Buscar

Sociologia - Avaliação Final - Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Reginaldo Douglas Machado Nascimento (1744381)
	
	Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:447510) ( peso.:4,00)
	Prova:
	10574056
	Nota da Prova:
	9,00
Parte superior do formulário
	1.
	A Sociologia nasceu e se legitimou como área do conhecimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, e em um contexto de mudanças e transformações no interior da sociedade europeia. Entre seus objetivos estavam o de compreender a sociedade da época e, conforme alguns estudiosos, até encontrar soluções para as suas problemáticas. Qual a importância da ciência/disciplina de Sociologia para a sociedade, o ser humano e os grupos humanos?
	Resposta Esperada:
A Sociologia procura realizar o estudo do comportamento social e dos grupos humanos, dando ênfase às relações sociais e como estas influenciam o comportamento das demais pessoas no interior das sociedades. A Sociologia preocupa-se especialmente com a soma de comportamentos, de manifestações, dos fatos e dos fenômenos sociais que ocorrem no interior de uma sociedade e, por sua vez, elaborar generalizações para as/os mesmas/os. Existem diversas possibilidades em termos de abordagens e temáticas, entre elas: organização social, instituições sociais, interação social e problemas sociais. A Sociologia pode se desdobrar em áreas temáticas, como a da moda, política, das organizações, do conhecimento, do esporte, sociologia jurídica, do conhecimento, do trabalho, do trânsito, sociologia urbana e rural, dentre outras, e as possíveis contribuições para a sua área de estudo.
	2.
	O trabalho conceitual do antropólogo Roberto Da Matta demonstra que a cultura nos faz e torna humanos e é a mais importante das atividades humanas. Com ela, criamos, recriamos e reinventamos comunidades linguísticas, conjunto de costumes, tradições, códigos de valores e a adaptação ao ambiente natural. Neste amplo quadro, a cultura se estrutura em diferenciações e distinções sociais em cultura erudita, vulgar e elitista. Neste contexto, descreva as três principais diferenciações de cultura.
	Resposta Esperada:
A cultura erudita é caracterizada pelo domínio de uma pequena fração da sociedade. Tem grande importância na divisão de classes, pois privilegia os grupos detentores do poder político e econômico. Os espaços dominados por essa cultura, que é considerada superior à cultura popular, está presente em espaços destacados como museus e galerias.
A cultura vulgar está associada às massas, diferenciada apenas pelos aspectos e manifestações das culturas e tradições regionais. Como expressão desta cultura, tem-se a música popular e regional, lendas e folclores, festas típicas, vestimentas e esportes.
A cultura elitista é a que fornece os cânones e as referências em que nos mostramos sofisticados, facilmente instrumentalizada através da música, da literatura, da arquitetura, nas artes gráficas e plásticas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais