N2
5 pág.

N2


DisciplinaProva N2 2 - Anhembi73 materiais526 seguidores
Pré-visualização2 páginas
PERGUNTA 1
Em conformidade com o artigo 1.085 do Código Civil, a resolução dos sócios minoritários ou dissolução parcial, ocorre quando a maioria dos sócios com mais da metade do capital social percebe que um ou mais sócios estão colocando em risco a manutenção da sociedade por atos comprovadamente graves.
 
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A exclusão de um sócio somente poderá ser determinada em reunião ou assembleia especialmente convocada para esse fim. 
 
PORQUE 
 
II. O acusado de cometer atos graves deve estar ciente em tempo hábil para que se permita seu comparecimento e o exercício do direito de defesa.
 
Em conformidade com o texto proposto, assinale a opção correta em relação as asserções.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
Nesse tipo societário há duas espécies de sócios: os comanditados, pessoas físicas com responsabilidade solidária e ilimitada pelas obrigações sociais, já que, além de administrar, contratam pela sociedade; e os comanditários, pessoas físicas ou jurídicas com responsabilidade limitada ao valor de sua quota, já que são meros investidores de capital, não participando de sua administração (art. 1.045 do Código Civil). A sociedade em comandita simples é a entidade constituída por sócios que possuem responsabilidade ilimitada e solidária, e aqueles que limitam essa responsabilidade à importância com que entram para o capital.
SANCHEZ, A.  Direito Empresarial Sistematizado . [Livro Eletrônico]. São Paulo: Editora Método. 2018, p. 138.
 
Com base no texto, em relação a uma sociedade comandita simples, indique a alternativa correta.
	
	
	No caso de morte de sócio comanditário, a sociedade, salvo disposição do contrato, continuará com os seus sucessores, que designarão quem os represente. 
	
	
	Tendo em vista a impossibilidade de participação do sócio comanditário na administração da sociedade, este mantém o poder de interferência nas decisões.
	
	
	O nome do comanditário deve figurar na firma social, sob pena de ficar sujeito às responsabilidades de sócio comanditado e com ele responder solidariamente.
	
	
	Constitui impedimento legal para a diminuição da quota do comanditário em consequência da redução do capital social.
	
	
	Na falta de sócio comanditado, os comanditários nomearão administrador provisório para praticar, assumindo a condição de sócio, os atos de administração.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
O valor de cada ação de certa forma equivale a uma fração do capital social, contudo para se saber o valor real da ação é preciso subtrair o passivo do ativo, obtendo-se assim o patrimônio líquido da empresa, dividido pela quantidade das ações resulta no valor individual de cada ação. Considerando também seu valor de mercado para negociação.
 
Contudo, as ações podem ser classificadas em:
 
I.  ordinárias.
II. preferenciais. 
III. de fruição.
 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	I, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	III, apenas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
Sociedade Empresária abrange vários tipos de sociedade, mas no sentido geral, é a reunião de pessoas que tem como objetivo exercer profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços, visando o lucro, que deve ser compartilhado. As sociedades empresariais se dividem em duas espécies, as não personificadas (irregulares) e personificadas (regulares).
 
Considera-se sociedade não personificadas (irregulares):
	
	
	Aquelas sociedades não registradas, despidas de personalidade jurídica.
	
	
	aquelas sociedades familiares que tem caráter local, com capital pequeno.
	
	
	Aquelas sociedades que são registradas, mas com personalidade jurídica.
	
	
	aquelas sociedades registradas, no entanto sem personalidade jurídica.
	
	
	Aquelas sociedades que são clandestinas, constituídas de maneira informal.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
As sociedades não personificadas não detêm registro algum, não tendo portanto relação com o mundo obrigacional do direito empresarial.
 
Trata-se de sociedade cujos atos constitutivos não foram devidamente inscritos, razão pela qual lhe falta personalidade jurídica:
	
	
	Sociedade em nome coletivo.
	
	
	Sociedade em comum/ de fato/ irregular.
	
	
	Sociedade simples.
	
	
	Sociedade personificada.
	
	
	Sociedade em conta de participação.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
\u201cNo Brasil, antes do Código Civil de 2002, a sociedade limitada era regulada pelo Decreto n. 3.708/1919, sendo denominada sociedade por quotas de responsabilidade limitada, cuja nomenclatura era muito melhor do que a atual, sociedade limitada. Isso porque a limitação da responsabilidade está vinculada às quotas de cada sócio\u201d.
TEIXEIRA, T.  Direito empresarial sistematizado: doutrina, jurisprudência e prática . [Livro Eletrônico]. São Paulo: Saraiva. 7ª edição, 2018, p. 155.
 
Quanto ao nome da Sociedade Limitada, ele deve
	
	
	ser acompanhado da sigla S/A.
	
	
	restringir-se à firma de um sócio.
	
	
	levar o nome de todos os sócios.
	
	
	designar o objeto da sociedade.
	
	
	abarcar \u201cpessoas jurídicas\u201d.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
\u201cComo ja\u301 apontado, a primeira sociedade regulamentada por lei foi a sociedade ano\u302nima. Na maioria das vezes, esse tipo societa\u301rio e\u301 adotado para grandes empreendimentos ou por determinac\u327a\u303o legal, como seguradoras, bancos, sociedades com ac\u327o\u303es em bolsa etc. que, necessariamente, devem ser sociedades ano\u302nimas\u201d.
TEIXEIRA, T.  Direito empresarial sistematizado: doutrina, jurisprudência e prática . [Livro Eletrônico]. São Paulo: Saraiva. 6ª edição, 2018, p. 340.
 
Considerando as sociedades anônimas, pode-se caracterizá-las como: 
 
I. mercantilidade.
II. administração.
III. tem mais de um sócio.
IV. denominação social.
 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	I e II.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I e IV.
	
	
	I, II e IV.
	
	
	II e III.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
\u201cA sociedade em conta de participac\u327a\u303o e\u301 uma sociedade que so\u301 existe entre os so\u301cios, sendo inexistente para terceiros, mas isso na\u303o impede que terceiros tomem conhecimento da sua existe\u302ncia, pois na\u303o e\u301 algo tido como um segredo absoluto. Mesmo assim, ha\u301 quem a chame de sociedade em conta de participac\u327a\u303o de sociedade secreta\u201d.
TEIXEIRA, T.  Direito empresarial sistematizado: doutrina, jurisprudência e prática . [Livro Eletrônico]. São Paulo: Saraiva. 6ª edição, 2018, p. 311.
 
A partir do texto apresentado, no que tange à sociedade em conta de participação as afirmações, aponte a alternativa correta.
	
	
	A regra geral é que, mesmo que haja estipulação em contrário, o sócio ostensivo pode admitir novo sócio sem o consentimento expresso dos demais.
	
	
	O sócio participante pode tomar parte nas relações do sócio ostensivo com terceiros, com pena de responder solidariamente pelas mesmas obrigações.
	
	
	A eventual inscrição de seu instrumento em qualquer registro confere personalidade jurídica à sociedade, o que contrariaria sua essência.
	
	
	O disposto para a sociedade simples e sua liquidação rege-se por normas diferentes das relativas à prestação de contas, na forma da lei processual.
	
	
	Esta espécie também possui o chamado \u201cpatrimônio especial\u201d, que será consubstanciado pela contribuição do sócio participante com a do sócio ostensivo.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
O Código Civil no seu artigo 1.001 apresenta \u201cAs obrigações dos sócios começam imediatamente com