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201807066802)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os nomes científicos seguem regras da nomenclatura binomial, que determina, ao menos, a presença de um gênero e uma espécie.
Em relação ás regras de escrita de nomes científicos, analise as afirmativas abaixo:
I - Utiliza-se sp. quando a observação for exclusiva de uma espécie.
II - Os gêneros e espécies devem ser escritos com letra maiúscula.
III - O gênero pode ser abreviado quando as observações são comuns à qualquer espécie.
IV - Quando manuscrito, o nome científico precisa ser sublinhado.
 
Marque a alternativa que apresenta apenas frase(s) verdadeira(s):
		
	
	I, II e IV.
	 
	I e IV.
	
	II e III.
	
	Apenas I.
	 
	III e IV.
	Respondido em 25/04/2019 16:02:05
	
Compare com a sua resposta: Os mecanismos de resistência desenvolvidos pelos microrganismos são: bloqueio de entrada (eles não permitem a entrada do antibiótico na célula); inativação por enzimas (eles modificam o sítio ativo de suas enzimas não permitindo que o antibiótico se liga a elas); alteração da molécula-alvo (que pode ser uma proteína, eles alteram a estrutura da mesma não permitindo a ação do antibiótico) e efluxo do antibiótico (quando o antibiótico entra na célula microbiana, mas é reconhecido e expulso da mesma).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201807066441)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Robert Koch nasceu em Clausthal, na Alemanha. Era o terceiro de treze irmãos. Surpreendeu seus pais quando, aos cinco anos de idade, disse-lhes que, com o auxílio dos jornais, aprendeu a ler sozinho. Um feito que pronunciou sua inteligência e persistência metódica, as quais passaram a ser suas características em sua vida mais tarde. Robert Koch é lembrado em microbiologia porque ele:
		
	 
	comprovou a teoria do germe da doença.
	
	descobriu os antibióticos.
	
	desenvolveu um esquema de classificação amplamente aceito.
	
	apoiou a teoria da geração espontânea.
	
	cultivou com sucesso vírus em laboratório.
	Respondido em 25/04/2019 16:08:40
	
Compare com a sua resposta: Os esporos são estruturas de dormência e caracterizam-se pela extraordinária resistência ao calor, às radiações, aos desinfetantes e à desidratação. Garantem, assim, a manutenção de seu material genético e a perpetuação da espécie.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201807066577)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a morfologia, as bactérias com formas esféricas, de bastão, em cacho de uva e em cadeia denominam-se, respectivamente:
		
	
	Bastões, espiroquetas, estafilococos, estreptococos.
	
	Espiroquetas, estafilococos, estreptococos, vibrios.
	 
	Cocos, bastonetes, estafilococos e estreptococos.
	
	Cocos, espiroquetas, estafilococos, estreptococos.
	
	Espiroquetas, estafilococos, estreptococos, bastonetes
	As bactérias (do latim, bacteria, singular: bacterium) são organismos relativamente simples, de uma única célula (unicelulares), cujo material genético não está envolto por uma membrana nuclear especial. (Extraído de Tortora et.al. Microbiologia. Porto alegre: ARTMED, 2005.p.2). Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir. As bactérias são denominadas organismos: I) Procariotos II) Eucariotos III) Fungi. É correto o que se afirma em:
		
	 
	I
	
	I e II
	
	II
	
	I e III
	
	III
	Respondido em 25/04/2019 16:14:21
	
Compare com a sua resposta: Para adquirir resistência, a bactéria deve alterar seu DNA, material genético. Esse mecanismo envolve a indução de mutação no DNA nativo e a introdução de um DNA estranho - genes de resistência - que podem ser transferidos entre gêneros ou espécies diferentes de bactérias.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201807066689)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No século XIX um cientista descobriu que o aquecimento de certo alimentos e bebidas acima de 60°C evitava sua deterioração. A técnica conste em aquecer 62-63° C e mantê-lo nesta temperatura por 30-35 min, seguido por resfriamento brusco a 5° C ou menos. Essa técnica é chamada de pasteurização. Qual o cientista elaborou essa técnica.?
		
	
	A) Robert Hooke
	 
	d) Louis Paster
	
	b) Robert Koch
	
	c) Alexander Fleming
	
	e) Dimitri Ivanovski
	Respondido em 25/04/2019 16:14:36
	
Compare com a sua resposta: Não, pois o bacteriófago só se reproduz dentro de uma bactéria.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201807066800)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Quanto a estrutura e a composição química das paredes celulares de bactérias Gram-negativas e Gram-positivas, apresentam diferenças básicas. Em relação as Gram-positivas assinale a alternativa correta:
		
	
	Na coloração de Gram, as bactérias Gram-positivas coram-se de vermelho.
	
