Buscar

Dali

Prévia do material em texto

Lista de Figuras
Figura 1.DALI	8
Figura 2.Instalação DALI	10
Figura 3.Cena 1 -showroom diurno/Cena 2- showroom noturno	11
Figura 4.Comunicação DALI	12
Figura 5. DALI PS, DALI PS1 e DALI PS2	15
Figura 6. Controladores de grupo DALIDALI GC / GC-A	15
Figura 7. Controladores de cena DALI DALI SC / SC-A	16
Figura 8.Multi controlador DALI DALI MC	16
Figura 9.DALI TOUCHPANEL	17
Figura 10. DALI x/e-touchPANEL 02	17
Figura 11. Módulo sequenciador DALI DALI-SQM	18
Figura 12. DALI MSensor 02	18
Figura 13. Controlador inteligente DALI RC e IR	19
Figura 14. DALI USB	19
Figura 15. DALI RS232 Interface PS/S	19
Figura 16. DALI DSI / DSI II	20
Figura 17. DALI Somfy animeo interface	20
Figura 18. DALI 3-RM-C	21
Figura 19. DALI RM	21
Figura 20. LCAU 2x020 / 0048 L0x0 one4all	21
Figura 21. LCAI ECO one4all, C003. K350	22
Figura 22. LED control gear C003	22
Figura 23. Engrenagem de controle LED K350	23
Figura 24. PCA EXCEL one4all xitec II	23
Figura 25. PCA ECO lp xitec II	24
Figura 26. PCIS ao ar livre DIM B011	24
Figura 27. TE one4all	25
Figura 28. TE-DC 2 one4all	25
Figura 29. DALI PCD 300 one4all	25
Figura 30. DALI PCD/S	26
Figura 31. EM PRO EZ-3	26
Figura 32. EM powerLED PRO EZ-3 1-2W	27
Figura 33. Repetidor DALI	27
Figura 34.Esquema de Ligação DALI	28
Abreviaturas e Siglas
DALI-
DMX-
KMX-
AG DALI-
DiiA-
IEEE-ISTO-
LED-
IEC-
Resumo
Antes do domínio do fogo pelo homem, este dependia totalmente da luz natural para poder realizar suas tarefas do dia a dia, uma vez que o homem depende muito da visão para executar a maioria das suas atividades, até mesmo na pré-história. Assim depois da descoberta do fogo (que era a fonte luminosa utilizada naqueles tempos), com a evolução dos tempos e a aprimorarão das descobertas o homem inventou a lâmpada que até hoje é uma das maiores invenções alguma vez feita. 
A iluminação constitui um dos fatores primordiais na criação de um ambiente laboral ou de lazer, influenciando a produtividade, a saúde e o bem-estar dos utilizadores. Nos últimos anos, o mercado de iluminação tem sido incrementado com modernas fontes de luz: lâmpadas e, mais recentemente, os LEDs, que apresentam inúmeras vantagens em relação aos produtos disponíveis até então, no que se refere a maior durabilidade, economia de energia, melhor qualidade de luz, menores dimensões, etc. Face à atual preocupação ambiental e energética, torna-se determinante a implementação de sistemas eficientes de controlo de iluminação. Esses modernos sistemas de controlo de iluminação têm que fazer muito mais, além de ligar e desligar a luz. Simultaneamente, os equipamentos auxiliares ganham inteligência através da tecnologia eletrônica digital, fazendo com que os ambientes possam ser controlados de forma mais eficiente, econômica e com inúmeros recursos, trazendo flexibilidade e conforto às pessoas que utilizam e habitam os ambientes. 
Hoje em dia existem diversos tipos de sistemas de controlo de iluminação de forma a se ter uma gestão energética cada vez mais eficiente, utilizando soluções adaptáveis às necessidades dos diferentes e mais diversificados projetos de iluminação. A DMX, DALI e a KMX são alguns exemplos de protocolos/sistemas de controlo de iluminação moderna que usam a programação para fazer o controlo de iluminação da melhor maneira possível, buscando a eficiência e eficácia.
Assim este trabalho tem como principal objetivo falar sobre um desses sistemas que é o sistema de controlo DALI, mostrando como funciona, as suas vantagens, desvantagens e demonstrando através de um pequeno protótipo a sua aplicabilidade. 
