Buscar

SONHO DE ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO É MAIOR QUE FAZER CARREIRA EM EMPRESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SONHO DE ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO É MAIOR QUE FAZER CARREIRA EM EMPRESA
O sonho de ter um negócio próprio é compartilhado por mais brasileiros do que o sonho de fazer carreira em uma empresa: 31,7% contra 19,5%. É o que diz a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Mas, quem tem planos de abrir a própria empresa ou já tem um negócio próprio precisa buscar capacitação. Para ajudar essas pessoas, o Sebrae-SP programou uma série palestras, oficinas e cursos no Escritório Regional Capital Sul e nos Pontos de Atendimento (PAs) de Campo Limpo e Cidade Ademar.
“O brasileiro é empreendedor, mas só a vontade não basta. É importante planejar a abertura do negócio para não perder o investimento. E quem já está no mercado conta com ferramentas para ajudar na sustentabilidade e crescimento da empresa”, destaca o gerente regional do Sebrae-SP Paulo Sergio Franzosi. Para quem está começando, o Sebrae-SP tem cursos sobre formalização, como transformar sua ideia em um modelo de negócios e como fazer um plano de negócios, por exemplo.
Fonte: https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2017/06/sonho-de-abrir-o-proprio-negocio-e-maior-que-fazer-carreira-em-empresa.html
O plano de negócios é uma ferramenta de suma importância para o desenvolvimento de novos negócios. O que se recomenda é escrever o plano de negócios de acordo com as necessidades do público-alvo.
Agora é com você!
Imagine que você irá abrir um negócio (qualquer ramo). Você iniciará um Plano de Negócios.  Para isso preencha cada um dos aspectos abaixo com as características de sua empresa. Eles devem ser cuidadosamente considerados e analisados.
·         Nome
·         Estrutura
·         Número de funcionários no início
·         Produtos e serviços que irá comercializar
·         Identificar uma necessidade;
·         Provar a vantagem competitiva;
·         Definir o foco;
·         Ser realista;
·         Mapear o mercado;
·         Analisar as conjecturas;
·         Expor todos os riscos no plano;
·         Ter um plano B;
·         Apresentar o negócio para as pessoas certas.
NOME: Novo mundo
ESTRUTURA: A mercearia é composto por um salão de vendas com um balcão fixo, um banheiro e um depósito.
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS NO INICIO: A empresa é composta por 3 empregados: um gerente (proprietário) e dois atendentes, sendo um dos atendentes, diarista, trabalhando somente aos domingos.
PRODUTOS E SERVIÇOS QUE IRÁ COMERCIALIZAR: alimentos não perecíveis,produtos de limpeza,enlatados,frutas e legumes,biscoitos,bolachas, produtos de higiene pessoal,utilidades domésticas diversas ,bebidas e sucos, congelados e etc.
IDENTIFICAR UMA NECESSIDADE: toda documentação em dia, bom relacionamentos com clientes, produtos de qualidade, variedades de produtos.
PROVAR A VANTAGEM COMPETITIVA: Desenvolver estratégias baseadas na análise da concorrência. procurar alcançar a liderança de custos.
DEFINIR FOCO: ser uma referência de mercado na cidade. Ser reconhecido por oferecer produtos de qualidade, variedade e preço justo.
SER REALISTA: é necessário dar vazão a análises mais consistentes sobre cada possibilidade projetada. É momento de colocar foco, sem perder o estimulo, claro, mas centrando-se em fatos objetivos.
MAPEAR O MERCADO: é a forma de posicionamento da empresa diante do mercado, com o caminho a ser seguido para a realização de seus objetivos, metas, valores, visão e missão. Permite à empresa direcionar o futuro, seguindo suas metas e seus objetivos.
ANALISAR AS CONJECTURAS: analisar patrimônio financeiro, fazer bom uso do networking, estude gestão e finanças e elabore um plano de negócio.
EXPOR TODOS OS RISCOS NO PLANO: Definir estratégias para abordar riscos é uma das atividades mais importantes quando se gerencia ameaças e oportunidades. É nesta etapa que definimos se vamos prevenir, mitigar, compartilhar ou aceitar quando estamos lidando com ameaças; e explorar, melhorar, compartilhar ou aceitar quando falamos de oportunidades.
TER UM PLANO B: há muito ganho em estabelecer um plano de contingência, pois isso garante que ao invés de tentar lidar com o risco quando ele ocorre, ou seja, quando há pouco tempo e muito caos, você pode analisar e planejar as ações com mais calma. Mas não vai adiantar se esse plano não estiver disponível para sua equipe quando o risco ocorrer, portanto, mais que definir um plano de contingência.
APRESENTAR O NEGOCIO PARA AS PESSOAS CERTAS: O público-alvo da empresa é constituído, principalmente, por homens e mulheres de todas as idades e crianças, moradores do bairro e bairros vizinhos, Mas, como o horário de funcionamento é estendido, tendo a carga horária superior a de outros empreendimentos, atrai a procura de clientes de toda a cidade.

Outros materiais

Outros materiais