	Paredes finas formadas por fosfolipídeos.
	 
	Parede mais espessas, mais simples, têm uma quantidade maior de peptideoglicano em sua parede celular.
	 
	Possuem uma membrana externa cobrindo uma camada fina de peptideoglicano e uma camada interna de proteínas o qual melhoram a seletividade de substâncias que entram na célula.
	
	Possuem grande espaço periplasmático.
	Respondido em 25/04/2019 16:16:46
	
Compare com a sua resposta: Os mecanismos de resistência desenvolvidos pelos microrganismos são: bloqueio de entrada (eles não permitem a entrada do antibiótico na célula); inativação por enzimas (eles modificam o sítio ativo de suas enzimas não permitindo que o antibiótico se liga a elas); alteração da molécula-alvo (que pode ser uma proteína, eles alteram a estrutura da mesma não permitindo a ação do antibiótico) e efluxo do antibiótico (quando o antibiótico entra na célula microbiana, mas é reconhecido e expulso da mesma).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201807066475)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As bactérias são capazes de transferir seus genes de uma espécie para outra por meio de um processo chamado de transferência horizontal. A transferência horizontal de genes pode ocorrer de várias formas e é fundamental não só na evolução dos microrganismos em geral, mas também para a evolução das bactérias patogênicas. Nelas, grande parte dos genes que codificam para fatores de virulência surge por transferência horizontal. A transferência de DNA de uma célula doadora para uma receptora como DNA nu em solução é denominada de:
		
	
	tradução.
	
	conjugação.
	 
	transcrição.
	
	transdução.
	 
	transformação.
	Respondido em 25/04/2019 16:17:14
	
Compare com a sua resposta: O nome binomial é composto por dois nomes: o GÊNERO, ao qual pertence o microrganismo, e um adjetivo modificado chamado de ESPÉCIE-MODIFICADOR ou EPÍTETO ESPECÍFICO. A primeira letra do nome do gênero é escrita em letra maiúscula, e o restante do nome é escrito em letras minúsculas. O nome inteiro binomial é escrito em itálico ou sublinhado.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201807066681)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As soluções empregadas na coloração de Gram possuem finalidades distintas. Pode-se dizer que o LUGOL possui função de:
		
	
	Contra-corante.
	
	Corante de fundo.
	 
	Corante principal.
	
	Descorante.
	 
	Mordente.
	IFRN)Os meios de cultura podem ser classificados em contínuos e descontínuos. Em uma cultura descontínua, as condições não permanecem ideais por muito tempo, devido a diminuição da quantidade de nutrientes e a acumulação dos produtos do metabolismo microbiano. Sabendo que na cultura descontínua em meio líquido, observa-se que a curva representativa apresenta várias fases de crescimento, analise o quadro a seguir. 1. Fase de lag a. Ao fimde um certo tempo, a velocidade de crescimento vai diminuindo até atingir uma fase em que o número de novos indivíduos é igual ao número de indivíduos que morre. 2. Fase de log b. Os microrganismos encontram-se na plenitude de suas capacidades, em um meio cujo suprimento de nutrientes é superior às necessidades do organismo cultivado. 3. Fase estacionária c. Depois de um certo tempo, o número dos organismos que morrem torna-se progressivamente superior ao número dos que surgem. 4. Fase de declínio d. Essa fase só ocorre, quando os microrganismos semeados provêm de uma cultura velha. Relacionando a primeira coluna (nomes das fases) e a segunda coluna (caracterização das fases), assinale a opção que apresenta as relações corretas.
		