Palavras Chaves: Iluminação, DALI, Controlo, Sistema. 
Introdução
Enquadramento
Historicamente, a descoberta do fogo trouxe conforto e proteção. Seu uso em conjunto com materiais inflamáveis, como o óleo e a cera, ajudou na organização de sociedades e cidades, permitindo uma breve extensão da vida noturna, através do uso de tocheiros, lamparinas e, posteriormente, lâmpadas a gás.
Desde que Swan e Edison desenvolveram a lâmpada elétrica incandescente em 1879, houve um avanço contínuo no aprimoramento de tecnologias de geração de luz a partir da energia elétrica, assim como o estabelecimento de uma sociedade 24h.
Logo após o desenvolvimento da luz elétrica, muito se investiu em aprimorar a arte da iluminação e no seu controle. Assim hoje em dia os sistemas e produtos para o controle da luz, tanto natural quanto artificial, estão se tornando dia após dia mais aptos a oferecer uma variedade de componentes que elevam a eficiência energética, reduzem os custos e propõem a integração com outros sistemas para garantir a automação e controle de dados.
No momento existem 3 grandes grupos de sistemas de regulação e controle de iluminação padrão em todo o mundo. Esses sistemas adaptam a iluminação à necessidade de cada instalação, proporcionando ambientes adequados a cada momento e uma alta economia de energia. O sistema de iluminação DALI é um deles. DALI não só faz a regulação e controle da iluminação, mas também garante a compatibilidade total entre qualquer luminária ou equipamento de conexão de qualquer fabricante.
Objetivos
Objetivo Geral
O objetivo geral deste trabalho é entender e explicar o sistema de controlo de iluminação DALI. 
Objetivos específicos
 Definir o sistema de controlo de iluminação DALI;
Debruçar um pouco sobre a história do Sistema DALI;
Explicar a aplicabilidade do sistema DALI;
Explicar como se faz a instalação, configuração e regulação do sistema DALI;
Explicar os Cenários e Grupos do sistema DALI;
Apontar as vantagens e desvantagens do sistema de controlo de iluminação DALI;
Explicar e exemplificar os diferentes componentes do sistema DALI;
Demonstrar alguns exemplos de ligações do sistema DALI.
Motivação
Este trabalho foi motivado pela necessidade de aprender a utilizar e entender a aplicabilidade do sistema de controlo de iluminação DALI no âmbito da disciplina Luminotecnia uma vez que se trata de um protocolo que nunca tínhamos contato antes.
Metodologia
O trabalho será desenvolvido com base numa pesquisa exploratória, explicativa e descritiva baseada em levantamento bibliográfico como livros, artigos científicos, e vários sites que retratam sobre a tecnologia DALI. Fez-se também a utilização de alguns hardwares e softwares para dar auxílio a parte prática do projeto.
Protocolo DALI 
DALI traduzido como Digital Addressable Lighting Interface que significa Interface para Iluminação com Endereçamento Digital é um protocolo de interface para comunicação digital entre equipamentos de iluminação eletrônica (reatores eletrônicos, transformadores, etc.). Trata-se de um protocolo dedicado exclusivamente ao controlo de iluminação, ou seja, este não pode ser usado para controlar outros componentes de outro sistema a não ser o de iluminação. (Vasconcelos, 2017) (Rubio, 2019)
DALI traz os benefícios de um novo padrão das indústrias aos sistemas de controle da iluminação. Foi desenvolvido, especificamente, pensando em melhorar o controle da iluminação em aplicações locais de controle de ambientes e também com a possibilidade de se conectar com os sistemas de gerenciamento predial. Com uma conceção de comunicação dedicada ao controle de sistemas de iluminação, DALI permite o controle sofisticado dessa iluminação ao aumentar excecionalmente a flexibilidade e reduzir custos de instalação. (Teixeira, 2015) 
Figura 1.DALI 
Fonte: https://blog.ledbox.es/noticias-2/sistema-dali-de-iluminacion
História 
