Buscar

Educação e trabalho

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a distância 1 – 2015/1
Disciplina: educação e Trabalho
Nome: 
Polo: São Pedro da Aldeia
1) Segundo Saviani (Texto 1 "Trabalho e educação fundamentos ontológicos e históricos"), trabalho é uma relação que se transforma na História. Aponte as principais transformações que ocorreram nas relações de trabalho na Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporaneidade.
R: No texto “Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos”, o autor mostra-nos algumas mudanças que ocorreram nas diferentes épocas. Segundo ele “O homem é, é-o pelo trabalho. A essência do homem é um feito humano. É um trabalho que se desenvolve, se aprofunda e se complexifica ao longo do tempo: é um processo histórico” (p. 154). Desta forma, na antiguidade o modo de produção caracterizado era o escravista no qual alguns detinha a propriedade privada (terra) e outros a força de trabalho (escravos). Eram os escravos quem realizavam todo trabalho. Na Idade Média, para realizar as tarefas manuais não era necessário muito preparo. A formação se dava de acordo com a função que o trabalhador exercia. Na sociedade feudal os produtos eram fabricados para consumo próprio e apenas ao serem excedidos é que eram trocados. Isso aumentou a economia medieval. Desta forma, já na transição para a Idade Moderna, o trabalho manual passou a ser substituído pela maquinaria. A necessidade de qualificação foi reduzida visto que, enquanto na Idade Média um mesmo trabalhador fabricava um produto (um calçado, por exemplo) agora cada trabalhador desempenhava uma função específica. Com a divisão do trabalho, as desigualdades sociais foram acentuadas. Já na Contemporaneidade, observamos uma tentativa em articular o trabalho intelectual ao trabalho manual através da educação. Segundo o autor, o papel fundamental da escola é recuperar a relação entre conhecimento e trabalho, defendendo a intercomunicação entre formação intelectual e trabalho produtivo. 
2)Em "Tempos Modernos" Chaplin faz uma ácida crítica ao taylorismo fordismo que se torna hegemônico na primeira metade do século XX. Estão colocados neste vídeo a nova disciplina das fábricas, as relações opressivas de trabalho. Identifique nos comportamentos do personagem como se exercem as relações de controle na linha de produção.
R: No filme, podemos perceber claramente a crítica feita por Chaplin ao modo de produção capitalista. As relações de controle apontadas por ele ocorrem desde a chegada na fábrica até o momento em que sai apertando tudo o que vê pela frente como se fossem parafusos. Ao exigir que a velocidade fosse aumentada, o patrão exige mais do funcionário, e consequentemente a empresa terá mais lucro. Porém, o trabalhador não recebe parte no lucro, seu salário continua o mesmo. A esteira aumentou a produção, mas não trouxe benefícios aos operários. Chaplin mostra-se alienado, desgastado pelo trabalho repetitivo. Não obstante, trabalha durante horas seguidas, com apenas um intervalo no qual não consegue nem acender um cigarro, e outro em que é importunado e serve de cobaia para a demonstração de uma máquina que poderia reduzir o tempo de almoço fazendo com que o operário não pare seus afazeres.

Continue navegando