	
	1-e,2-d,3-c,4-a
	
	1-c; 2-a; 3-b; 4-d
	
	1-c; 2-b; 3-a; 4-d
	
	1-d; 2-b; 3-c; 4-a
	 
	1-d; 2-c; 3-a; 4-b
	Respondido em 05/06/2019 15:11:18
	
Compare com a sua resposta: Fase Lag: adaptação ao meio, fase mais longa pois a bactéria vai ter que se adaptar a este novo meio; fase log: crescimento exponencial, a bactéria já adaptada vai uniciar o seu processo de divisão; fase estacionária: não tendo mais espaço as bactérias param de se dividir, nesta fase começa a ocorre falta de nutriestes, de espaço, de oxigênio, o excesso de excretas faz com que se inicie a fase de declínio ou morte, mas,se uma bactéria conseguir se adaptar a este meio inicia-se uma nova curva de crescimento.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201807066598)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A radiação apresenta vários efeitos sobre as células, dependendo de seu comprimento de onda, intensidade e duração. Existem dois tipos de radiações esterilizantes: ionizante e não ionizante. Sobre as radiações esterilizantes é correto afirmar:
		
	 
	e) os raios gamas, raio X e feixes de elétrons de alta energia são exemplos de radiações ionizantes. Os feixes de elétrons de alta energia são somente utilizados na indústria de alimentos, para esterilizar carnes, vegetais e temperos.
	
	d) a luz ultravioleta (UV) é um exemplo de radiação não ionizante que causa danos ao DNA das células expostas, produzindo ligações entre as bases pirimídicas adjacentes, inibindo a replicação correta do DNA durante a reprodução bacteriana.
	
	c) a luz ultravioleta não é utilizada para desinfetar vacinas, produtos médicos, salas de cirurgias e refeitórios, porque não é muito penetrante e assim apresenta pouca eficácia.
	
	a) a radiação do tipo micro-ondas possui efeito direto sobre os microrganismos devido a umidade no interior da célula que, quando aquecida, causa a desnaturação proteica e a morte de todos os microrganismos.
	
	b) os raios gamas penetram profundamente nos alimentos esterilizando-os. Esse processo é rápido e possui efeitos sobre a água formando radicais de hidrogênio altamente reativos com o DNA microbiano.
	Respondido em 05/06/2019 15:11:45
	
Compare com a sua resposta: Não. A microbiota transiente é formada por microrganismos patogênicos ou não que podem agir como microrganismos oportunistas dependendo da condição do sistema imunológico do hospedeiro.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201807066678)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sulfonamidas são antibióticos bacteriostáticos utilizados no tratamento de inúmeras infecções. Assinale a alternativa que contém uma resposta VERDADEIRA a respeito desse grupo farmacológico.
		
	 
	São inibidores da síntese do DNA, e inibem a enzima helicase.
	
	São inibidores da síntese do ácido fólico, e inibem a enzima DNA girase.
	 
	São inibidores da síntese do ácido fólico e inibem a enzima diidropteroato sintetase.
	
	São inibidores da síntese da parede celular e inibem a enzima transpeptidase.
	
	São inibidores da síntese do DNA e inibem a enzima topoisomerase II.
	Respondido em 05/06/2019 15:14:30
	
Compare com a sua resposta: Gram-positiva: Camada espessa de peptideoglicanos; apresenta ácidos tecoicos; adquirem a coloração azulada após a técnica de Gram. Gram - negativa: Fina camada de peptideoglicanos; ausente em ácidos tecoicos; apresentam membrana externa de LPS; adquirem a coloração avermelhada após a técnica de Gram.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201807066799)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual das seguintes frases é verdadeira?
		
	
	Apenas a Salmonella typhi é considerada uma espécie patogênica causadora da salmonelose.
	
	Uma bactéria encapsulada pode ser virulenta, porque sua cápsula destrói os tecidos do hospedeiro.
	 
	A enterotoxina estafilocócica é produzida pelo Staphylococcus aureus que pode causar intoxicação alimentar.
	
	O botulismo é uma doença causada por exotoxina produzida pelo microrganismo Vibrio cholerae.
	
	A Helicobacter pylori é uma bactéria no formato de coco que pode causar úlcera na boca.
	Respondido em 05/06/2019 15:16:09
	
Compare com a sua resposta: Os mecanismos de resistência desenvolvidos pelos microrganismos são: bloqueio de entrada (eles não permitem a entrada do antibiótico na célula); inativação por enzimas (eles modificam o sítio ativo de suas enzimas não permitindo que o antibiótico se liga a elas); alteração da molécula-alvo (que pode ser uma proteína, eles alteram a estrutura da mesma não permitindo a ação do antibiótico) e efluxo do antibiótico (quando o antibiótico entra na célula microbiana, mas é reconhecido e expulso da mesma).
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201807066478)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As bactérias são capazes de transferir seus genes de uma espécie para outra por meio de um processo chamado de transferência horizontal. A transferência horizontal de genes pode ocorrer de várias formas e é fundamental não só para a evolução dos microrganismos em geral, mas também para a evolução das bactérias patogênicas. Nelas, grande parte dos genes que codificam para fatores de virulência surge por transferência horizontal. A transferência de DNA de uma célula doadora para uma receptora por bacteriófago é denominada de:
		
	 
	conjugação.
	