O acordo da indústria de iluminação para adotar um protocolo comum para controle endereçável digital de luminárias abriu um número virtualmente ilimitado de opções para regular a iluminação artificial em todas as aplicações. Este protocolo comum é o protocolo DALI (Digital Addressable Lighting Interface). (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
A AG DALI foi fundada por Philips Lighting em 1984 onde este autorizou os membros da AG DALI a utilizarlivremente a marca DALI até que o grupo de trabalho DALI fosse dissolvido em 30 de março de 2017. Desde 9 de junho de 2017, a Digital Illumination Interface Alliance (DiiA) certifica o equipamento DALI. DiiA é um programa de parceiros do IEEE-ISTO. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Com a escolha certa de componentes individuais da DALI, tem-se uma variedade gama de configurações e de utilidades no sistema de iluminação DALI, desde operar um simples sistema de iluminação de um simples interruptor de luz para sistemas de gerenciamento de iluminação para complexos de escritórios inteiros com milhares de fontes de luz. A nova padronização significa que não há mais restrições sobre a aplicação desta tecnologia. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Qualquer fonte de luz, incluindo lâmpadas incandescentes, lâmpadas fluorescentes, de alta intensidade lâmpadas de descarga e até mesmo LEDs, podem ser controlados independentemente de serem instalados em um escritório, restaurantes ou mesmo luzes na rua.
O sistema DALI é baseado na simplicidade de operação. No entanto, as exigências dos projetistas de sistemas elétricos e eletricistas aumentaram enormemente. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
O padrão DALI foi desenvolvido pela Tridonic em conjunto com renomados fabricantes de operação e controle de equipamento. Hoje, esses fabricantes pertencem ao Grupo de Atividades DALI, que promove o uso de DALI e salvaguardam o seu desenvolvimento. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Aplicação do sistema DALI
Normalmente, recomendamos a sua utilização em ambientes multifuncionais, ou seja, onde o mesmo ambiente é utilizado para várias atividades distintas e/ou em situações diferentes, sejam eles residenciais ou comerciais. É exatamente nesses ambientes que necessitamos que a iluminação se modifique, adequando-se ao clima/atmosfera desejado, ou ainda tornando o ambiente mais agradável para a realização de tarefas específicas. (Vasconcelos, 2017)
Instalação, configuração e regulação DALI
Primeiramente para a instalação do sistema DALI deve-se ter em conta que a central de controle e as respetivas cargas devem ser alimentadas diretamente pela tensão de rede de 220 V, não sendo necessários interruptores, uma vez que o liga/desliga das cargas será gerenciado pela central de controle. Recomenda-se, apenas por questão de segurança, que esta alimentação seja protegida através da utilização de disjuntores com capacidade de corrente adequada às suas respetivas cargas. (Rubio, 2019)
Instalação e fiação:
Um dos primeiros pontos a considerar é a fiação da instalação, a queda máxima de tensão na instalação ao longo da linha de controle não pode ser superior a 2V com a corrente máxima de barramento de 250mA. Portanto, a distância máxima permitida da fiação depende da seção transversal do cabo, mas em nenhum caso deve exceder 300 m. (Rubio, 2019)
Figura 2.Instalação DALI 
Fonte: https://blog.ledbox.es/noticias-2/sistema-dali-de-iluminacion
Configuração:
Uma vez que a fiação é feita, a configuração do software do sistema é executada. O sétimo DALI permite que você configure até 16 cenas diferentes, redirecione 64 equipes individuais ou até 16 grupos simultaneamente usando um comando "broadcast". Outro fato importante a considerar é a possibilidade de alterar a configuração da instalação a qualquer momento sem religar. (Rubio, 2019)
 
Regulamento:
O sistema DALI possui uma curva de ajuste logarítmico ajustada à sensibilidade do olho humano, definida na norma internacional IEC 62386. A faixa de regulação possível é estabelecida entre 0,1% e 100%, sendo o nível mínimo determinado pelo fabricante do produto. (Rubio, 2019)
