Buscar

6 A educação artística nos dias atuais e exemplos de instituições com projetos voltados à arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

6. A educação artística nos dias atuais e exemplos de instituições com projetos voltados à arte;
O ensino de arte foi incluído no currículo escolar desde 1971, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ainda como "atividade educativa" e não como disciplina, e este fato abre um questionamento sobre como o ensino de artes é entendido e ensinado nas escolas atualmente, a partir das discussões sobre a Nova Lei de Diretrizes e Bases: "(...) convictos da importância de acesso escolar dos alunos de ensino básico também à área de Arte, houve manifestações e protestos de inúmeros educadores contrários a uma das versões da referida lei, que retirava a obrigatoriedade da área". Por não ser uma considerada uma disciplina, a Educação Artística não tinha o "poder" de reprovar nenhum aluno e fazia com que os mesmos não tivessem interesse pela mesma. Embora tenha sido aprovado em 2016, a lei que afirma a obrigatoriedade do ensino de artes nas escolas, educadores ainda encontram desafios na hora de fundamentar a inclusão da matéria no currículo escolar, pois teoricamente as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais para os conteúdos do ensino de arte, podem-se considerar satisfatórias, na prática quase sempre se termina por aceitar o que é proposto nas instituições de ensino. Avalia-se uma certa inferiorização da disciplina por grande parte destas instituições e isso pode ser percebido analisando a quantidade de horas reservadas na grade do aluno para o estudo de artes que são sempre bem menores que as horas dedicadas para o estudo de outras disciplinas como português, matemática ou história e geografia. 
Projetos como o ‘’arte e intervenção social’’, fomentado pelo professor de filosofia na escola municipal Aurélio Arroubas Martins, em Itaquera, região periférica de São Paulo evidenciam a importância da inclusão do ensino de arte nas escolas, onde por meio de música levou literatura e poesia para sala de aula, de certa forma a estimular o potencial criativo de cada aluno, despertando o interesse em cada um deles em produzir suas próprias músicas e poesias. Com o projeto já pré-estabelecido, como prova do bem efetivo que o mesmo trouxe, os alunos envolvidos tiveram a principal participação na produção de um livro de poesias cujo nome é ‘’versos e controversos’’, além do mais passaram a ser convidados para saraus, batalhas de poesia e demais eventos. Consciente sobre a relevância do projeto para o seu desenvolvimento a aluna Beatriz Brasileiro de 15 anos, que cursa o 2º do ensino médio, explica o quanto se tornou uma pessoa sensata, com uma visão diferente de mundo e o quanto o estudo de música e poesia fez melhorar sua capacidade de interpretação.
Hoje em dia é possível encontrar projetos independentes que visam a ampliação da arte de um modo geral, contribuindo assim, para o maior acesso a este conteúdo, um exemplo disto é o projeto de um cineclube que faz exibições de filmes de cunho histórico, em um espaço público, em Nova Iguaçu, na baixada fluminense. Observando a carência de intervenções culturais em escolas municipais e estaduais da região, os envolvidos no projeto, tornaram o cineclube itinerante, levando as exibições dos filmes até estas escolas. Além das exibições é feito uma roda de conversa sobre o assunto abordado no filme, que servem para junto aos alunos esclarecer os pontos importantes afim de não deixar que o conteúdo passe despercebido, de modo a enriquecer o conhecimento e melhorar a capacidade de percepção dos alunos.

Continue navegando

Outros materiais