	tradução.
	
	transcrição.
	
	transformação.
	 
	transdução.
	Um dos mecanismos de resistência antimicrobiana é a inativação da droga pela síntese de enzimas como as B-lactamases que inativa os antimicrobianos:
		
	
	Macrolídeos
	
	Aminoglicosídeos
	
	Carbapenêmicos
	
	Quinolonas
	 
	Beta-lactâmicos
	Respondido em 05/06/2019 15:25:01
	
Compare com a sua resposta: o aluno deve responder sobre a formação de água e gases e como isso pode prejudicar o desenvolvimento do microrganismo caso o mesmo não seja colocado de forma invertida
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201807066592)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual o principal objetivo do método de disco-difusão ou Kirby-Bauer?
		
	
	b) Determinar a concentração inibitória mínima do antimicrobiano.
	
	e) Determinar quantitativamente o perfil de sensibilidade dos microrganismos aos antimicrobianos.
	 
	d) Determinar qualitativamente o perfil de sensibilidade dos microrganismos aos antimicrobianos.
	
	c) Determinar a concentração bactericida mínima do antimicrobiano.
	
	a) Determinar o melhor antibiótico entre os demais testados, para o tratamento da doença infecciosa.
	Respondido em 05/06/2019 15:35:29
	
Compare com a sua resposta: Observar as diversas morfologias, seus arranjos e caracterizar os tipos de bactéria quanto a sua coloração, Gram positivo (roxo) e Gram negativo (rosa).
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201807066678)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sulfonamidas são antibióticos bacteriostáticos utilizados no tratamento de inúmeras infecções. Assinale a alternativa que contém uma resposta VERDADEIRA a respeito desse grupo farmacológico.
		
	
	São inibidores da síntese da parede celular e inibem a enzima transpeptidase.
	
	São inibidores da síntese do DNA, e inibem a enzima helicase.
	
	São inibidores da síntese doDNA e inibem a enzima topoisomerase II.
	 
	São inibidores da síntese do ácido fólico e inibem a enzima diidropteroato sintetase.
	
	São inibidores da síntese do ácido fólico, e inibem a enzima DNA girase.
	Respondido em 05/06/2019 15:36:44
	
Compare com a sua resposta: Gram-positiva: Camada espessa de peptideoglicanos; apresenta ácidos tecoicos; adquirem a coloração azulada após a técnica de Gram. Gram - negativa: Fina camada de peptideoglicanos; ausente em ácidos tecoicos; apresentam membrana externa de LPS; adquirem a coloração avermelhada após a técnica de Gram.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201807087308)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	 A AIDS é considerada:
		
	 
	É um quadro de imunodeficiência consequente à morte celular incialmente dos linfócitos TCD8+ e depois TCD4+.
	 
	Um conjunto de sinais e sintomas, resultante de um quadro de linfocitopenia.
	
	Uma doença presente em todos portadores do HIV.
	
	Um conjunto de sinais e sintomas, resultante de uma linfocitose.
	
	Um conjunto de sinais e sintomas, resultante de uma leucocitose.
	Respondido em 05/06/2019 15:37:32
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201807066585)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Como podemos observar crescimento bacteriano em placa de Petri (meio sólido):
		
	
	Pela turvação
	
	nda
	 
	Pelo crescimento de colônias
	
	Pela presença de secreção
	
	Pela coloração da estrutura bacteriana
	Respondido em 05/06/2019 15:38:09
	
Compare com a sua resposta: Em lâmina contendo esfregaço fresco, secar e flambar rapidamente em bico de Bunsen. Cobrir a lâmina com solução de cristal de violeta e aguardar 1 minuto. Lavar rapidamente com água destilada. Cobrir a lâmina com solução de lugol por um minuto. Lavar em seguida com água destilada. Inclinar a lâmina e gotejar álcool-acetona cerca de 15 segundos. Lavar a lâmina e cobrir com fucsina por 30 segundos. Lavar novamente a lâmina com água destilada, levar ao microscópio e observar. Bactérias Gram-positivas desenvolvem coloração roxa e bactérias Gram-negativas coloração rosa/vermelho