O tempo necessário para ir de um nível de luz para outro é chamado de tempo de desvanecimento e a velocidade da mudança de luz chamada taxa de desvanecimento, são parâmetros configuráveis ​​via software. (Rubio, 2019)
Cenários DALI
Com o DALI é possível armazenar 16 diferentes cenários de iluminação em cada unidade DALI para que os ambientes de iluminação predefinidos. Os valores dos 16 cenários são armazenados na engrenagem de controle. Assim que a unidade recebe o comando "Go to scene 1", por exemplo, ela aumenta ou diminui o valor armazenado na memória. O tempo de cross fade para a chamada de cena também é armazenado na unidade e pode ser configurado em passos entre 0,7 e 90,5 segundos com o parâmetro "Fade Time". (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Figura 3.Cena 1 -showroom diurno/Cena 2- showroom noturno
Fonte: DALI-manual_en
Grupos DALI
Com o DALI é possível definir 16 grupos em um circuito DALI. Um grupo é uma coleção significativa de luminárias. A atribuição de grupo pode ser editada no DALI. É possível que uma unidade DALI pertença a vários grupos. Isso reduz a quantidade de fiação necessária e aumenta bastante a flexibilidade em comparação com sistemas não endereçáveis, porque nesses sistemas os grupos são conectados por hardware. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Comunicação do sistema DALI
O sistema de iluminação DALI possui uma correspondência de mestre (controlador) - escravo (luminárias), sendo que ambos são comunicados por sinais digitais feitos através de uma linha de controle de barramento ou de dois fios. Esses fios podem ter polaridade positiva e negativa, embora a maioria dos dispositivos seja projetada sem polaridade para que a conexão seja indiferente. (Rubio, 2019)
 
O sistema não requer cabos blindados especiais, sendo capaz de fazer a fiação junto da linha de alimentação e do barramento DALI com a mesma mangueira padrão de 5 fios. (Rubio, 2019)
Figura 4.Comunicação DALI
Fonte: https://blog.ledbox.es/noticias-2/sistema-dali-de-iluminacion
A interface DALI oferece uma simplicidade de fiação e grande flexibilidade no design da instalação. Uma das grandes vantagens do sistema DALI de iluminação (ao contrário de outros sistemas de controle) é que a criação de grupos não precisa ser feita de forma cablada, desta forma, todo o equipamento é conectado em paralelo ao barramento sem ter em conta o agrupamento. Este sistema evita instalações na forma de um loop ou anel fechado. (Rubio, 2019)
Além disso, não é necessário usar relés mecânicos para ligar e desligar, pois eles são executados por meio de comandos via linha de controle. O sistema também não requer resistores de terminação de barramento. (Rubio, 2019)
Vantagens do sistema DALI
Cada unidade na rede DALI possui um endereço físico, o qual torna possível a comunicação direta com cada componente; 
Com o sistema DALI é possível, controlar em tempo real diferentes grupos de luminárias. 
O fluxo de informação deste sistema é bidirecional, permitindo enviar e receber ordens, assim como ter acesso a informações relativas ao estado das luminárias;
A reconfiguração do sistema é fácil, pelo que uma vez instalado se pode mudar o seu funcionamento facilmente;
As mudanças de cenários e de níveis de iluminação são apenas objetos de programação e não necessitam de nenhuma mudança na estrutura física dos cabos;
É fácil adicionar novos componentes, podendo estes ser adicionados em qualquer ponto do sistema;
Criação de diversos cenários para diversos grupos em um mesmo ambiente;
Monitoramento do sistema;
Instalação simplificada;
Redução consumo de energia e ar condicionado. (Teixeira, 2015)
Desvantagens do Sistema DALI
O sistema DALI tem possibilidades limitadas de expansão, sendo o número máximo de endereços individuais disponíveis de 64, embora diversos sistemas possam ser interligados por software de forma a operarem em conjunto. 
A corrente máxima da fonte de DALI é indicada como 250 mA. Assim sendo, as unidades de controle usando o protocolo DALI devem ser usadas em um sistema, cujo tamanho estará limitado a 64 dispositivos endereçáveis ou à corrente total do sistema 250 mA (o valor que for alcançado primeiramente). (Teixeira, 2015)
Componentes do sistema DALI
Além das luminárias LED a serem controladas que devem ser compatíveis com o sistema DALI, a interface possui outros componentes adicionais:
Drivers
Os drivers fornecem alimentaçãoAC, DC, podem ser dímer ou não, e são escravos, então recebem um pedido do DALI MASTER e o executam, ligando ou desligando a luminária à qual ele está conectado, variando a intensidade ou fazendo essas funções. de acordo com um cronograma. (Rubio, 2019)
Dímer
Quanto aos outros componentes, em um sistema DALI qualquer dímer não é válido, isso deve ser específico para DALI. Estes dispositivos permitem a entrada de 0-10V de outros dispositivos, como sensores de luminosidade e regulam a intensidade da luminária. (Rubio, 2019)
Painéis de controle e controles:
São os dispositivos que permitem que a luz seja ligada, desligada ou regulada manualmente. Botões de pressão, controles ou painéis de controle estão dentro deste grupo. (Rubio, 2019)
Os sensores ou detetores:
Os sistemas de gerenciamento de iluminação DALI incluem detetores de presença e sensores crepusculares, por meio dos quais a ativação, desativação ou regulagem da luz é realizada automaticamente dependendo da deteção de pessoas ou movimento ou do nível de luz natural no espaço. (Rubio, 2019)
Controladores ou mestres:
O DALI Master é responsável por receber todas as informações do restante dos componentes, processá-las e gerar os códigos de controle de maneira inteligente. (Rubio, 2019)
Repetidores:
Estes são componentes que amplificam o nível ou a potência de sinais fracos, e é por isso que, em sistemas de gerenciamento de iluminação, eles devem ser usados ​​quando distâncias maiores de fiação ou um maior número de equipamentos conectados são necessários do que o permitido. (Rubio, 2019)
Adaptadores e conversores:
Necessário quando você deseja conectar componentes que não usam o mesmo protocolo de comunicação. Eles convertem um sinal em outro para permitir a comunicação entre diferentes dispositivos. Eles existem de adaptadores simples que convertem um sinal elétrico para comunicar alguns componentes, para gateways que permitem a comunicação entre si com diferentes protocolos e arquiteturas em todos os níveis de comunicação. (Rubio, 2019)
Ferramentas de configuração e monitoramento:
Para os sistemas de gerenciamento de iluminação mais avançados, ferramentas de software são necessárias para permitir o endereçamento, programação, parametrização e monitoramento dos mesmos. (Rubio, 2019)
Exemplos de Componentes do Sistema DALI
Controladores DALI da série de produtos comfortDIM
Fonte de alimentação DALI PS / DALI PS1 / DALI PS2
Figura 5. DALI PS, DALI PS1 e DALI PS2 
Fonte: DALI-manual_en
DALI PS, DALI PS1 e DALI PS2 são módulos de fonte de alimentação DALI com uma corrente nominal de 200 mA (240 mA no caso de DALI PS2). Os módulos diferem em seu design de revestimento; DALI PS e DALI PS2 são adequados para instalação em gabinetes de comutação; DALI PS1 é adequado para instalação em tetos falsos ou cavidades. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Controladores de grupo DALIDALI GC / GC-A
Figura 6. Controladores de grupo DALIDALI GC / GC-A 
Fonte: DALI-manual_en
Dois grupos de iluminação podem ser controlados com o controlador de grupo (ON / OFF / DIM). A configuração (endereçamento) e a atribuição aos grupos DALI podem ser realizadas por meio de uma simples sequência de comutação. No caso da versão GC-A, a configuração via computadores é desativada para evitar reprogramação não intencional. O design compacto permite que a unidade seja instalada em uma caixa de distribuição padrão. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Controladores de cena DALI SC / SC-A
Figura 7. Controladores de cena DALI SC / SC-A
Fonte: DALI-manual_en
O controlador de cena permite que quatro cenas de iluminação sejam programadas e recuperadas. No caso da versão SC-A, a configuração através dos interruptores é desativada para evitar reprogramação não intencional. O design compacto permite que a unidade seja instalada em uma caixa de distribuição padrão. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Multi controlador DALI MC
Figura 8.Multi controlador DALI MC
Fonte: DALI-manual_en
O DALI MC possui 4 entradas, cujas funções podem ser editadas livremente. Através dos modos de chaveamento configuráveis (curto, pressionamento longo; alternar; modo de retransmissão) um máximo de duas opções pode ser atribuído a cada entrada, das quais uma função pode ser ativada em cada caso. A programação específica do cliente é possível através do software de configuração. O design compacto permite que a unidade seja instalada em uma caixa de distribuição padrão. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
DALI TOUCHPANEL
Figura 9.DALI TOUCHPANEL
Fonte: DALI-manual_en
O DALI TOUCHPANEL 02 possui funções de painel de controle selecionáveis para controle manual de grupos de iluminação DALI e cenas de iluminação DALI. A programação específica do cliente é possível através do masterCONFIGURATOR. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
DALI x/e-touchPANEL 02 
Figura 10. DALI x/e-touchPANEL 02 
Fonte: DALI-manual_en
O x / e-touchPANEL 02 com ecrã táctil a cores de 7 polegadas é um sistema de gestão de iluminação para até 128 unidades DALI. O x / e-touchPANEL 02 contém software aplicativo amigável com um modo otimizado para iluminação de cor RGB e gestão. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)	Comment by Uni-CV / DCT - Clarice Pires Monteiro: 
Módulo sequenciador DALI DALI-SQM
Figura 11. Módulo sequenciador DALI DALI-SQM
Fonte: DALI-manual_en
O módulo sequenciador envia chamadas de cena endereçadas à transmissão em intervalos definidos pelo usuário (até 16 cenas diferentes). A configuração de fábrica é que uma sequência contém 8 cenas. Quando a última cena é atingida, o ciclo recomeça do começo. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
DALI MSensor 02 
Figura 12. DALI MSensor 02 
Fonte: DALI-manual_en
O DALI MSensor 02 é um sensor baseado em DALI com controle de luz ambiente e deteção de presença. O DALI MSensor 02 também possui um recetor para controle remoto infravermelho. Existem versões para instalação em luminárias, tetos e caixas e também para montagem em superfície. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Controlador inteligente DALI RC e IR
Figura 13. Controlador inteligente DALI RC e IR
Fonte: DALI-manual_en
Estes dois controles remotos estendem a funcionalidade do DALI MSensor 02.
Com o telecomando DALI RC de fácil utilização, também é possível realizar todas as funções básicas do DALI MSensor 02. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
DALI USB 
Figura 14. DALI USB 
Fonte: DALI-manual_en
O módulo de interface DALI USB permite que a instalação do DALI seja configurada e parametrizada com o auxílio de um PC.
A Tridonic oferece, portanto, o software masterCONFIGURATOR para facilitar a operação de instalações DALI complexas. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
DALI RS232 Interface PS/S 
Figura 15. DALI RS232 Interface PS/S 
Fonte: DALI-manual_en
A Interface RS232 DALI PS / S combina um módulo de interface DALI e um módulo de fonte de alimentação em um único dispositivo. A corrente nominal da fonte de alimentação é de 240 mA. Através da interface RS232, é possível colocar o sistema DALI em operação e definir seus parâmetros. Durante a operação normal, a interface pode ser usada para fins de serviço. A interface RS232 é acessada através de um soquete RJ45. Um cabo de conexão opcional do soquete RJ45 para um plugue RS232 está disponível como acessório. Adaptadores adicionais (para USB, por exemplo) estão disponíveis em vários fabricantes. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Módulos de interface 
DALI DSI / DSI II 
Figura 16. DALI DSI / DSI II
Fonte: DALI-manual_en
O conversor DALI DSI converte comandos DALI em sinais DSI para que unidades baseadas em DSI possam ser integradas em sistemas de controle de iluminação DALI. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
DALI Somfy animeo interface 
Figura 17. DALI Somfy animeo interface 
Fonte: DALI-manual_en
Com esta interface, os controladores de motor Somfy animeo IB + podem ser integrados no circuito DALI. A interface animeo DALI Somfy pode controlar até quatro blinds de forma independente. As posições cegas (altura e ângulo) são armazenadas como cenas de iluminação.A iluminação e as posições cegas podem ser armazenadas sob uma única e mesma cena. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
DALI 3-RM-C 
Figura 18. DALI 3-RM-C 
Fonte: DALI-manual_en
O controlador do módulo de relé DALI-3-RM-C permite que até 3 contatores padrão (24 V CC) sejam controlados, de modo que cargas diferentes possam ser comutadas por meio de comandos DALI. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
DALI RM 
Figura 19. DALI RM 
Fonte: DALI-manual_en
O controlador do módulo de relé DALI RM permite que um contador (12/24 VDC ou 230V) seja controlado para que diferentes cargas AC possam ser comutadas através de comandos DALI. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Dispositivos DALI
Engrenagem de controle de LED eletrônico 
LCAU 2x020 / 0048 L0x0 one4all
Figura 20. LCAU 2x020 / 0048 L0x0 one4all
Fonte: DALI-manual_en
É uma engrenagem de controle eletrônico digital dimerizável para módulos PREMIUM (SLE e DLE). Oferece opções de controlo através de DALI, DSI e switchDIM. O mecanismo de controle suporta o DALI Device Type 8 para branco ajustável. As cores podem ser definidas via coordenadas xy ou pela temperatura da cor. Existem 16 cenas (temperaturas de cor predefinidas) pré-programadas no reator. Estes podem ser reprogramados com a ajuda do masterCONFIGURATOR. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
LCAI ECO one4all, C003. K350 
Figura 21. LCAI ECO one4all, C003. K350 
Fonte: DALI-manual_en
Os equipamentos de controle de LED da série one4all LCAI ECO são dispositivos de corrente constante dimerizáveis com correntes de saída ajustáveis. Existem versões embutidas (lineares e compactas) e versões remotas (compacto com alívio de tensão sem ferramentas). O LCAI ECO one4all tem a opção de controle via DALI, DSI ou switchDIM e se ajusta automaticamente ao sinal de controle. O mecanismo de controle tem várias funções que podem ser definidas via DALI. Detalhes podem ser encontrados na folha de dados do produto ou no manual. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
LED control gear C003 
Figura 22. LED control gear C003 
Fonte: DALI-manual_en
LED control gear C003 has three independent output channels for dimming light emitting diodes with 24 V. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Engrenagem de controle LED K350
Figura 23. Engrenagem de controle LED K350
Fonte: DALI-manual_en
Equipamento de controle de LED O K350 é um dispositivo de corrente constante para LEDs de 350mA e possui três canais de saída independentes. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Engrenagem de controle fluorescente eletrônica
PCA EXCEL one4all xitec II
Figura 24. PCA EXCEL one4all xitec II
Fonte: DALI-manual_en
PCA EXCEL one4all lp xitec II e PCA ECO lp xitec II são equipamentos de controle eletrônico digital dimerizável para lâmpadas fluorescentes. PCA EXCEL one4all lp xitec II tem a opção de controle via DALI, DSI, switchDIM ou SMART e se ajusta automaticamente ao sinal de controle. Também possui um grande número de funções inteligentes e, portanto, é adequado para uma ampla gama de aplicações. O PCA ECO lp xitec II tem a opção de controle via DALI, DSI, switchDIM e SMART e é projetado para uso em sistemas de gerenciamento predial. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
PCA ECO lp xitec II 
Figura 25. PCA ECO lp xitec II 
Fonte: DALI-manual_en
PCA ECO lp xitec II é um dispositivo eletrônico de controle digital dimerizável para lâmpadas fluorescentes. O PCA ECO lp xitec II tem a opção de controle via DALI, DSI, switchDIM e SMART e é projetado para uso em sistemas de gerenciamento predial. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Engrenagem de controle eletrônico HID
PCIS ao ar livre DIM B011
Figura 26. PCIS ao ar livre DIM B011
Fonte: DALI-manual_en
Balastros HID muito duráveis projetados para aplicações externas. A interface dos balastros PCIS DIM B011 outdoor permite a funcionalidade DALI, DSI e StepDIM. Dependendo da lâmpada utilizada, estes balastros podem diminuir até 40% para poupar energia. Corrente HID de saída fixa com interface DALI / DSI. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Transformadores eletrônicos
TE one4all
Figura 27. TE one4all
Fonte: DALI-manual_en
 O TE one4all é um transformador eletrônico de segurança para lâmpadas halógenas de baixa tensão. Permite que as lâmpadas de halogéneo de baixa tensão sejam integradas diretamente no circuito DALI e também podem atenuá-las para cima e para baixo. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
TE-DC 2 one4all 
Figura 28. TE-DC 2 one4all 
Fonte: DALI-manual_en
O TE DC 2 one4all é um transformador eletrônico de segurança para lâmpadas halógenas de baixa tensão. Permite que as lâmpadas de halogéneo de baixa tensão sejam integradas diretamente no circuito DALI e também podem atenuá-las para cima e para baixo. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Dimmers de fase
DALI PCD 300 one4all
Figura 29. DALI PCD 300 one4all
Fonte: DALI-manual_en
DALI PCD 300 O one4all é um redutor de fase digital de vanguarda e de vanguarda para instalação no teto. Eles permitem que equipamentos como transformadores eletrônicos ou magnéticos para lâmpadas de halogênio de baixa tensão ou lâmpadas incandescentes sejam integrados em um sistema DALI. Carga conectada para o DALI PCD 300 one4all: 30 VA - 300 VA. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
DALI PCD/S 
Figura 30. DALI PCD/S 
Fonte: DALI-manual_en
O DALI PCD / S é um redutor de fase digital de ponta e borda traseira para montagem em quadros de distribuição. Eles permitem que equipamentos como transformadores eletrônicos ou magnéticos para lâmpadas de halogênio de baixa tensão ou lâmpadas incandescentes sejam integrados em um sistema DALI. Carga conectada para DALI PCD / S: 40 VA - 1000 VA. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Comando LED e Fluorescente para iluminação de emergência
EM PRO EZ-3
Figura 31. EM PRO EZ-3
Fonte: DALI-manual_en
Engrenagem de controle de emergência LED para uma ampla gama de lâmpadas fluorescentes com interface DALI e função de teste automático. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
EM powerLED PRO EZ-3 1-2W 
Figura 32. EM powerLED PRO EZ-3 1-2W 
Fonte: DALI-manual_en
LED de controle de emergência 1 - 2W com interface DALI e função de teste automático. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Repetidores
Repetidor DALI
Figura 33. Repetidor DALI
Fonte: DALI-manual_en
O DALI Repeater é um módulo amplificador para atualizar o sinal DALI. Com o Repetidor DALI é possível aumentar o comprimento máximo da linha de controle DALI de 300 ma 600 m. (Tridonic GmbH & Co KG, 2017)
Esquema de Ligação DALI
Figura 34.Esquema de Ligação DALI 
Fonte: https://blog.ledbox.es/ledbox-2/productos/dali-una-interfaz-comun-para-todos-los-componentes-de-iluminacion/attachment/esquema-dali-iluminacion-led
Conclusão
Montar um sistema DALI é muito parecido com montar um computador. Deve-se, primeiramente, saber o que se deseja: se um computador para jogos, Soho, editoração ou até mesmo PDV (ponto de - venda) em loja, supermercado ou posto de gasolina. A partir daí, é estabelecida a chamada “configuração da máquina”, com a escolha do processador, placa-mãe, memória, recursos de vídeo, som, rede e por aí afora. Nem sempre o computador “mais parrudo” é o mais indicado para a necessidade em questão. No caso de um sistema DALI é exatamente igual no que se refere à necessidade de estabelecer objetivos para a correta “configuração do sistema”. Neste caso, a escolha das “peças” deve ser feita nos catálogos dos fabricantes referenciados pelo AG-DALI. 
O sistema de iluminação DALI pode ser usado tanto em projetos simples, como em outros de maior complexidade. O sistema está entre os sistemas de controle predial que oferecem funcionalidade total e os sistemas de regulagem mais econômicos, como 1-10V.
As possibilidades são infinitas, desde as soluções mais simples, compostas por luminárias que regulam a luz, independentemente do resto da iluminação, até aos mais avançados sistemas de gestão que controlam luminárias em diferentes divisões e podem criar diferentes ambientes adaptados a cada situação.
Em suma foi um trabalho muito interessante onde apesar dos obstáculos encontrados emrelação a ausência de informações de autores credíveis conseguiu-se alcançar todos os objectivos propostos com sucesso.

Continue navegando